Descolonizando a educação libertária: a soberania pedagógica da Teia dos Povos
Descolonizando la educación libertaria: la soberanía pedagógica de la Teia dos Povos
Resumo
Este artigo reflete sobre caminhos anticoloniais para a educação libertária, ampliando referências e genealogias a partir do diálogo com povos em movimento na América Latina. Argumenta que, diante da crise ecológica e do avanço do extrativismo, torna-se essencial reconfigurar tais práxis educativas. A análise destaca as contribuições de Silvia Cusicanqui sobre o apagamento das histórias indígenas e libertárias e a defesa da coexistência de mundos. Propõe uma abordagem baseada no pluralismo ontológico, comprometida com a autodeterminação política e ontológica dos povos. Por fim, aprofunda a experiência da Universidade dos Povos, organizada pela Teia dos Povos, enfatizando a promoção do comum enquanto interdependência e a centralidade do pertencimento à Terra.
Palavras-Chave: Educação Libertária; Descolonização; Teia dos Povos.
Resumen
Este artículo reflexiona sobre caminos anticoloniales para la educación libertaria, ampliando referencias y genealogías a partir del diálogo con pueblos en movimiento en América Latina. Argumenta que, frente a la crisis ecológica y al avance del extractivismo, se vuelve esencial reconfigurar dichas praxis educativas. El análisis destaca las contribuciones de Silvia Cusicanqui sobre el borramiento de las historias indígenas y libertarias y la defensa de la coexistencia de mundos. Propone un enfoque basado en el pluralismo ontológico, comprometido con la autodeterminación política y ontológica de los pueblos. Finalmente, profundiza en la experiencia de la Universidad de los Pueblos, organizada por la Teia dos Povos, enfatizando la promoción del común como interdependencia y la centralidad del pertenecer a la Tierra.
Palabras-clave: Educación libertaria; Descolonización; Teia dos Povos.
Downloads
Referências
ALBERT, Bruce. O ouro canibal e a queda do céu: uma crítica xamânico da economia política da natureza. Série Antropologia. Brasília: Universidade de Brasília, 1995.
ALKMIN, Fábio Márcio; SÁNCHEZ, Waldo Lao Fuentes. A autonomia como estratégia política e territorial entre os movimentos sociais no Brasil: entrevista com a Teia dos Povos da Bahia. Revista Verde Grande, [S. I.], v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/4338. Acesso em: 29 nov. 2025.
BARBER, Kattalin. Silvia Rivera Cusicanqui: “Tenemos que producir pensamiento a partir de lo cotidiano”. El Salto, 17 fev. 2019. Disponível em: https://www.elsaltodiario.com/feminismo-poscolonial/silvia-rivera-cusicanqui-producir-pensamiento-cotidiano-pensamiento-indigena?fbclid=IwAR0PBGz6bIIQkGMTgtyPNrDEs8DoRh4f1llRt2jjGMdllVmIpph_KyfmhS0. Acesso em: 05 ago. 2024.
BARBOSA, Lia Pinheiro; ROSSET, Peter Michael. Concepções e exercícios da autonomia entre os movimentos indígenas e camponeses da América Latina. Revista Nera, Presidente Prudente, SP, v. 27, n. 2, 2024.
BASCHET, Jérôme. Autonomie. In: BASCHET, Jérôme. On ne dissout pas un soulèvement. 40 voix pour les Soulèvements de la Terre. Paris: Seuil, 2023.
BOOKCHIN, Murray. Anarquismo personal o anarquismo social: Un abismo insuperable. Barcelona: Virus Editorial, 2012.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BRAUN, Bruce; NELSON, Sara. Autonomia in the Anthropocene: New Challenges to Radical Politics. The South Atlantic Quarterly, [S. I.], v. 116, n. 2, abr. 2017.
CADENA, Marisol de la. Indigenous Cosmopolitics in the Andes: Conceptual reflections beyond politics. Cultural Anthropology, [S. I.], v. 25, n. 02, p. 334-370, 2010.
CADENA, Marisol de la; BLASER, Mario. A world of many worlds. Durham e London: Duke University Press, 2018.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Ch'ixinakax utxiwa: uma reflexão sobre práticas e discursos descolonizadores. São Paulo: N-1 Edições, 2021.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. Comunalidades anarquistas. Una aproximación testimonial. La Paz, 2017. Disponível em: https://www.asociacionlatinoamericanadeantropologia.net/congreso2017/Rivera.%20Comunalidades%20anarquistas.pdf Acesso em: 17 ago. 2024.
CUSICANQUI, Silvia Rivera. “Oprimidos pero no vencidos”: luchas del campesinado aymara y quechwa de Bolivia, 1900-1980. La Paz: HISBOL/CSUTCB, 1984.
DEBAISE, Didier; STENGERS, Isabelle. L'insistance des possibles. Pour un pragmatisme spéculatif. Multitudes, [S. I.], n. 4, v. 65, p. 82-89, 2017.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1997.
