Uma análise do paradigma da educação inclusiva e as barreiras de natureza ideológica
Un análisis del paradigma de la educación inclusiva y las barreras ideológicas
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Pessoa com deficiência, NeoliberalismoResumo
Diante do panorama desafiador que é implementar as propostas de uma educação inclusiva em uma sociedade estruturalmente desigual, faz-se necessário compreender quais os entraves que hoje dificultam a adesão desse novo paradigma educacional. Ante o exposto, o objetivo deste artigo é fazer uma análise do paradigma da educação inclusiva a partir de uma perspectiva crítico-social, no sentido de evidenciar barreiras de natureza ideológica que se opõem a este paradigma. Partimos do pressuposto de que as barreiras que estão na superficialidade do contexto socioeducacional são facilmente identificadas, no entanto, existem outras que só se revelam a partir de um olhar mais crítico e reflexivo, não só para o que ocorre no âmbito escolar, mas para sociedade e seu contexto socioeconômico, a qual tem se mostrado cada vez mais influente ao que ocorre na escola.
Palavras-chave: Educação Inclusiva; Pessoa com Deficiência; Neoliberalismo.
Resumen
Ante el desafiante escenario de implementar las propuestas de educación inclusiva en una sociedad estructuralmente desigual, es necesario comprender los obstáculos que actualmente dificultan la adhesión de este nuevo paradigma educativo. En vista de lo anterior, el objetivo de este artículo es analizar el paradigma de la educación inclusiva desde una perspectiva crítico-social, con el fin de poner de manifiesto las barreras de carácter ideológico que se oponen a este paradigma. Partimos del supuesto de que las barreras que se encuentran en la superficialidad del contexto socioeducativo son fácilmente identificables, sin embargo, existen otras que solo se revelan desde una mirada más crítica y reflexiva, no solo por lo que sucede en el ámbito escolar, sino por la sociedad y su contexto socioeconómico, que ha sido cada vez más influyente en lo que sucede en la escuela.
Palabras clave: Educación inclusiva; Persona con Discapacidad; Neoliberalismo.
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