Linhas subterrâneas de criação com Hélio Oiticica nas tramas da educação
Underground lines of creation with Hélio Oiticica in the weave of education
Palavras-chave:
Arte-educação, Filosofia da Diferença, Subterrânia, Hélio OiticicaResumo
O artigo percorre linhas subterrâneas de criação tramadas com o manifesto Subterrânia (1969), do artista Hélio Oiticica (1937-1980), a fim de produzir atos de criação com a arte na educação potencializados na relação corpo-arte-vida. Para realizar a pesquisa, mergulhamos nos escritos de Oiticica, entre ideias-conceitos postos em diálogo com a Filosofia da Diferença. De abordagem cartográfica e como pesquisa-intervenção, o estudo se tece por tramavivências anárquicas, livres e experimentais. Por meio da “Oficina Subterrânia: escrevendo com a arte de Hélio Oiticica”, os alunos-participantes produziram um “Manifesto Educacional Coletivo” composto por micromanifestos, desenhos e escritos que problematizam questões sociais, raciais e os processos de regulação e controle dos corpos, destacando a importância de ambientes de arte e criação como afirmação política e de vida nos espaços escolares.
Palavras-chave: Arte-educação; Filosofia da Diferença; Subterrânea; Hélio Oiticica.
Abstract
This article explores underground lines of creation interwoven with the Subterrânia manifesto (1969) by the artist Hélio Oiticica (1937-1980) in order to produce creative acts in education, enhanced by the body-art-life relationship. To carry out the research, we delved into Oiticica's writings, engaging in a dialogue between his idea-concepts and the Philosophy of Difference. Using a cartographic approach and research-intervention, the study unfolds through anarchic, free, and experimental weave experiences. Through the “Subterrânia Workshop: writing with the art of Hélio Oiticica,” the participating students created an “Collective Educational Manifesto” composed of micro manifestos, drawings, and writings that address social and racial issues, as well as the processes of body regulation and control, highlighting the importance of art and creation spaces as political and life-affirming acts within schools.
Keywords: Art education; Philosophy of Difference; Subterrânia; Hélio Oiticica.
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