ESCOBAR, Arturo. De baixo, pela esquerda e com a Terra. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA, 2017, Curitiba. Anais […]. Curitiba: [s. n.], 2017. Disponível em: https://singa2017.wordpress.com/2016/12/01/de-baixo-pela-esquerda-e-com-a-terra/. Acesso em: 14 maio 2024.
ESTEVA, Gustavo. Autonomia. In: KOTHARI, Ashish et al. Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Editora Elefante, 2021. p. 200-204.
FERREIRA, Joelson; FELÍCIO, Erahsto. Por terra e território: o caminho da revolução dos povos no Brasil. Ilhéus, BA: Teia dos Povos, 2021.
FLEURI, Reinaldo Matias. Paulo Freire: Aprender a Educar com os Povos Indígenas. In: GADOTTI, Moacir; CARNOY, Martin (org.). Reinventando Freire. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GALLO, Silvio. Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação. São Paulo: Imaginário; Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2007.
HOLLOWAY, John. Pensar la esperanza, pensar la crisis. In: SANDOVAL ÁLVAREZ, Rafael (org.). Pensar desde la Resistencia Anticapitalista y la Autonomía. México: CIESAS, 2015. p. 87-97.
HOOKS, bell. Ensinando Comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.
KNOLL, Andalusia. O anarquismo indígena na Bolívia – Uma entrevista com Silvia Rivera Cusicanqui. Imprensa Marginal, 2007.
LAW, Jonh. What’s wrong with a one-world world? Distinktion Scandinavian Journal of Social Theory, [S. I.], v. 16, n. 01, p. 126-139, 2015.
LIMA, Naira Reinaga. Articulação e autonomia para os povos em movimento: reflexões sobre a construção da Teia dos Povos. Teia dos Povos [online], 27 out. 2020. Disponível em: https://teiadospovos.org/articulacao-e-autonomia-para-os-povos-em-movimento/. Acesso em: 14 ago. 2024.
LIMA, Tânia Stolze. Um Peixe Olhou Para Mim – O povo Yudjá e a perspectiva. São Paulo: UNESP/ ISA/ NUTI, 2005.
MESTRA MAYÁ. A escola da reconquista. Ilhéus, BA: Teia dos Povos, 2022.
MOREL, Ana. Um mundo onde caibam muitos mundos: educação descolonizadora e revolução zapatista. São Paulo: Autonomia Literária, 2023.
MUNDURUKU, Daniel. O caráter educativo do movimento indígena brasileiro (1970-1990). São Paulo: Paulinas, 2012.
PAOLI, Antoni. Educación, autonomía e lekil kuxlejal. México: Editorial Umbral, 2002.
PASCAL, Maria Aparecida Macedo. A pedagogia libertária: um resgate histórico. In: I CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA SOCIAL, 1., Anais online. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006. Disponível em: http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000092006000100032&script=sci_arttext. Acesso em: 2 dez. 2024.
POVINELLI, Elizabeth A. The Ends of Humans: Anthropocene, Autonomism, Antagonism, and the Illusions of our Epoch. The South Atlantic Quarterly, [S. I.], v. 116, n. 02, abr. 2017.
SANTOS, Antônio Bispo dos. A terra dá, a terra quer. São Paulo: Ubu Editora, 2023.
STENGERS, Isabelle. La proposition cosmopolitique. In: LOLIVE, Jacques; SOUBEYRAN, Olivier. L'emergence des cosmopolitiques. Paris: La Découverte, 2007.
SZTUTMAN, Renato. Perspectivismo contra o Estado. Uma política do conceito em busca de um novo conceito de política. Revista de Antropologia, [S. I.], v. 63, n. 1, p. 185-213, 2020.
TAIBO, Carlos. Anarquistas de ultramar: Anarquismo, indigenismo, descolonización. España: Libros de la Catarat, 2018.
TEIA DOS POVOS. Carta da III Jornada de Agroecologia da Bahia. 27 set. 2014. Disponível em: http://povosdamata.org.br/rede/iii-jornada-de-agroecologia-da-bahia/. Acesso em: 2 dez. 2024.
TEIA DOS POVOS. Formação de construtores e defensores de territórios da Teia dos Povos é iniciada. 15 jan. 2024. Disponível em: https://teiadospovos.org/formacao-de-construtores-e-defensores-de-territorios-da-teia-dos-povos-e-iniciada/. Acesso em: 2 dez. 2024.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. A Inconstância da Alma Selvagem e Outros Ensaios de Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Who is afraid of the ontological wolf?: Some comments on an ongoing anthropological debate. The Cambridge journal of anthropology, [S. I.], v. 33, n. 1, p. 2-17, 2014.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Posfácio. In: ÖCALAN, Abdullah. Confederalismo Democrático. Rio de Janeiro: Rizoma Editorial. 2016.
WOODCOCK, George. História das idéias e movimentos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2007.
XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. PISEAGRAMA, Belo Horizonte, n. 14, p. 110-117, jul. 2020.
ZIBECHI, Raul. Movimientos sociales en América Latina: El “mundo outro” em movimiento. Bogotá: Ediciones Desde Abajo, 2017.




















