Alfabetização científica e socioeducação: experiências de ensino no regime de semiliberdade e seus Impactos na formação docente em Química

Scientific literacy and socioeducation: teaching experiences in a semi-liberty regime and their impact on chemistry teacher training

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Socioeducação, Alfabetização científica

Resumo

Uma das discussões centrais no Ensino de Química é a formação de professores qualificados para disseminar a ciência em contextos diversos. Contudo, a socioeducação é pouco abordada nos cursos de licenciatura. Este estudo reflete sobre a inserção de licenciandas do Instituto Federal do Rio de Janeiro em uma unidade de semiliberdade por meio de oficinas de Alfabetização Científica, avaliando o impacto na formação docente. Foram realizadas 36 oficinas com 83 adolescentes. As experiências analisadas a partir do que foi documentado em diários de campo revelaram um impacto significativo na formação das licenciandas, destacando a importância do ensino em contextos socioeducativos para ampliar a compreensão das relações entre educação, ciência e sociedade.

Palavras-chave:  Formação docente; Socioeducação; Alfabetização científica.

 

Abstract
One of the central discussions in Chemistry Education is the training of qualified teachers to disseminate science in diverse contexts. However, socioeducation is rarely addressed in teacher education programs. This study reflects on the inclusion of students from the Federal Institute of Rio de Janeiro in a semi-liberty unit through Scientific Literacy workshops, evaluating the impact on teacher training. A total of 36 workshops were conducted with 83 adolescents. The experiences that were analyzed from the field diaries revealed a significant positive impact on the students' development, highlighting the importance of teaching in socioeducational contexts to expand the understanding of the relationships between education, science, and society.

Keywords: Teacher training; Socioeducation; Scientific literacy.

 

 

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Sant'Ana Faria do Espírito Santo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante sua graduação, foi bolsista do CNPq, atuando no projeto de pesquisa que deu origem a este trabalho, na área de ensino de ciências no CRIAAD (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente) do DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro). E-mail: mariaeduardafariass@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1541-1094.

Stephany Petronilho Heidelmann , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Química pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro, mestre em Ensino de Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Docente de Química e Educação no departamento de Química Fundamental da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e nos programas de Especialização em Ensino de Química e no Mestrado Profissional em Ensino de Química, ambos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Principais áreas de atuação: ensino de química, formação de professores, gênero e raça, diversidade no ensino. E-mail: stephanyph@ufrrj.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7099-3947

Gabriela Salomão Alves Pinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Graduada em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Psicologia social pela UERJ e doutorado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Licenciatura em Química - IFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola e Sociedade (CNPq) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras - Gepsid. E-mail: gabriela.pinho@ifrj.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1413-3309

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Publicado

10/12/2024
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Como Citar

SANT’ANA FARIA DO ESPÍRITO SANTO, M. E.; PETRONILHO HEIDELMANN , S.; SALOMÃO ALVES PINHO, G. Alfabetização científica e socioeducação: experiências de ensino no regime de semiliberdade e seus Impactos na formação docente em Química: Scientific literacy and socioeducation: teaching experiences in a semi-liberty regime and their impact on chemistry teacher training. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9445. Acesso em: 21 jan. 2025.