As premiações como práticas educativas do ensino secundário: indícios da cultura material do Colégio Paes de Carvalho (1930-1940)

Awards as educational practices in secondary education: evidence of the material culture of Paes de Carvalho College (1930-1940)

Autores

Palavras-chave:

Cultura material escolar, Estado do Pará, Prêmios escolares

Resumo

O presente artigo versa sobre as premiações como ações relacionadas à cultura material escolar do Colégio Paes de Carvalho entre as décadas de 1930 e 1940. Nesse sentido, o objetivo geral é analisar as premiações concedidas aos alunos como práticas educativas que definem a materialidade escolar deste estabelecimento de ensino secundário paraense. O procedimento metodológico é de caráter documental, tendo como fontes os regulamentos internos do Colégio, jornais, entre outros. As análises foram construídas a partir de autores como Teixeira e Souza (2017), Gaspar da Silva, Rugoni e Kincheski (2018), entre outros que contribuíram para a compreensão destas ações como indícios da cultura material escolar do Colégio. Os resultados apontaram que os prêmios conferiram sentido às práticas educativas do ensino secundário: estímulo da distinção e disciplina escolar.

Palavras-chave: Cultura material escolar; Estado do Pará; Prêmios escolares.

 

Abstract

This article deals with awards as actions related to the school material culture of Colégio Paes de Carvalho between the 1930s and 1940s. In this sense, the general objective is to analyze the awards given to students as educational practices that define the school materiality of this Paraense secondary school. The methodological procedure is documentary in nature, using the school's internal regulations, newspapers and other sources. The analyses were based on authors such as Teixeira and Souza (2017), Gaspar da Silva, Rugoni and Kincheski (2018), among others, who contributed to understanding these actions as evidence of the school's material culture. The results showed that the awards gave meaning to the educational practices of secondary education: encouraging distinction and school discipline.

Keywords: School material culture; State of Pará; School awards.

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Biografia do Autor

Tayana Helena Cunha Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará, vinculada a linha Educação, Cultura e Sociedade (2020-2024). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2017).É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Infância na Amazônia (GEPHEIA), também integra o grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL), pesquisando sobre História da Educação, Instituições Escolares e o ensino secundário no Brasil, bem como sua Cultura Material Escolar, assim como suas práticas educativas e pedagógicas deste nível de ensino na segunda República Brasileira, especialmente no Estado do Pará. Atualmente é professora substituta nos anos iniciais da Escola de Aplicação da UFPA.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6672-2896   Email: tayanacunhahcs@gmail.com

Cesar Augusto Castro, PPGED- UFPA/UFMA

Professor Titular da Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutor em Educação pela USP (2006), Universidade do Porto (2011), Universidade de Lisboa (2022) e Universidade de São Paulo (2023). Docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFMA e UFPA e Curso de Graduação de Biblioteconomia (UFMA). Diretor do Centro de Ciências Sociais (2006-2015). Coordenador do GT 2 - História da Educação da ANPED (2019-2021). Coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL). Editor da Revista Caderno de Pesquisa da UFMA (Educação). Atualmente exerce o cargo de Diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFMA. Desenvolve estudos e pesquisa sobre História da Educação (Cultura Material Escolar, Instituições Escolares e imprensa de ensino). História do Livro e da Leitura e História das Bibliotecas e da Biblioteconomia.

ORCID: 0000-0001-7650-895X  Email: ccampin.ufma@gmail.com

 

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20/12/2024
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Como Citar

CUNHA SILVA, T. H.; CASTRO, C. A. As premiações como práticas educativas do ensino secundário: indícios da cultura material do Colégio Paes de Carvalho (1930-1940): Awards as educational practices in secondary education: evidence of the material culture of Paes de Carvalho College (1930-1940). Revista Cocar, [S. l.], n. 32, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9617. Acesso em: 21 dez. 2024.

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