Modos de pensamento de adultos em processo de escolarização na EJA

Las formas de pensar en los adultos desde el proceso de escolarización desde la EJA

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Modos de pensamento, Prática pedagógica

Resumo

Este trabalho visa explicitar os modos de pensamento de adultos em processo de escolarização na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Apoia-se em uma pesquisa qualitativa realizada em uma sala de aula do ensino fundamental da EJA. O referencial teórico-metodológico que orienta a análise dos dados fundamenta-se na Psicologia Histórico-Cultural. Tem por objetivo analisar como e sob quais condições os educandos pensam acerca dos conhecimentos que vivenciaram na prática pedagógica.  O estudo apresenta um ator social protagonista de sua história, marcada por condições precárias de vida, injustiças e exclusão social, cujas bases de seu pensamento sobre os conhecimentos escolares estão em suas vivências socioculturais, indicando diferentes possibilidades de leitura e interpretação desses conhecimentos.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Modos de pensamento; Prática pedagógica.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo,  explicar las formas de pensar en los adultos desde el proceso de escolarización desde la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA).  Se basa en una investigación cualitativa, realizada en un aula de escuela primaria de la EJA.  El marco teórico-metodológico que orienta el análisis de los datos se fundamenta en la Psicología Histórico-Cultural.  Su objetivo es analizar cómo y bajo qué condiciones los estudiantes piensan sobre el conocimiento que vivieron en la práctica pedagógica.  El estudio presenta a un actor social protagonista de su historia, marcada por condiciones de vida precarias, injusticias y exclusión social, cuyas bases de su pensamiento sobre el conocimiento escolar están en sus experiencias socioculturales, indicando diferentes posibilidades de lectura e interpretación de ese conocimiento.

Palabras clave: Educación de Jóvenes y Adultos;  Modos de pensamiento;  Práctica pedagógica.

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Biografia do Autor

Ana Catharina Mesquita de Noronha, Faculdade de Educação UEMG

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Integra o Núcleo de Extensão e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA).

Email: anacmnoronha@gmail.com                        Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8696-1328

 

Leôncio José Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização e a história da educação.

Email: leonciogsoares@gmail.com                     Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4750-2529

 

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Publicado

12/12/2024
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Como Citar

MESQUITA DE NORONHA, A. C.; GOMES SOARES, L. J. Modos de pensamento de adultos em processo de escolarização na EJA: Las formas de pensar en los adultos desde el proceso de escolarización desde la EJA. Revista Cocar, [S. l.], n. 31, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9678. Acesso em: 8 abr. 2025.