O carnaval e a produção de masculinidades: aspectos currículo-pedagógicos das baterias de escolas de samba na fronteira Brasil-Bolívia

Carnival and the production of masculinities: curriculum-pedagogical aspects of samba school drums on the Brazil-Bolivia border

Autores

Palavras-chave:

Carnaval, Fronteira, Masculinidade

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar aspectos currículo-pedagógicos das masculinidades de homens ritmistas nas baterias de escolas de samba do Carnaval de Corumbá (MS). Optou-se por pesquisa qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com sete homens ligados às baterias de escolas de samba. Realizou-se etnografia digital em plataformas jornalísticas e em canais no YouTube. A perspectiva teórica adotada foi a pós-crítica em Educação. Os resultados apontam para a importância do Carnaval no que se refere à diferenciação entre brasileiros e bolivianos, como o primeiro sendo “mais alegre”. A produção das masculinidades envolve próteses e performances de gênero que são ensinadas e aprendidas com dedicação e disciplina, tendo como principais elementos os instrumentos “de homens” (maiores e mais pesados) e as fantasias “masculinas” (militares e profissionais respeitáveis).

Palavras-chave: Carnaval; Fronteira; Masculinidade.  

 

Abstract

The objective of this article is to investigate curriculum-pedagogical aspects of the masculinities of male rhythmists in the drums of samba schools during Carnival in Corumbá (MS). We opted for qualitative research, involving semi-structured interviews with seven men linked to samba school drums. Digital ethnography was carried out on journalistic platforms and YouTube channels. The theoretical perspective adopted was post-critical in Education. The results point to the importance of Carnival in terms of the differentiation between Brazilians and Bolivians, with the former being “more joyful”. The production of masculinities involves prosthetics and gender performances that are taught and learned with dedication and discipline, with the main elements being “men’s” instruments (bigger and heavier) and “masculine” costumes (military and respectable professionals).

Keywords: Carnival; Border; Masculinty.

 

 

 

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Biografia do Autor

Rener de Melo Helena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E-mail: rener.melo@ufms.br ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7892-9563

Tiago Duque, UFMS

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FACH/UFMS). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: tiago.duque@ufms.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1831-0915

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26/08/2024
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Como Citar

HELENA, R. de M.; DUQUE, T. O carnaval e a produção de masculinidades: aspectos currículo-pedagógicos das baterias de escolas de samba na fronteira Brasil-Bolívia: Carnival and the production of masculinities: curriculum-pedagogical aspects of samba school drums on the Brazil-Bolivia border . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8836. Acesso em: 1 set. 2024.