Você Brincou lá fora hoje? O olhar das professoras sobre os ambientes externos de uma instituição de Educação Infantil
Did you play outside today? The teachers’ perspective on the external environments of an Early Childhood Education institution
Palavras-chave:
Ambientes externos, Educação infantil, Prática DocenteResumo
Este estudo apresenta ressonâncias de uma pesquisa de Mestrado em Educação, em uma unidade educacional de Educação Infantil, cujo objetivo se ocupou em analisar aspectos gerais sobre o uso dos seus ambientes externos a partir do olhar das professoras. A amostra foi composta por doze professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil de Araucária, região metropolitana de Curitiba, estado do Paraná. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário on-line. A análise se deu a partir de três núcleos de significação. Os resultados revelaram que os ambientes externos oferecem condições para práticas cotidianas. Embora sejam gigantescas as potencialidades nestes ambientes, por vezes são desperdiçadas experiências e o contato com a natureza. Um espaço só se torna ambiente com as interações que ali ocorrem.
Palavras-chave: Ambientes externos; Educação Infantil; Prática docente.
Abstract
This study presents resonances from a Master's degree research in an Early Childhood Education educational unit, whose objective was to analyze general aspects about the use of its external environments from the teachers' perspective. The sample was made up of twelve teachers from a public Early Childhood Education Center in Araucária, metropolitan region of Curitiba, state of Paraná. Data collection was carried out online using a questionnaire. The analysis was based on three meaning nucleus. The results revealed that external environments provide conditions for everyday practices. Although the potential in these environments is enormous, experiences and contact with nature are sometimes wasted. A space only becomes an environment with the interactions that occur there.
Keywords: External environments; Early Childhood Education; Teaching practice.
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