Práticas pedagógicas, no ensino de matemática, mediadas pelas tecnologias digitais no ensino remoto

Pedagogical practices in mathematics teaching mediated by digital technologies in remote teaching

Autores

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Formação de Professor, Tecnologias Digitais

Resumo

Com o advento das tecnologias digitais nos espaços escolares, em especial, as aulas de Matemática vêm se modificando requerendo práticas de ensino interativas e que incentivem o protagonismo discente. Para tanto, esse trabalho objetivou investigar as contribuições das tecnologias digitais nas práticas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, durante a formação continuada utilizando a metodologia Sequência Fedathi, no planejamento das sequências didáticas e na execução do momento formativo. Os aspectos teóricos metodológicos recorreram a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e com sete professores respondentes da atividade solicitada na sala de aula virtual. A investigação constatou que os docentes tendem a valorizar o espaço em que os estudantes aprendem Matemática através de histórias, utilizando objetos e estratégias no intuito de vivenciar diversas situações problemas relacionando com a sua realidade sendo possível utilizar as tecnologias em sala de aula, como inovação pedagógica, vinculadas ao trabalho do docente, pois a inovação requer do professor atitudes e criatividades que possibilitarão modificar os processos de ensino gerando aprendizagens.

Palavras-chave: Ensino Remoto; Formação de Professor; Tecnologias Digitais.

 

Abstract

With the advent of digital technologies in school spaces, especially Mathematics classes have been changing, requiring interactive teaching practices that encourage student protagonism. To this end, this work aimed to investigate the contributions of digital technologies in the practices of teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school, during continuing education using the Fedathi Sequence methodology, in the planning of didactic sequences and in the execution of the formative moment. The theoretical and methodological aspects used a qualitative approach, bibliographical research and seven teachers responding to the activity requested in the virtual classroom. The investigation have found that teachers tend to value the space in which students learn Mathematics through stories, using objects and strategies in order to experience different problematic situations, relating to their reality, making it possible to use technologies in the classroom, as a pedagogical innovation, linked to the teacher's work, as innovation requires attitudes and creativity from the teacher that will make it possible to modify teaching processes, generating learning.

Keywords: Remote Learning; Teacher Training; Digital Technologies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lara Ronise de Negreiros Pinto Scipião, UFC

Graduação em Pedagoga (Universidade Estadual do Ceará /UECE), Mestre em EDUCAÇÃO BRASILEIRA, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática junto ao PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DA REDE NORDESTE DE ENSINO- RENOEN, Polo - Universidade Federal do Ceará - UFC. Especialista em Planejamento Educacional (UVA) . Especialista em Educação Matemática (UECE). Professora concursada da Secretaria Municipal de Fortaleza.

Email: larascipiao@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0263-4026

Maria de Lourdes da Silva Neta, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Pedagogia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Mestre em Educação (PPGE - UECE). Doutora em Educação (PPGE - UECE) realizou pesquisas na área de Formação Docente e Avaliação do Ensino - Aprendizagem no Ensino Superior. Integrante do grupo EDUCAS. Experiência docente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Estadual do Ceará (UECE), professora de Didática - Cursos Referencial e Athenas. Coordenadora Escolar na Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Anos Iniciais do Ensino Fundamental). Docência nas áreas de Educação e Recursos Humanos, com ênfase em Educação na área de Avaliação Educacional e Administração na área de Recursos Humanos. Experiência em docência à distância em site preparatório para concursos e tutoria no Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC) oferecido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Assessora Pedagógica do Curso de Pedagogia UAB/UECE. Atualmente professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Email: lourdes.neta@ifce.edu.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3726-4806

 

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPed/UERJ). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (PPGE/UFC). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduanda em Tecnologia da Gestão Pública (PUC). Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho (UGF), Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFC), em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (doutorado em Rede (RENOEN/Polo UFC), no Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC).

Email: mazzesantos@ufc.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9623-5549

Referências

ALARCÃO, L. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2010

ANDRÉ, M. (org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus. 2016

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo. Martins Fontes, 2003.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1994.

BORGES NETO, H.; CAPELO BORGES, S. M. As tecnologias digitais no desenvolvimento do raciocínio lógico. Linhas Críticas (UnB), v. 13, p. 77-88, 2007.

BORGES NETO, H. Uma proposta lógico-dedutiva-construtiva para o ensino de Matemática. 2016. Tese (Apresentada para o cargo de professor titular) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

BORGES NETO, H. Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Primeiro e Segundo Ciclos do ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília, MEC/ SEF, 1997.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 26 jun. 2014. [Edição extra – seção 1].

BRASIL. Ministério da Educação -MEC. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC/SEF, 2017

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2020: matemática – guia de livros didáticos/ Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2019. 158 p

CEARÁ. Secretária da Educação do Estado do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental / Secretária da Educação do Estado do Ceará. - Fortaleza: SEDUC, 2019.

DOTTA, S. C. et al. Abordagem dialógica para a condução de aulas síncronas em uma webconferência. In: X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, 2013, Belém. Anais do X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém: Unirede/UFPA, 2013.

FIORENTINI, D. A pesquisa e as práticas de formação de professores de matemática em face das Políticas Públicas no Brasil. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro-SP, v. 21, n. 29, p. 43-70, 2008.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012

MARCUSCHI, L.A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008

PINHEIRO, A. C. M. A mediação. In: BORGES NETO, H. (org.) Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. p. 37-47.

SMOLE, K. S. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

SANTOS, Maria José Costa dos. Ensino de matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental / Maria José Costa dos Santos – Curitiba : CRV, 2022. 148 p. (Coleção Publicações GTERCOA, v. 3).

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2004.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/zG4cBvLkSZfcZnXfZGLzsXb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 02 de maio de 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008

SOUSA, M.J.A. Sequência Fedathi: Sequências no ensino da Matemática: Retrospectivas Históricas de Dewey a Fedathi. Fortaleza: Edições UFC, 2013.

SOUSA, F. E. E. A pergunta como estratégia de mediação. In. BORGES NETO, H. (Org). Sequência Fedathi no Ensino de Matemática. 1ª ed. Curitiba, PR: CRV,2017.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987

VILA, A.; CALLEJO, M. L. Matemática para aprender a pensar: o papel das crenças na resolução de problemas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

Downloads

Publicado

29/09/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 84
  • pdf downloads: 46

Como Citar

SCIPIÃO, L. R. de N. P.; DA SILVA NETA, M. de L.; COSTA DOS SANTOS, M. J. Práticas pedagógicas, no ensino de matemática, mediadas pelas tecnologias digitais no ensino remoto: Pedagogical practices in mathematics teaching mediated by digital technologies in remote teaching. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9114. Acesso em: 22 nov. 2024.