A Política Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2004-2020)

The National Policy for Continuing Training for Basic Education Teachers (2004-2020)

Autores

Palavras-chave:

Política Educacional, Política Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica, Fundamentos teórico-epistemológicos

Resumo

Este artigo apresenta resultado de pesquisa que teve como objetivo de analisar os fundamentos teórico-epistemológicos da Política Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2004-2020) e suas relações com a intensificação do projeto neoliberal. De natureza qualitativa, foi desenvolvida mediante análise documental e bibliográfica, fundamentada na concepção materialista históric0-dialética. Como resultado destacamos que os fundamentos teórico-epistemológicos estão sustentados na epistemologia da prática, caracterizada por categorias sínteses: a formação como atualização, treinamento, padronização, técnica e controlada. Diante da análise, defendemos a necessidade de um Subsistema Nacional de Formação e Valorização dos Profissionais da Educação Básica, a fim de garantir a sólida formação teórica, política e filosófica, necessária e determinante para uma práxis emancipadora.

Palavras-chave:  Política Educacional; Formação Continuada de Professores; Fundamentos teórico-epistemológicos.

 

Abstract

This article presents the results of research that aimed to analyze the theoretical-epistemological foundations of the National Policy for Continuing Training of Basic Education Teachers (2004-2020) and its relations with the intensification of the neoliberal project. Qualitative in nature, it was developed through documentary and bibliographic analysis, based on the historical-dialectical materialist conception. As a result, we highlight that the theoretical-epistemological foundations are supported by the epistemology of practice, characterized by synthetic categories: training as updating, training, standardization, technical and controlled. In view of the analysis, we advocate for the need for a National Subsystem for the Training and Valorization of Basic Education Professionals, to guarantee solid theoretical, political and philosophical training, necessary and determinant for an emancipatory praxis.

Keywords: Educational Policy; Continued Teacher Training; Theoretical-epistemological foundations.  

 

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Biografia do Autor

Andréia Migon Zanella, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Professora-pedagoga da Rede Estadual de Educação do Paraná. E-mail: amigonzanella@gmail.com. Orcid: 0009-0005-7352-7780.

Gisele Masson, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Brasil

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Londrina e professora visitante do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá. E-mail: gimasson@uol.com.br. Orcid: 0000-0002-9799-5950.

 

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

MIGON ZANELLA, A.; MASSON, G. A Política Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica (2004-2020): The National Policy for Continuing Training for Basic Education Teachers (2004-2020). Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9169. Acesso em: 28 out. 2024.