Formação de professores sob o controle do capital: análise dos programas/projetos da SEMED/Manaus e o ocultamento da vulnerabilidade social docente
Teacher training under the control of capital: analysis of SEMED/Manaus programs/projects and the invisibility of teaching social vulnerability
Resumo
Discute parte dos estudos de uma pesquisa doutoral, especificamente, o momento de investigação documental acerca dos Programas e Projetos de Formação Continuada de professores/as das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, produzidos pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, no período de 2019 a 2021. A análise, com base no Materialismo Histórico-Dialético, intenta compreender o acervo com base nos seus objetivos e estrutura, as razões manifestas e ocultas de sua existência e as possíveis consequências à prática educativa. Evidencia-se que suas propostas não consideram, de maneira crítica, a possível situação de vulnerabilidade social docente. Isso acarreta a produção de formações desconexas da concretude, contribui para a perspectiva pragmatista neoliberal e para o ceticismo pós-moderno.
Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Neoliberal; Vulnerabilidade Social Docente.
Abstract
It discusses part of the studies of doctoral research, specifically, the moment of documentary research on the Continuing Training Programs and Projects for teachers in the Initial Series of Elementary Education, produced by the Division of Professional Development of Teaching of the Municipal Department of Education of Manaus, from 2019 to 2021. The analysis, based on Historical-Dialectic Materialism, sought to understand the collection based on its objectives and structure, the manifest and hidden reasons for its existence, and the possible consequences for educational practice. We evidence that their proposals do not critically consider the possible situation of teaching social vulnerability. This leads to the production of formations that are disconnected from concreteness. It contributes to the neoliberal pragmatist perspective and postmodern skepticism.
Keywords: Teacher Training; Neoliberal Education; Teacher Social Vulnerability.
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