Por entre saberes e vivências na Festa das Tribos

Entre conocimientos y experiencias en la Fiesta de las Tribus

Autores

Palavras-chave:

Crianças-brincantes, Festribal, Saberes

Resumo

O referido estudo fez uma análise qualitativa das vivências compartilhadas por 12 (doze) crianças no coração da Amazônia em uma manifestação cultural identificada por Festival das Tribos Indígenas (Festribal) da cidade de Juruti/PA. Uma festa que entrelaça cultura e saberes, na qual as crianças jurutienses, intérpretes deste estudo, vivenciam práticas educativas no compartilhar desses saberes. O objetivo do estudo foi analisar e compreender os saberes vivenciados, assim como os processos educativos adquiridos e compartilhados pelas crianças-brincantes da festa. Para pormenorizar a descrição do objeto que se estava investigando, utilizamos como método de estudo a etnometodologia, associada a elementos etnográficos. Concluímos que os processos educativos também são evidenciados em espaços culturais e que as crianças-brincantes vivenciam, partilham e perpetuam esses saberes com seus pares por meio da sua representatividade na dança.

Palavras-chave: Crianças-brincantes; Festribal; Saberes.

 

Resumen

El citado estudio realizó un análisis cualitativo de las experiencias compartidas por 12 (doce) niños en el corazón de la Amazonía en un evento cultural identificado como Festival de las Tribus Indígenas (Festribal) en la ciudad de Juruti/PA. Una fiesta que entrelaza cultura y saberes, en la que niños jurutienses, intérpretes de este estudio, viven prácticas educativas al compartir estos saberes. El objetivo del estudio fue analizar y comprender los conocimientos vividos, así como los procesos educativos adquiridos y compartidos por los niños jugadores en la fiesta.  Para detallar la descripción del objeto investigado se utilizó como método de estudio la etnometodología, asociada a elementos etnográficos. Concluimos que los procesos educativos también se evidencian en los espacios culturales y que los niños jugadores experimentan, comparten y perpetúan ese conocimiento con sus compañeros a través de su representación en la danza.

Palabras-clave: Niños jugando; Festribal; Conocimiento.

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Biografia do Autor

Jarleane do Socorro Barbosa de Melo dos Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ-UEPA

Mestra em Educação (UEPA); Especialista em Gestão Pública (Unama); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Estácio); Graduada em Pedagogia (Unama); participa de grupos de pesquisas como: CUMA (Culturas e Memórias Amazônicas da Universidade do Estado do Pará) e NUPEIA (Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de Crianças em Diferentes Contextos da Universidade Federal do Pará).

E-mail: jarleanemsantos@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0000.0002-1632-7943

 

Nazaré Cristina Carvalho, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ-UEPA

Doutorado em Educação Física e Cultura (UGF), Estágio Pós-Doutoral (PUC/RJ), Mestrado em Educação (UNIMEP/SP), Professora adjunta da Universidade do Estado do Pará, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UEPA; vice-líder do Grupo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas.

 E-mail: n_cris@uol.com.br     ORCID: http://orcid.org/0000.0001-8417-3504

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

BARBOSA DE MELO DOS SANTOS, J. do S.; CARVALHO, N. C. Por entre saberes e vivências na Festa das Tribos: Entre conocimientos y experiencias en la Fiesta de las Tribus. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9055. Acesso em: 26 dez. 2024.