A política de contratação de trabalhadores de apoio escolar para alunos com deficiência na rede estadual do Pará (2021-2022)
The policy for hiring school support workers for students with disabilities in the Pará state school system (2021-2022)
Palavras-chave:
Politica educacional;, Inclusão escolar, Profissional de apoio escolarResumo
Este artigo visa descrever a política de contratação de profissionais de apoio escolar para pessoas com deficiência na rede estadual de ensino do Estado do Pará, no período de 2021 a 2022, tendo como foco o amparo dado pela legislação e pelas diretrizes oficiais. A pesquisa se configurou numa perspectiva qualitativa, apoiada na análise documental. As informações foram encontradas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Google Acadêmico. Os dados coletados incluem legislações e documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura e da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA), que tratam da Educação Especial e Inclusiva e fazem menção aos profissionais de apoio escolar. Os resultados indicam que a política de contratação de estagiários pela SEDUC-PA reflete um processo de precarização do trabalho, envolvendo, principalmente, dois atores: os estagiários e o Estado.
Palavras-chave: Política Educacional; Inclusão Escolar; Profissional de Apoio Escolar.
Abstract
This article aims to describe the policy for hiring school support professionals for people with disabilities in the Pará state school system, from 2021 to 2022, focusing on the support provided by legislation and official guidelines. The research was conducted from a qualitative perspective, based on documentary analysis. The information was found in the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and Google Scholar. The data collected includes legislation and official documents from the Ministry of Education and Culture and the Pará State Department of Education (SEDUC-PA), which deal with Special and Inclusive Education and mention school support professionals. The results indicate that SEDUC-PA's policy of hiring trainees reflects a process of job insecurity, involving mainly two actors: the trainees and the state.
Keywords: Educational policy; School inclusion; School support professionals.
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