As literaturas indígenas brasileiras no currículo escolar do ensino médio capixaba
Brazilian indigenous literatures in the capixaba high school curriculum
Palavras-chave:
Ensino médio, Literaturas indígenas brasileiras, Lei 11.645/2008Resumo
Ao passo que ocorreram mudanças substanciais resultantes da reforma do ensino médio, nasceu a inquietação de investigar como as literaturas indígenas brasileiras estão associadas ao currículo do novo ensino médio capixaba, a partir da implementação da Lei 11.645/2008. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e procedimento bibliográfico-documental, dialoga com fundamentações teóricas das áreas de educação como Silva e Scheibe (2017) e literatura como Candido (1995), Kambeba (2018), Kayapó (2021) e Dorrico (2018). Por fim, notamos que a nova organização curricular do ensino médio capixaba, ancorada na pedagogia das competências, contribui para a sonegação de direitos de milhares de jovens ao conhecimento, propõe uma abordagem homogeneizadora e superficial das literaturas indígenas brasileiras e, por conseguinte, nutre os estereótipos construídos pela narrativa hegemônica.
Palavras-chave: Ensino médio; Literaturas indígenas brasileiras; Lei 11.645/2008.
Abstract
While substantial changes resulting from the reform of high school were taking place the interest in investigating the perspectives adopted in the approach to Brazilian indigenous literatures in the school context of Espírito Santo was born, supported by the implementation of Law 11.645/2008. This research, which has a qualitative approach and bibliographic-documentary procedure, dialogues with theoretical foundations of the fields of education, such as Silva and Scheibe (2017), and literature, such as Candido (1995), Kambeba (2018), Kayapó (2021) and Dorrico (2018). Finally, it is noted that the new curricular organization of high school in Espírito Santo, anchored in the pedagogy of skills, contributes to the evasion of the right of thousands of young people to knowledge, besides of proposing a homogenizing and superficial approach to Brazilian indigenous literatures and, therefore, it nourishes the stereotypes built by the hegemonic narrative.
Keywords: High school; Brazilian indigenous literatures; Law 11.645/2008.
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