A política de formação de professores no Brasil: o trabalho docente nas teias do capital

The policy of teacher training in Brazil: teaching work in the web of capital

Autores

Palavras-chave:

Reformas educacionais, Formação de professores, Organismos multilaterais, Trabalho docente

Resumo

O texto aborda as recentes reformas educacionais ocorridas no Brasil no âmbito das políticas de formação de professores e seus impactos no trabalho docente. As políticas de formação docente não podem ser compreendidas apenas na esfera das legislações, normativas e regulamentos formulados pelo aparelho de Estado, sendo preciso compreendê-las no conjunto das relações sociais e das múltiplas determinações que influenciam suas formulações, a exemplo dos organismos multilaterais e das organizações da sociedade civil. Nesse sentido, problematiza-­­se a Resolução CNE/CP nº 2/2019, também conhecida como BNC-Formação, a partir da orientação de organismos multilaterais como Banco Mundial e Unesco e das agências privadas que se dedicam à formação de professores. Busca-se examinar os ideais que essas entidades defendem para a formação do professor e as reverberações no trabalho docente contemporâneo.

Palavras-chave: Reformas educacionais; Formação de professores; Organismos multilaterais; Trabalho docente.

 

Abstract

The text addresses recent educational reforms that have taken place in Brazil within the scope of teacher training policies and their impacts on teaching work. Teacher training policies cannot be understood only in the sphere of legislation, norms and regulations formulated by the State apparatus, it is necessary to understand them in the set of social relations and the multiple determinations that influence their formulations, such as multilateral organizations and civil society organizations. In this sense, Resolution CNE/CP nº 2/2019, also known as BNC-Formação, is problematized, based on the guidance of multilateral organizations such as the World Bank and UNESCO and private agencies dedicated to teacher training. The aim is to examine the ideals that these entities defend for teacher training and the reverberations in contemporary teaching work.

Keywords: Educational reforms; Teacher training; Multilateral organizations; Teaching work.

 

 

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Biografia do Autor

Isabel Maria Sabino Farias , Universidade Estadual do Ceará

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculada Centro de Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Pedagoga. Doutora em Educação Brasileira com Estágio Pós-doutoral pela Universidade de Brasília na área de currículo, avaliação e desenvolvimento profissional docente. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS-CNPq). Associada a ANFOPE e a ANPED, assumindo nesta última a vice coordenação nacional do GT 8 – Formação de Professores (2023-2025). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – 1D.  

Email: isabel.sabino@uece.br    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1799-0963

Julliano Cruz de Oliveira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Mestre em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2018). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Ateneu (2009). Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará, campus de Morada Nova. Atualmente é aluno de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Email: julliano.cruz@aluno.uece.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7486-3210

Nara Lucia Gomes Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Professora dos cursos de Licenciatura da UAB/UECE. Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS-CNPq). Associada a ANPED, GT 8 – Formação de Professores.  Email: nara.lima@uece.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9009-8181

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Publicado

14/10/2024
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Como Citar

FARIAS , I. M. S.; OLIVEIRA , J. C. de; LIMA, N. L. G. A política de formação de professores no Brasil: o trabalho docente nas teias do capital : The policy of teacher training in Brazil: teaching work in the web of capital. Revista Cocar, [S. l.], n. 28, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9146. Acesso em: 28 out. 2024.