Estado da arte: o processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos na perspectiva histórico-cultural
State of the art: the learning process in the education of young people and adults from a historical-cultural perspective
Resumo
A pesquisa teve como objetivo mapear artigos e dissertações que apontam, em seus estudos, as contribuições da Teoria Histórico-Cultural para o processo de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizando metodologia estado da arte, foram analisados 16 artigos e 5 dissertações (2018-2023) no Google Acadêmico, SciELO e BDTD. Destacam-se sete artigos e três dissertações que apresentam dados relevantes para a aplicação prática da Teoria Histórico-Cultural e da EJA, destacando caminhos para aperfeiçoar os processos educacionais nessa modalidade específica. A investigação destaca a relevância dessas contribuições para o desenvolvimento das práticas pedagógicas na EJA, enfatizando a importância de explorar e integrar a Teoria Histórico-Cultural nesse cenário educacional.
Palavras-chave: Teoria histórico-cultural; EJA; Aprendizagem.
Abstract
The research aimed to map articles and dissertations that point out, in their studies, the contributions of Historical-Cultural Theory to the teaching and learning process in Youth and Adult Education (EJA). Using state-of-the-art methodology, 16 articles and 5 dissertations (2018-2023) were analyzed on Google Scholar, SciELO and BDTD. Seven articles and three dissertations stand out that present relevant data for the practical application of Historical-Cultural Theory and EJA, highlighting ways to improve educational processes in this specific modality. The investigation highlights the relevance of these contributions to the development of pedagogical practices in EJA, emphasizing the importance of exploring and integrating Historical-Cultural Theory in this educational scenario.
Keywords: Historical-cultural theory; EJA; Learning.
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