A inserção profissional de egressos do curso de licenciatura em Educação Física da UFMG e o abandono da carreira docente

The professional insertion of graduates from the Physical Education degree course at UFMG and abandonment of the teaching career

Autores

Palavras-chave:

egressos, educação física, abandono da carreira docente

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar as trajetórias profissionais dos egressos do curso de Licenciatura em Educação Física da UFMG que se graduaram entre 2009 e 2019. Especificamente, buscou compreender os aspectos que concorrem ao processo de abandono da carreira docente. Esta pesquisa pode ser classificada como de tipo web survey, com recorte transversal e propósitos exploratório e descritivo. Participaram 201 egressos. A análise de dados utilizou a estatística simples e descritiva, a associação de variáveis e a análise de conteúdo. O estudo revelou um perfil em que a maioria eram mulheres, brancas, com renda entre 1 e 5 salários mínimos. Em relação à trajetória profissional, 46% atuavam na educação básica, 39% abandonaram a carreira e 15% não estavam atuando por razões não voluntárias. Os principais achados apontam que a raça/cor está estatisticamente associada ao abandono da carreira.

Palavras-chave: Egressos; Educação Física; Abandono da carreira docente.  

 

Abstract

The objective of this study was to investigate the professional trajectories of graduates of the UFMG Physical Education Degree course who graduated between 2009 and 2019. More specifically, to understand vertically the aspects that contribute to the process of abandoning the teaching career. This research can be classified as a web survey, with a cross-sectional cut and with exploratory and descriptive purposes. 201 graduates participated. Data analysis used simple and descriptive statistics, association of variables and content analysis. The study revealed a profile in which the majority were women, white and with income between 1 and 5 minimum wages. In relation to professional trajectory, 46% worked in basic education, 39% abandoned their career and 15% are not working for non-voluntary reasons. The main findings indicate that race/color is statistically associated with career abandonment

Keywords: Graduates; Physical education; Abandonment of the teaching career.

             

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Biografia do Autor

Marcella Ottoni Guedes Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da FAE/UFMG. Graduada em licenciatura e bacharelado pela UFMG. Professora da educação básica na rede particular de Belo Horizonte. É membro e coordenadora do Coletivo Pensando a Educação Física Escolar. E-mail: marcella.ed.fis@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9831-2242

 

José Ângelo Gariglio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em educação da PUC-Rio. Mestre em Educação pela UFMG. Especialista em educação Física Escolar.  Professor associado da UFMG. Professor da Escola de educação física, fisioterapia e terapia ocupacional.  Professor permanente do Programa de pós-graduação: Educação e Inclusão social.  Professor permanente do mestrado profissional em Educação Física. Líder ProEFE - Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar.  E-mail: angelogariglio@hotmail.com  ORCID: 0000-0002-1163-3714

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

OTTONI GUEDES OLIVEIRA, M.; GARIGLIO, J. Ângelo. A inserção profissional de egressos do curso de licenciatura em Educação Física da UFMG e o abandono da carreira docente: The professional insertion of graduates from the Physical Education degree course at UFMG and abandonment of the teaching career. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9167. Acesso em: 28 out. 2024.