Diagnóstico do conhecimento discente sobre função polinomial de 1º grau a partir da teoria dos registros de representação semiótica
Diagnosis of Student Knowledge on First-Degree Polynomial Functions Based on the Theory of Registers of Semiotic Representations
Palavras-chave:
Função polinomial de 1º grau, Teoria dos registros de representação semiótica, Atividade diagnósticaResumo
O presente artigo é parte de um estudo que se debruçou a partir da seguinte questão de pesquisa: quais as principais dificuldades que os alunos possuem em relação ao conteúdo de função polinomial de 1º grau sob as perspectivas da Teoria dos Registros de Representação Semiótica? Para respondê-la, objetivou-se verificar o conhecimento de estudantes da 1ª série do ensino médio no que se refere as representações da função polinomial de 1º grau. A metodologia adotada foi a Engenharia Didática, em que foi aplicada uma atividade diagnóstica com alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola pública para avaliar o conhecimento do objeto matemático a partir de suas representações em linguagem natural, tabular, gráfica e algébrica por meio de uma análise qualitativa. Como aporte teórico, adotou-se a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com foco nas perspectivas ligadas à semiose e à noesis. Como resultados, observou-se que a maioria dos estudantes apresenta dificuldades na resolução de questões que envolvem representações em linguagem algébrica e gráfica, contudo, tiveram mais facilidade ao se deparar com as representações em linguagem natural e tabular.
Palavras-chave: Função polinomial de 1º grau; Teoria dos registros de representação semiótica; Atividade diagnóstica.
Abstract
The present article is part of a study that focused on the following research question: what are the main difficulties that students face regarding the content of first-degree polynomial functions from the perspectives of the The Theory of Registers of Semiotic Representation? In order to answer this question, the objective was to assess the knowledge of first-year high school students concerning the representations of first-degree polynomial functions. The methodology adopted was Didactic Engineering, which involved administering a diagnostic activity to first-year high school students at a public school to evaluate their understanding of the mathematical object through its representations in natural language, tabular form, graphically, and algebraically, utilizing qualitative analysis. The theoretical framework adopted was the the Theory of Registers of Semiotic Representation, focusing on perspectives related to semiosis and noesis. The results indicated that the majority of students encountered difficulties in solving problems involving representations in algebraic and graphical forms; however, they demonstrated greater ease when dealing with representations in natural language and tabular format.
Keywords: First-degree polynomial functions; Theory of registers of semiotic representations; Diagnostic evaluation.
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