Direito à educação das crianças do campo: Educação Infantil nas classes multisseriadas no município de Humaitá – Amazonas

Right to education for rural children: Early Childhood Education in multigrade classes in the municipality of Humaitá – Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Direito, Educação Infantil do Campo, Multisseriado

Resumo

O direito à educação das crianças é garantido por lei de acordo com a Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei no 9.394/1996). No contexto amazônico, devido a sua extensão territorial, a organização do ensino por meio das classes multisseriadas com agrupamentos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental ocorrem, o que vai contra o que diz a Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é evidenciar a organização da Educação Infantil nas turmas multisseriadas localizadas no município de Humaitá, Amazonas. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo descritiva, com análise de dados recolhidos na Secretaria Municipal de Educação de Humaitá. Após a análise, identificou-se que a oferta de Educação Infantil no campo humaitaense é predominantemente multisseriada, tendo 35 escolas que agrupam Educação Infantil com Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Direito; Educação Infantil do Campo; Multisseriado.

 

Abstract

Children’s right to education is guaranteed by law in accordance with the Federal Constitution of 1988 and the Guidelines and Framework Law (Law no. 9,394/1996). In the Amazonian context, due to its territorial extension, the organization of teaching through multigrade classes with groups of Early Childhood Education and Elementary Education occurs, which goes against what Resolution no. 2, of April 28, 2008, says. In this sense, the objective of this paper is to highlight the organization of Early Childhood Education in multigrade classes located in the municipality of Humaitá, Amazonas, Brazil. This is qualitative, descriptive research, with analysis of data collected at the Humaitá Municipal Department of Education. After the analysis, it was identified that the provision of Early Childhood Education in the rural area of Humaitá is predominantly multigrade, with 35 schools that combine Early Childhood Education with the first grades of Elementary Education.

Keywords: Right; Early Childhood Education in the rural area; Multigrade.

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Biografia do Autor

Camila Jheovana Almeida Ferreira , Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Santo André (FASA). Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Humaitá. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Ufam. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (Gpedin). Desenvolve estudos sobre a educação do campo e a prática pedagógica no contexto multisseriado. E-mail: myllah-jheovana@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0006-4383-2108

Elen Mara da Silva Neves, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Alfabetização e Linguagem pela Faculdade São Braz. Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Humaitá. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (Gpedin). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Humanidade (PPGECH) da Ufam. Desenvolve pesquisas sobre as infâncias no/do campo. E-mail: eleneves19@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-4336-5126

Zilda Gláucia Elias Franco, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) da Ufam. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil (Gpedin) e participa da Rede de Pesquisas Infâncias e Crianças da Amazônia (SAMAÚMA). E-mail: zildaglaucia@ufam.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1654-7102

 

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Publicado

04/08/2024
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Como Citar

ALMEIDA FERREIRA , C. J.; DA SILVA NEVES, E. M.; ELIAS FRANCO, Z. G. Direito à educação das crianças do campo: Educação Infantil nas classes multisseriadas no município de Humaitá – Amazonas : Right to education for rural children: Early Childhood Education in multigrade classes in the municipality of Humaitá – Amazonas. Revista Cocar, [S. l.], n. 25, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9036. Acesso em: 25 ago. 2024.