Traçando linhas, construindo história: de onde vem a residência pedagógica?

Tracing lines, building history: where does the pedagogical residency come from?

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Imersão docente, Profissionalização

Resumo

É importante pensar, discutir e analisar projetos e políticas que atravessam a formação inicial com objetivo de trazer mudanças ou como possibilidade de articulação entre teoria-prática ao longo da formação. Logo, este artigo objetiva traçar uma linha histórica sobre a construção do termo Residência Pedagógica (RP): sua origem, derivações e concepções teóricas e práticas para formação de professores no Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Encontramos 3 Projetos de Lei (PL) e identificamos 11 experiências de RP, das quais 4 foram analisadas. Notamos nos PL uma fundamentação insipiente sobre a perspectiva histórica da formação de professores. Evidenciamos também nas ideias de RP implementadas no Brasil ao longo dos últimos anos, seus objetivos e implicações como espaço de articulação da relação teoria-prática e da profissionalização docente. 

Palavras-chave: Formação docente; Imersão docente; Profissionalidade.

 

Abstract

It is important to think about, discuss and analyze projects and policies that cross initial teacher training with the aim of bringing about change or as a possibility of linking theory and practice throughout training. Therefore, this article aims to trace a historical line on the construction of the term Pedagogical Residency (PR): it is origin, derivations and theoretical and practical conceptions for teacher training in Brazil. To this end, we carried out exploratory qualitative research. We found 3 Bills of Law (PL) and identified 11 PR experiences, 4 of which were analyzed. In the Bills of Law, we noticed an insipient foundation on the historical perspective of teacher training. We also found in the PR ideas implemented in Brazil over the last few years, their objectives and implications as a space for articulating the theory-practice relationship and teacher professionalization.

Keywords: Teacher training; Teacher immersion; Professionalism.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manuel Bandeira dos Santos Neto, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação UERN, UFERSA e IFRN. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) - Universidade Estadual do Ceará (UECE), Quixadá, Ceará, Brasil. E-mail: manuel.bandeira@uece.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2933-5560.

Monica Lopes Folena Araújo, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco onde atua no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) e no Doutorado em Ensino (Rede Nordeste de Ensino), Recife, Pernambuco, Brasil.

E-mail: monica.folena@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0688-9782.

 

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado nº 227. Brasília: Senado Federal, 2007.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado nº 284. Brasília: Senado Federal, 2012.

BRASIL. Diário do Senado Federal. Emenda n° 1 ao Projeto de Lei do Senado nº 284/2012. Brasília: Senado Federal, 2014a.

BRASIL. Parecer nº 336/2014. Brasília: Senado Federal, 2014b.

BRASIL. Projeto de Lei do Senado nº 06. Brasília: Senado Federal, 2014c.

BRZEZINSKI, I. A inserção de professores iniciantes nos sistemas educacionais da educação básica: pontos e contrapontos da residência pedagógica. In: SOUZA, F. D. Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. Curitiba: UTFRP editora, 2016, p. 10 – 33.

FARIA, J. B. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: Experiências de formação de sujeitos em imersão docente. 2018. 386f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação / UFMG – Belo Horizonte, 2018.

FARIAS, I. M. S. de; CAVALCANTE, M. M. S.; GONÇALVES, M. T. L. Residência pedagógica: entre convergências e disputas no campo da formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, dez. 2020.

FARIAS, J. B.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Residência pedagógica: afinal, o que é isso? Rev. Educ. Públ. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 333-356, maio/ago. 2019.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MARQUES, J.; MARTINS, A. S. R.; MATTOS, F. R. P. O programa de residência docente do colégio Pedro II: histórico e perspectivas. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 13, n. 25, set./dez. 2020.

NÓVOA, A. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 11-20, jan./jun. 1999. PEREIRA, M. R. A.; BISPO, M.; ANACLETO, U. C. (Orgs.). Residência pedagógica: pesquisa, formação e competências docentes. Campinas – SP: Pontes Editora, 2020.

POLADIAN, M. L.P. Estudos sobre o Programa Residência Pedagógica na UNIFESP: uma aproximação entre Universidade e Escola na formação de professores. 2014, 110 f. Tese (Doutorado) – Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.

RICCI, C. S. Juntar saber com saber: reflexões sobre o programa residência docente. Atos de pesquisa em educação. v.10, n.1, jan. – abr., 2015.

RICCI, C. S.; BRAGA, S. M.; COSTA, T. M. L. Residência docente no centro pedagógico da ufmg: o fazer docente como objeto de reflexão. Rev. Formação docente, vol 13, n. 25, set. – dez., Belo Horizonte, 2020.

SANT´ANNA, N.F.P; MATTOS, F.R.P; COSTA, C.S. Formação continuada de professores a experiência do programa residência docente no colégio Pedro II. Belo Horizonte. Educação em Revistas, v.3, n.04, out.-dez., 2015.

SILVA, F. C. Contribuições do programa residência pedagógica na formação de professores da educação básica. 2020a. 121 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino) Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – Universidade Estadual do Ceará, Quixadá, 2020.

SILVA, F. M. Residência docente em ensino de ciências. 2020b. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Acadêmico do Agreste – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

SILVA, K. A. C. P.; CRUZ, S. P. A Residência Pedagôgica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação. v. 27, n. 2, mai./ago, 2018.

SILVESTRE, M.A. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

SILVESTRE, M. A.; VALENTE, W. R. Professores em residência pedagógica: estágio para ensinar matemática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SOBREIRA, J. L. B. Desafios para uma formação inicial qualificada dos profissionais da educação sobre a prática do ensino: um estudo sobre o Projeto de Lei de Residência Pedagógica. 2010. 186f. Dissertação de Mestrado – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

UNIFESP. Projeto pedagógico do curso de pedagogia. São Paulo, 2017.

UNIFESP. Projeto pedagógico do curso de pedagogia. São Paulo, 2020.

Downloads

Publicado

09/10/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 180
  • pdf downloads: 47

Como Citar

SANTOS NETO, M. B. dos; ARAÚJO, M. L. F. Traçando linhas, construindo história: de onde vem a residência pedagógica? Tracing lines, building history: where does the pedagogical residency come from?. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8912. Acesso em: 22 dez. 2024.