Educação Especial e Inclusiva no debate científico: uma análise crítico-integrativa das produções acadêmicas no Brasil

Special and Inclusive Education in the scientific debate: an integrative critical analysis of academic productions in Brazil

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial e Inclusiva, Educação Brasileira, Produções Acadêmicas

Resumo

O estudo objetiva analisar, na produção acadêmica da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), os debates sobre Educação Especial e Inclusiva no Brasil. A metodologia parte de uma abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica no portal da BDTD, no intervalo de 2018 a 2023, utilizando três descritores: “Educação Especial e Inclusiva no Brasil”, “Educação Especial e Legislação” e “Educação Especial e Formação de Professores”. Os resultados indicaram quarenta e quatro produções, sendo dez selecionadas para revisão integrativa. Em conclusão, as políticas públicas da área necessitam de ajustes no que tange ao financiamento; o tema é um agente de transformação da escola tradicional; os cursos de licenciatura possuem lacunas no atendimento aos alunos na escola regular e as produções científicas apontam para um novo paradigma educacional sobre a inclusão nas escolas brasileiras.

Palavras-chave: Educação Especial e Inclusiva; Educação Brasileira; Produções Acadêmicas.

 

Abstract

The study aims to analyze, in the academic production of the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), the debates on Special and Inclusive Education in Brazil. The methodology is based on a qualitative approach, with bibliographical research on the BDTD portal, from 2018 to 2023, using three descriptors: “Special and Inclusive Education in Brazil”, “Special Education and Legislation” and “Special Education and Teacher Training”. The results indicated forty-four productions, ten of which were selected for integrative review. In conclusion, public policies in the area need adjustments regarding financing; the theme is an agent of transformation of the traditional school; degree courses have gaps in serving students in regular schools and scientific productions point to a new educational paradigm on inclusion in Brazilian schools.

Keywords: Special and Inclusive Education; Brazilian Education; Academic Productions.

 

 

             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Douglas Oliveira Araújo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestrando em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), pela Universidade Federal do Pará; Especialista em Atendimento Educacional Especializado pelo Centro de Ensino Superior de Vitória; Graduado em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Pará; Graduado em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro universitário de Maringá. Atualmente está como coordenador de Educação Especial da SEMED em Castanhal e Membro do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência. Tem experiência em Educação Especial, Informática educativa e Gestão Educacional. E-mail: douglas.araujo7@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0009-0008-1457-5311

Marcos César da Rocha Seruffo, Universidade Federal do Pará - UFPA

Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), Especialização em Suporte Técnico de Sistemas Computacionais pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestrado em Ciência da Computação (PPGCC - UFPA) e Doutorado em Engenharia Elétrica - Computação Aplicada (PPGEE - UFPA. Pós Doutor na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGEE - PUC-RJ). Professor Associado II da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia e Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica. E-mail: seruffo@ufpa.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8106-0560      

Referências

Alves, D. O. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para atendimento educacional especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

Amaral, J. S. Cenários da Formação Inicial de Professores de Educação Especial no Estado do Rio Grande do Sul. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2022.

André, M. E. D. A. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas: Papirus. 2016.

Anjos, I. R. S. O Atendimento Educacional Especializado em Salas de Recursos. Itabaiana: Gepiadde, Ano 5, V. 9, p. 1-11, jan/ jun. 2011.

Aranha, M. S. F. (org.) Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais / coordenação geral: SEESP/MEC. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2003.

Bassi, M. E. Políticas de financiamento e inclusão no atendimento público de educação especial no estado de Santa Catarina. In: Baptista, C. R. (Org.). Escolarização e deficiência: configurações nas políticas de inclusão escolar. São Carlos: Marquezine & Manzini/ABPEE, 2015.

Bernandes. D. Entre as Rotas da Formação: o professor de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Dissertação (mestrado) – Univdersidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2019.

Bezerra, G. F.; Araujo, D. A. de C.. Back to the stick's curvature theory: intellectual disabilities in inclusive school. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 27, n. 2, ago. 2011.

Bogdan, R.; Biklen, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora. 1994.

Brasil. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2023. Brasília: DF, 2024.

Brito, L. 10 perguntas e respostas para entender o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Instituto Rodrigo Mendes – Portal Diversa. 2024. Disponível em: https://diversa.org.br/noticias/10-perguntas-e-respostas-para-entender-o-atendimento-educacional-especializado-aee/, acessado em: 11 ago. 2024.

