Identidades culturais e a ludicidade na alfabetização de crianças na Amazônia amapaense: o corrupio e a pupunha
Cultural identities and playfulness in children's literacy in the Amapá Amazon: the corrupio and the peach palm
Palavras-chave:
Ludicidade; Alfabetização; Identidade CulturalResumo
Este estudo busca responder de que forma a diversidade cultural é desenvolvida no processo de alfabetização de crianças, no sentido de promover uma educação crítica e libertária. Com o objetivo de investigar o papel mediador da ludicidade no desenvolvimento de identidades culturais de crianças na alfabetização, foi realizado um estudo de caso etnográfico na Escola Estadual Araçary Corrêa Alves, na Amazônia Amapaense. Os colaboradores da pesquisa foram 1 professor e 20 alunos de 2º ano do Ensino Fundamental Anos iniciais. Os resultados revelam que a ludicidade na alfabetização não apenas oferece diversão, mas aproxima as crianças das suas raízes culturais, envolve-as ativamente no processo de descoberta e construção do conhecimento e torna a educação mais autêntica e transformadora.
Palavras-chave: Ludicidade; Alfabetização; Identidade Cultural
Abstract
This study seeks to answer how cultural diversity is developed in the children's literacy process, in order to promote a critical and libertarian education. With the aim of investigating the mediating role of playfulness in the development of children's cultural identities in literacy, an ethnographic case study was carried out at the Araçary Corrêa Alves State School, in the Amapá Amazon. The research collaborators were 1 teacher and 20 2nd year elementary school students. The results reveal that playfulness in literacy not only offers fun, but also brings children closer to their cultural roots, actively involves them in the process of discovering and building knowledge and makes education more authentic and transformative.
Keywords: Playfulness; Literacy; Cultural Identity
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