A Universidade do Ar: a primazia na iniciativa de educar por meio de programas radiofônicos no Brasil na década de 1940
The University of the Air: the primacy of education through radio programs in Brazil in the 1940s
Palavras-chave:
Educação à Distância, História da Educação, Programa de rádio, Universidade do ArResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar o programa radiofônico “Universidade do Ar”, transmitido no Brasil de 1941 a 1943, inaugurando uma série de projetos de educação, via rádio, que aconteceriam anos depois. Ia ao ar todos os dias, pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que cobria com suas ondas sonoras todo o território nacional. O curso foi uma iniciativa do governo ditador de Getúlio Vargas, durante o período chamado “Estado Novo”, e surgiu na efervescência das reivindicações e dos debates promovidos pelos Escolanovistas. A Universidade do Ar pode também ser contextualizada nos cenários de pós-modernismo e corolário do Manifesto dos Pioneiros da Educação, considerando que a educação foi um dos grandes temas de uma época em que intelectuais firmaram entendimento que o analfabetismo configurava o principal impedimento ao desenvolvimento nacional.
Palavras-chave: Educação à Distância; História da Educação; Programa de rádio; Universidade do Ar.
Abstract
The aim of this article is to analyze the radio program "University of the Air", which was broadcast in Brazil from 1941 to 1943 and inaugurated a series of radio education projects that would follow in the subsequent years. It was broadcast daily on Rio de Janeiro's Rádio Nacional, reaching the entire national territory. The course was an initiative of the dictatorial government of Getúlio Vargas, during the so-called "The New State" period, and emerged in the effervescence of the demands and debates promoted by the Escolanovistas. The University of the Air can also be contextualized in the post-modernist and corollary scenarios of the Manifesto of the Pioneers of Education, considering that education was one of the major themes at a time when intellectuals understood that illiteracy was the main impediment to national development.
Keywords: Distance Education; History of Education; Radio program; University of the air.
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