Bueno, J. G. S. Educação Especial Brasileira: Questões Conceituais e de Atualidade. São Paulo: EDUC - Editora da PUCSP, 2011.

Delevati, A. C. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007-2018): desafios para a constituição de sistemas educacionais inclusivos no Brasil. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2021.

Dutra, C. P. Política Pública de Educação Especial. Revista Aprendizagem. Pinhais, n.8, p. 24-28, set./out. 2008.

Dutra. C. P.; Griboski. C. M. Educação Inclusiva: um projeto coletivo de transformação do sistema educacional. In.: Brasil. Ensaios Pedagógicos. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria da Educação Especial, 2006. p. 17-23.

Ferreira, F. S. Educação Especial sob o olhar do TCE-RS: as obscuridades da legislação no âmbito do financiamento. Dissertação (mestrado) – Universidade de Passo Fundo, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Passo Fundo, 2019.

Fonseca, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

Frias, E. M. A.; Menezes, M. C. B. Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1462-8.pdf, acesso em: 15 ago. 2024.

Garcia, R. M. C.; MICHELS, M. H. A política de educação especial no Brasil (1991-2011): uma análise da produção do GT15 – Educação Especial da ANPEd. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 105-123, 2011.

Jannuzzi, G. S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. 3ª ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

Lacerda, C. B. F. De; Albres, N. De A.; Drago, S. L. dos S.. Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 39, n. 1, mar. 2013.

Lessa, T. C. R. Contribuições de um treinamento de habilidades sociais na Formação inicial de professores para a educação especial. Tese (doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial do Departamento de Psicologia, São Carlos, 2020.

Martins, L. A. R. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In.: Miranda, Therezinha Guimarães; Filho. T. A. G. (Orgs.). Formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012.

Mazzota, M. J.S. Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas. 5º ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Medeiros, C. Saberes Docentes e Autonomia dos Professores. 2 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

Mendes, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, v. 22, n. 57, 2010.

Oliveira, L. A. Formação inicial de professores e Educação Especial: análise da proposta político pedagógica dos três cursos de pedagogia da UERJ. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2021.

Osti, A. BrenellI, R. P. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF[online]. 2013, vol.18, n.3, pp.417-426.

Paiva, R. S. Educação Especial e Formação de Professores: (re)articulações de sentidos em foco. Dissertação (mestrado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, 2021.

Pasian, M. S.; Mendes, E. G.; Cia, F. Salas de recursos multifuncionais: Revisão de artigos científicos. Revista Eletrônica de Educação, v. 8, n. 3, p. 213-225. 2014.

Pletsch, M. D. Educação especial e inclusão escolar: Políticas, práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem. Poésis Pedagógica, Catalão, GO, v. 12, n. 1, p. 7-26, jan-jun. 2014.

Prieto, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação especial no Brasil. In.: Arantes, V. A. (Org.). Inclusão Escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. P. 31-73.

Rodrigues, D. Questões preliminares sobre o desenvolvimento de políticas de educação inclusiva. Inclusão – Revista de educação especial. Brasília, v. 4, n. 11, p. 33-40, jan./jun. 2008.

Santos, R. M. P. A Concepção de Aprendizagem Escolar na Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Brasil (2008-2016). Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.

Sassaki, R. K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

Silva, M. C. Conhecer o conhecer na formação de professores em educação especial no Brasil: tendências e desafios. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, 2020.

Tardif, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2014.

Teixeira, E. As três metodologias: acadêmica, da ciência e da pesquisa. 6. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

Thesing, M. L. C. A epistemologoia da formação de professores da educação especial: um professor plurivalente para “dar conta da inclusão”. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, 2019.

Vitaliano, C. R.; Nozi, G. S. Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais. Revista Educação Especial, v. 25, n. 43, maio/ago. 2012.

Downloads

Publicado

27/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • pdf downloads: 31

Como Citar

ARAÚJO, C. D. O.; SERUFFO, M. C. da R. Educação Especial e Inclusiva no debate científico: uma análise crítico-integrativa das produções acadêmicas no Brasil: Special and Inclusive Education in the scientific debate: an integrative critical analysis of academic productions in Brazil. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9543. Acesso em: 21 jan. 2025.