Práticas pedagógicas, no ensino de matemática, mediadas pelas tecnologias digitais no ensino remoto
Pedagogical practices in mathematics teaching mediated by digital technologies in remote teaching
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Formação de Professor, Tecnologias DigitaisResumo
Com o advento das tecnologias digitais nos espaços escolares, em especial, as aulas de Matemática vêm se modificando requerendo práticas de ensino interativas e que incentivem o protagonismo discente. Para tanto, esse trabalho objetivou investigar as contribuições das tecnologias digitais nas práticas dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, durante a formação continuada utilizando a metodologia Sequência Fedathi, no planejamento das sequências didáticas e na execução do momento formativo. Os aspectos teóricos metodológicos recorreram a abordagem qualitativa, a pesquisa bibliográfica e com sete professores respondentes da atividade solicitada na sala de aula virtual. A investigação constatou que os docentes tendem a valorizar o espaço em que os estudantes aprendem Matemática através de histórias, utilizando objetos e estratégias no intuito de vivenciar diversas situações problemas relacionando com a sua realidade sendo possível utilizar as tecnologias em sala de aula, como inovação pedagógica, vinculadas ao trabalho do docente, pois a inovação requer do professor atitudes e criatividades que possibilitarão modificar os processos de ensino gerando aprendizagens.
Palavras-chave: Ensino Remoto; Formação de Professor; Tecnologias Digitais.
Abstract
With the advent of digital technologies in school spaces, especially Mathematics classes have been changing, requiring interactive teaching practices that encourage student protagonism. To this end, this work aimed to investigate the contributions of digital technologies in the practices of teachers who teach Mathematics in the early years of elementary school, during continuing education using the Fedathi Sequence methodology, in the planning of didactic sequences and in the execution of the formative moment. The theoretical and methodological aspects used a qualitative approach, bibliographical research and seven teachers responding to the activity requested in the virtual classroom. The investigation have found that teachers tend to value the space in which students learn Mathematics through stories, using objects and strategies in order to experience different problematic situations, relating to their reality, making it possible to use technologies in the classroom, as a pedagogical innovation, linked to the teacher's work, as innovation requires attitudes and creativity from the teacher that will make it possible to modify teaching processes, generating learning.
Keywords: Remote Learning; Teacher Training; Digital Technologies.
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