Formação de professores sob o controle do capital: análise dos programas/projetos da SEMED/Manaus e o ocultamento da vulnerabilidade social docente

Teacher training under the control of capital: analysis of SEMED/Manaus programs/projects and the invisibility of teaching social vulnerability

Autores

Resumo

Discute parte dos estudos de uma pesquisa doutoral, especificamente, o momento de investigação documental acerca dos Programas e Projetos de Formação Continuada de professores/as das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, produzidos pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, no período de 2019 a 2021. A análise, com base no Materialismo Histórico-Dialético, intenta compreender o acervo com base nos seus objetivos e estrutura, as razões manifestas e ocultas de sua existência e as possíveis consequências à prática educativa. Evidencia-se que suas propostas não consideram, de maneira crítica, a possível situação de vulnerabilidade social docente. Isso acarreta a produção de formações desconexas da concretude, contribui para a perspectiva pragmatista neoliberal e para o ceticismo pós-moderno.

Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Neoliberal; Vulnerabilidade Social Docente.

 

Abstract

It discusses part of the studies of doctoral research, specifically, the moment of documentary research on the Continuing Training Programs and Projects for teachers in the Initial Series of Elementary Education, produced by the Division of Professional Development of Teaching of the Municipal Department of Education of Manaus, from 2019 to 2021. The analysis, based on Historical-Dialectic Materialism, sought to understand the collection based on its objectives and structure, the manifest and hidden reasons for its existence, and the possible consequences for educational practice. We evidence that their proposals do not critically consider the possible situation of teaching social vulnerability. This leads to the production of formations that are disconnected from concreteness. It contributes to the neoliberal pragmatist perspective and postmodern skepticism.

Keywords: Teacher Training; Neoliberal Education; Teacher Social Vulnerability.

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Biografia do Autor

Saulo Vieira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Pedagogo. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental. Integrante do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES), do Curso de Psicologia da UECE, e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Subjetividade, Infâncias e Teoria Histórico-Cultural (GEPSI/THC-UVA). 

Ana Ignez Belém Lima, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga. Doutora em Ciencias de la Educación pela Universidad de Santiago de Compostela/Espanha; Estágio Pós-doutoral em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta do Centro de Humanidades e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Psicologia Histórico-Cultural e Saúde Mental e Coordenadora do Laboratório de Estudos da Subjetividade e Saúde Mental (LADES) do Curso de Psicologia da UECE.

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Publicado

18/11/2025

Como Citar

VIEIRA, S.; LIMA, A. I. B. Formação de professores sob o controle do capital: análise dos programas/projetos da SEMED/Manaus e o ocultamento da vulnerabilidade social docente: Teacher training under the control of capital: analysis of SEMED/Manaus programs/projects and the invisibility of teaching social vulnerability. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9501. Acesso em: 15 dez. 2025.