Linhas subterrâneas de criação com Hélio Oiticica nas tramas da educação

Underground lines of creation with Hélio Oiticica in the weave of education

Autores

Palavras-chave:

Arte-educação, Filosofia da Diferença, Subterrânia, Hélio Oiticica

Resumo

O artigo percorre linhas subterrâneas de criação tramadas com o manifesto Subterrânia (1969), do artista Hélio Oiticica (1937-1980), a fim de produzir atos de criação com a arte na educação potencializados na relação corpo-arte-vida. Para realizar a pesquisa, mergulhamos nos escritos de Oiticica, entre ideias-conceitos postos em diálogo com a Filosofia da Diferença. De abordagem cartográfica e como pesquisa-intervenção, o estudo se tece por tramavivências anárquicas, livres e experimentais. Por meio da “Oficina Subterrânia: escrevendo com a arte de Hélio Oiticica”, os alunos-participantes produziram um “Manifesto Educacional Coletivo” composto por micromanifestos, desenhos e escritos que problematizam questões sociais, raciais e os processos de regulação e controle dos corpos, destacando a importância de ambientes de arte e criação como afirmação política e de vida nos espaços escolares.

Palavras-chave: Arte-educação; Filosofia da Diferença; Subterrânea; Hélio Oiticica.

 

Abstract

This article explores underground lines of creation interwoven with the Subterrânia manifesto (1969) by the artist Hélio Oiticica (1937-1980) in order to produce creative acts in education, enhanced by the body-art-life relationship. To carry out the research, we delved into Oiticica's writings, engaging in a dialogue between his idea-concepts and the Philosophy of Difference. Using a cartographic approach and research-intervention, the study unfolds through anarchic, free, and experimental weave experiences. Through the “Subterrânia Workshop: writing with the art of Hélio Oiticica,” the participating students created an “Collective Educational Manifesto” composed of micro manifestos, drawings, and writings that address social and racial issues, as well as the processes of body regulation and control, highlighting the importance of art and creation spaces as political and life-affirming acts within schools.

Keywords: Art education; Philosophy of Difference; Subterrânia; Hélio Oiticica.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Serrão Carneiro, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação e Cultura (UFPA/Cametá), doutoranda em Educação na Amazônia (UFPA/PGEDA/Rede Educanorte). Membro da ANPED, integra o Grupo de Pesquisa Anarkhos, bolsista Capes. Desenvolve pesquisas na área da Educação em diálogo com a Filosofia da Diferença, corporeidades, arte e perspectivas amazônicas. E-mail: fernandasrcarneiro@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0149-5167

José Valdinei Albuquerque Miranda, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação (UFRGS), Professor associado da UFPA, Faculdade de Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA/PPGEDUC e do Doutorado em Rede na Amazonia PGEDA/Educanorte. Membro associado da ANPED. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Anarkhos.  Coordena o projeto de pesquisa Filosofia da Diferença, nomadismo e educação. E-mail: jvaldineimiranda@gmail.com ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1259-8655

 

Referências

COSTA, G. D. da. Cartografias Literárias nas artes de Escrever-Pesquisar. In: LEMOS, F. C. S. et al. (Org.). Encontros de Michel Foucault com Gilles Deleuze e Félix Guattari: governamentalidades, arqueogenealogias e cartografias. 1ª ed. Curitiba: CRV Editora, 2022.

DELEUZE, G. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. Coleção TRANS. 1ª Edição. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs - Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto, A; Célia Pinto Costa C, P. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

GUATTARI, F.; ROLNIK, S. MICROPOLÍTICA Cartografias do desejo. 4ª edição. Petrópolis: Editora Vozes. 1996.

KEROUAC, J. Os Subterrâneos. 1ª edição. L&PM, 2018.

LISBOA, G. G. PELAS MÃOS DE CLARICE O desabrochar da experiência literária na Sala de Leitura Clarice Lispector. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Pará: Cametá, 2018.

NETO, T. A Palavra Subterrânea. In: Torquato Neto Os Últimos dias de Paupéria. Org. Waly SailorMoon. Brasil: Livraria Eldorado Tijuca LTDA, 1973.

NIETZSCHE, F. Assim Falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. — 1ª Ed. São Paulo: Companhia de Bolso, 2018.

OITICICA, H. A trama da terra que treme (O sentido de vanguarda do grupo baiano). Correio da Manhã, setembro de 1968.

__________. HÉLIO Oiticica. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa48/helio-oiticica. Acesso em: 24 de setembro de 2024. Verbete da Enciclopédia.

Downloads

Publicado

25/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 62
  • pdf downloads: 23

Como Citar

SERRÃO CARNEIRO, F.; ALBUQUERQUE MIRANDA, J. V. Linhas subterrâneas de criação com Hélio Oiticica nas tramas da educação: Underground lines of creation with Hélio Oiticica in the weave of education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9506. Acesso em: 21 jan. 2025.