As premiações como práticas educativas do ensino secundário: indícios da cultura material do Colégio Paes de Carvalho (1930-1940)
Awards as educational practices in secondary education: evidence of the material culture of Paes de Carvalho College (1930-1940)
Palavras-chave:
Cultura material escolar, Estado do Pará, Prêmios escolaresResumo
O presente artigo versa sobre as premiações como ações relacionadas à cultura material escolar do Colégio Paes de Carvalho entre as décadas de 1930 e 1940. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar as premiações concedidas aos alunos como práticas educativas que definem a materialidade escolar deste estabelecimento de ensino secundário paraense. O procedimento metodológico é de caráter documental, tendo como fontes os regulamentos internos do Colégio, jornais, entre outros. As análises foram construídas a partir de autores como Teixeira e Souza (2017), Gaspar da Silva, Rugoni e Kincheski (2018), entre outros que contribuíram para a compreensão destas ações como indícios da cultura material escolar do Colégio. Os resultados apontaram que os prêmios conferiram sentido às práticas educativas do ensino secundário: estímulo da distinção e disciplina escolar.
Palavras-chave: Cultura material escolar; Estado do Pará; Prêmios escolares.
Abstract
This article deals with awards as actions related to the school material culture of Colégio Paes de Carvalho between the 1930s and 1940s. In this sense, the general objective is to analyze the awards given to students as educational practices that define the school materiality of this Paraense secondary school. The methodological procedure is documentary in nature, using the school's internal regulations, newspapers and other sources. The analyses were based on authors such as Teixeira and Souza (2017), Gaspar da Silva, Rugoni and Kincheski (2018), among others, who contributed to understanding these actions as evidence of the school's material culture. The results showed that the awards gave meaning to the educational practices of secondary education: encouraging distinction and school discipline.
Keywords: School material culture; State of Pará; School awards.
.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n.° 19.890, de 18 de abril de 1931. Dispõe sobre a organização do Ensino Secundário. Rio de Janeiro, 18 de abril de 1931. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/decreto/1930-1949/D19890.htm. Acesso em: 14 set. 2023.
BRASIL. Decreto-Lei n.° 4.244, de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do Ensino Secundário. Rio de Janeiro, 9 de abril de 1942. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ decreto-lei/1937-1946/Del4244.htm. Acesso em: 14 set. 2023.
CASTANHA, André Paulo. A prática dos castigos e prêmios na escola primária do século XIX: do legal ao real. Educere et Educare. Paraná, v. 4, n. 8, 2009, p. 245-259.
CASTRO, César Augusto; CASTELLANOS, Samuel Luis Velázquez. Os artefatos culturais na Escola Modelo Benedito Leite. In: CASTRO, Cesar Augusto (Org.). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, PR, SC e RS). 2. ed. São Luís: EDUFMA: Café & Lápis, 2013. p. 179-200.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. Porto Alegre, v. 2, 1990, p. 177-229.
DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Revista Educação. Porto Alegre, v. 32, n. 2, maio/ago. 2009, p. 185-191.
DALLABRIDA, Norberto; TREVIZOLI, Dayane Mezuram; VIEIRA, Letícia. As mudanças experimentadas pela cultura escolar do ensino secundário devido à implementação da reforma Capanema de 1942 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961. In: COLÓQUIO “ENSINO MÉDIO, HISTÓRIA E CIDADANIA”, v. 3, n. 3, 2013, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2013.
ESCOLANO BENITO, Augustín. Etnohistória e a cultura material da escola: a educação nas Exposições Universais. In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar Augusto (Orgs.). Cultura material em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. p. 93-118.
FISCARELLI, Rosilene B. de O.; SOUZA, Rosa F. de. Símbolos da excelência escolar: história e memória da escola pública inscrita em troféus. Revista Brasileira de História da Educação. [S. l.], n. 14, 2007, p. 97-115.
FRANCO, Maria Amélia R. Santoro. Prática Pedagógica e Docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Estudos Pedagógicos (on-line). Brasília, v. 97, n. 247, 2016, p. 534 551.
GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; RUGONI, Gustavo de S.; KINCHESCKI, Ana Paula de S. Objetos de distinção: cultura material escolar e práticas meritocráticas. Interfaces Científicas. Aracaju, v. 7, n. 1, 2018, p. 83-94.
KINCHESCKI, Ana Paula de S.; GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; VALLE, Ione Ribeiro. Materialidades educam? Representações de professoras aposentadas de escolas públicas primárias (Santa Catarina, 1940-1970). Rev. Educ. Pública. Cuiabá, v. 26, n. 63, 2017, p. 857-875.
LAWN, Martin. A materialidade dinâmica da Educação escolar: professores, tecnologias, rotinas e trabalho. In: GASPAR DA SILVA, Vera Lucia; SOUZA, Gizele de; CASTRO, Cesar Augusto (Orgs.). Cultura material em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018.
LIBÂNEO, José Carlos. Prática educativa, Pedagogia e Didática. In: Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Memória e Cultura Material: documentos pessoais no espaço público. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998, p. 89-104.
NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 14, 2000, p. 35-60.
ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil: 1930-1973. 40. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: (ensino primário e secundário no Brasil). São Paulo: Cortez, 2008.
TEIXEIRA, Lisley C. T.; SOUZA, Luani de L. A honra escolar: memória material da escola. Rev. História da Educação (on-line). Porto Alegre, v. 21, n. 53, 2017, p. 219-238.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 9
- pdf downloads: 4