Avanços e Desafios da Educação em Química Verde (EQV) no Brasil: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Advances and Challenges of Green Chemistry Education (GCE) in Brazil: A Systematic Review of the Literature

Autores

Palavras-chave:

Avanços, Desafios, Química Verde

Resumo

No Brasil, o uso pedagógico de temas envolvendo ações para a preservação do meio ambiente tem se intensificado cada vez mais na Educação Básica. Desse modo, este estudo objetivou analisar materiais bibliográficos acerca da Educação em Química Verde (EQV) produzidos durante a etapa da Educação Básica no Brasil entre os anos de 2012 e 2022, a fim de retratar nessa área os avanços alcançados e os desafios enfrentados. Para isso, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) exploratória de abordagem qualitativa. A seleção de produções científicas foi apoiada em critérios de inclusão e exclusão preestabelecidos. A avaliação dos materiais ocorreu conforme a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados deste ensaio expuseram reflexões sobre a EQV, a partir dos 10 estudos selecionados, em três eixos de avanços e desafios: a experimentação, a ruptura das especializações do conhecimento químico e a formação inicial dos professores de Química.

Palavras-chave: Avanços; Desafios; Química Verde.

 

Abstract

In Brazil, there has been a significant increase of the pedagogical use of themes involving environmental preservation in Basic Education. Thus, this study aims to analyze bibliographic materials about Green Chemistry Education (GCE) produced during the Basic Education stage in Brazil between the years 2012 and 2022, in order to portray the advances achieved and the challenges faced in this area. To this end, an exploratory Systematic Literature Review (SLR) with a qualitative approach was carried out. The selection of scientific productions was supported by pre-established inclusion and exclusion criteria. The materials were evaluated according to Bardin's Content Analysis technique (2016). The results of this essay exposed reflections on GCE, based on the 10 selected studies, interspersed in three axes of advances and challenges: experimentation, the rupture of specializations in chemical knowledge, and the initial training of Chemistry teachers.

Keywords: Advances; Challenges; Green Chemistry.

 

 

 

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Biografia do Autor

João Guilherme Nunes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Ensino de Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Especialista em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Graduado em Química (Licenciatura) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). E-mail: joaoglh@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1210-0247

 

Maria Lair Sabóia de Oliveira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE)

Doutora em Ciências na área de Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharela em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Docente da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). E-mail: maria.lair@ifsertao-pe.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7824-8108

Caroline de Goes Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Química pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Química (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET/CE). Docente Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Docente do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e do Doutorado Acadêmico em Ensino do Instituto Federal do Ceará (IFCE). E-mail: carolinesampaio@ifce.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3642-234X

 

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Publicado

23/09/2024
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Como Citar

PEREIRA, J. G. N.; LIMA, M. L. S. de O.; SAMPAIO, C. de G. Avanços e Desafios da Educação em Química Verde (EQV) no Brasil: Uma Revisão Sistemática da Literatura: Advances and Challenges of Green Chemistry Education (GCE) in Brazil: A Systematic Review of the Literature . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9101. Acesso em: 26 dez. 2024.