Organização do currículo da educação infantil por campos de experiência: a experiência do Acre

Organization of the early education curriculum by the fields of experience: the Acre experience

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Campos de Experiência, Acre

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar o processo de implantação do Currículo de Referência Único do Acre a partir das determinações legais que o sustentam. Apresentamos um recorte da pesquisa de mestrado que teve como objeto de estudo o currículo para Educação Infantil no município de Rio Branco, Acre. São apresentadas informações colhidas por meio de um grupo focal de professoras e coordenadoras da Educação Infantil.  Realizamos uma pesquisa qualitativa e buscamos contribuições para a presente análise na realização de uma pesquisa com caráter descritivo e bibliográfica exploratória. Nos fundamentamos em autores como Campos; Barbosa (2015), Macedo (2014), Mainardes (2006) e Richter (2015). Como resultados constatamos que a experiência vivida no Acre, em relação ao que deveria ter sido uma participação ampla e democrática das professoras e professores, não foi oportunizada: houve um processo de consulta limitada, alicerçando um modelo de currículo técnico e prescritivo.

Palavras-chave: Educação Infantil; Campos da Experiência; Acre.

 

Abstract:

This article aims to relate the process of implementing the Unique Reference Curriculum of Acre based on the legal determinations it supports. We present an excerpt from the master's research that has as its object of study the Curriculum for Early Childhood Education in the city of Rio Branco, Acre. It should be noted that the information collected were from teachers and coordinators from a focus group of Early Childhood Education. We carried out a qualitative survey and we search contributions to this present analysis on the realization of a research with descriptive and bibliographic exploratory characteristics. We based on authors like Campos; Barbosa (2015), Macedo (2014), Mainardes (2006), Richter (2015). As a result, the experience lived in Acre, in a relation to the fact that it should have been a broad and democratic participation between teachers, it was not opportunized: there was a limited consultation process, establishing a technical and prescriptive curriculum model.

Keywords: Early Childhood Education; Fields of Experience; Acre.

 

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Biografia do Autor

Giane Lucélia Grotti, Universidade Federal do Acre

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná/UFPR (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense/UFF. (2012) Especialista em Metodologia do Ensino Pré-Escolar e Fundamental pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Pedagoga formada pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina/CESULON, atualmente UNIFIL. Professora efetiva desde 2005 da UFAC. Coordenadora do Fórum de Educação Infantil do Estado do Acre -FAEI. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Infantil. Professora do Curso de Pedagogia da UFAC e do Programa de Mestrado em Educação. (MED -UFAC).

Email: giane.grotti@ufac.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1743-5276

 

Rafaelli Norberto Grégio, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2003), especialização em Docência do Ensino Superior (2010) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Acre (2022). Atualmente é professora da Educação Infantil. Tem experiência no Ensino Superior, com ênfase: formação de professores. Didática aplicada e Educação Infantil. Pesquisas e estudos na área da Educação Infantil e Políticas educacionais.

Email: rafaelligregioac@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8460-7931

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

GROTTI, G. L.; NORBERTO GRÉGIO, R. Organização do currículo da educação infantil por campos de experiência: a experiência do Acre: Organization of the early education curriculum by the fields of experience: the Acre experience. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9061. Acesso em: 24 nov. 2024.