A pesquisa-ação e modos outros de conduzir uma atitude metódica investigativa: percursos e desvios do pesquisar em educação

La investigación-acción y otras formas de llevar a cabo una actitud investigadora metódica: caminos y desvíos de la investigación en educación

Autores

Resumo

O objetivo deste texto é problematizar caminhos investigativos, considerando-se a pesquisa-ação e a metodologia de pesquisa pós-crítica como estratégias para conduzir uma atitude metódica investigativa. Trata-se de um relato de experiência que percorre discussões e diálogos vivenciados na disciplina Pesquisa em Educação, do Programa de Doutorado em Educação Escolar, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). O aporte teórico se baseia em autores/pesquisadores que debatem sobre pesquisa-ação e metodologia de pesquisas pós-críticas, do tipo intervencionista, tais como: Thiollent (2011); Tripp (2005); Barbier (2002); Alves Paraíso (2012); Streck (2006); Miguel (2016), entre outros. As leituras e discussões mobilizaram compreensões acerca de modos outros de conduzir uma intervenção e como cada perspectiva teoriza um caminhar encharcado de complexidades.

Palavras-chave: Pesquisa-ação; Pesquisa pós-crítica; Atitude metódica investigativa em educação.

Resumen

El objetivo de este texto es problematizar las vías de investigación, considerando la investigación-acción y la metodología de investigación postcrítica como estrategias para llevar a cabo una actitud metódica de investigación. Este es un informe de experiencia que recoge las discusiones y diálogos desarrollados durante el curso de Investigación en Educación del Programa de Doctorado en Educación Escolar de la Universidad Federal de Rondônia (UNIR). El marco teórico se basa en autores/investigadores que debaten sobre la investigación-acción y la metodología de investigación poscrítica e intervencionista, tales como: Thiollent (2011); Tripp (2005); Barbier (2002); Paraíso (2012); Streck (2006); Miguel (2016), entre otros. Las lecturas y los debates movilizaron la comprensión de otras formas de conducir una intervención y de cómo cada perspectiva conceptualiza un camino lleno de complejidades.

Palabras clave: Investigación-acción; Investigación postcrítica; Actitud metódica de investigación en educación.

 

 

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Biografia do Autor

Marcilene de Sá Monteiro Monteiro, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional, da Universidade Federal de Rondônia (PPGEEProf/UNIR). Mestre em Educação Escolar pelo PPGEEProf/UNIR (2019). Graduada em Pedagogia (2010). Professora da rede pública municipal de Porto Velho-RO.

Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP (2014). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia (1992). Professora aposentada da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais (Phala/Unicamp).

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

MONTEIRO, M. de S. M.; FARIAS, K. S. C. dos S. A pesquisa-ação e modos outros de conduzir uma atitude metódica investigativa: percursos e desvios do pesquisar em educação: La investigación-acción y otras formas de llevar a cabo una actitud investigadora metódica: caminos y desvíos de la investigación en educación. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9403. Acesso em: 16 dez. 2025.