Uma análise do paradigma da educação inclusiva e as barreiras de natureza ideológica

Un análisis del paradigma de la educación inclusiva y las barreras ideológicas

Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Pessoa com deficiência, Neoliberalismo

Resumo

Diante do panorama desafiador que é implementar as propostas de uma educação inclusiva em uma sociedade estruturalmente desigual, faz-se necessário compreender quais os entraves que hoje dificultam a adesão desse novo paradigma educacional. Ante o exposto, o objetivo deste artigo é fazer uma análise do paradigma da educação inclusiva a partir de uma perspectiva crítico-social, no sentido de evidenciar barreiras de natureza ideológica que se opõem a este paradigma. Partimos do pressuposto de que as barreiras que estão na superficialidade do contexto socioeducacional são facilmente identificadas, no entanto, existem outras que só se revelam a partir de um olhar mais crítico e reflexivo, não só para o que ocorre no âmbito escolar, mas para sociedade e seu contexto socioeconômico, a qual tem se mostrado cada vez mais influente ao que ocorre na escola.

Palavras-chave: Educação Inclusiva; Pessoa com Deficiência; Neoliberalismo.  

 

Resumen

Ante el desafiante escenario de implementar las propuestas de educación inclusiva en una sociedad estructuralmente desigual, es necesario comprender los obstáculos que actualmente dificultan la adhesión de este nuevo paradigma educativo. En vista de lo anterior, el objetivo de este artículo es analizar el paradigma de la educación inclusiva desde una perspectiva crítico-social, con el fin de poner de manifiesto las barreras de carácter ideológico que se oponen a este paradigma. Partimos del supuesto de que las barreras que se encuentran en la superficialidad del contexto socioeducativo son fácilmente identificables, sin embargo, existen otras que solo se revelan desde una mirada más crítica y reflexiva, no solo por lo que sucede en el ámbito escolar, sino por la sociedad y su contexto socioeconómico, que ha sido cada vez más influyente en lo que sucede en la escuela.

Palabras clave: Educación inclusiva; Persona con Discapacidad; Neoliberalismo. 

 

 

 

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Biografia do Autor

Rodrigo Ribeiro dos Santos, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Mestre em Educação de Jovens e Adultos pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos - MPEJA/UNEB. Professor da Rede Pública Municipal de Salvador e da Rede Estadual da Bahia.

E-mail: profrodrigoribeiroef@gmail.com.  Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-8041-1827.

 

Patrícia Carla da Hora Correia, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UFBA. Mestre em Educação Especial pelo Centro de Referência Latino-Americano de Educação Especial - CELLAEE-CUBA/ UEFS-BRA-SIL. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos – MPEJA/UNEB.

E-mail: phora@uneb.br.  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-8041-1827.

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Publicado

26/12/2024
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Como Citar

RIBEIRO DOS SANTOS, R.; CARLA DA HORA CORREIA, P. Uma análise do paradigma da educação inclusiva e as barreiras de natureza ideológica: Un análisis del paradigma de la educación inclusiva y las barreras ideológicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8963. Acesso em: 21 jan. 2025.