Cor/raça e deficiências: um estudo dos registros de matrículas em Mato Grosso do Sul

Color/race and disabilities: a records study of enrollment in Mato Grosso do Sul

Autores

Palavras-chave:

Educação básica, Pessoa com deficiência, Característica étnico-racial

Resumo

Fundamentando-se na teoria histórico-cultural, este estudo tem por objetivo analisar como se constituem as matrículas da educação básica em Mato Grosso do Sul, a partir das informações sobre cor/raça e tipo de deficiência descritos no Censo Escolar (2019-2022). Com base nas Sinopses Estatísticas da Educação Básica e microdados, os resultados apontaram que o número de estudantes brancos com deficiência foi o mais expressivo no intervalo pesquisado (2019-2022), seguido das matrículas de estudantes pardos, indígenas, pretos e amarelos. Além disso, enquanto as matrículas de estudantes brancos aumentaram durante a pandemia de Covid-19, as de estudantes pretos demonstraram uma curva descendente. A sala de aula tem se tornado mais heterogênea, porém, precisa avançar na organização das condições de acessibilidade que favoreçam os processos de escolarização no quotidiano da sala de aula.

Palavras-chave: Educação básica; Pessoa com deficiência; Característica étnico-racial.

 

Abstract

Based on historical-cultural theory, this study aims to analyze how basic education enrollments are constituted in Mato Grosso do Sul, issued from color/race’s information and type of disability described in the School Census (2019-2022). Based on the Statistical Synopses of Basic Education and microdata, the results showed that the number of white students with disabilities was the most significant in the period researched (2019-2022), followed by the enrollment of brown, indigenous, black and yellow students. Furthermore, while white students' enrollments increased during the pandemic Covid-19, black students' enrollments have developed a downward curve. The classroom has become more heterogeneous, despite, it needs to forge ahead in the organization of accessibility conditions that favor the schooling processes in the daily classroom. 

Keywords: Basic Education; Person with disability; Ethnic-racial characteristic. 

 

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Biografia do Autor

Daniel Mendes da Silva Filho, UFMS

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS), Campo Grande – Mato Grosso do Sul – Brasil. Professor da Educação Básica nos municípios de Corumbá e Ladário, MS. 

E-mail: prof.danielmendes2016@gmail.com.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9460-1103.

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo – Brasil. Professora titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordena o grupo de pesquisa Desenvolvimento Humano e Educação Especial - CNPQ. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7937-4448.

E-mail: alexandra.anache@ufms.br.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7937-4448.

 

Eladio Sebastián Heredero, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – (UFMS)

Doutor pela Universidade de Alcalá (Espanha). Professor visitante estrangeiro do PPGEDU/FAED da UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa GEPPEI-RI.

E-mail: eladio.sebastian@gmail.com.

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0293-4395.

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Publicado

30/11/2024
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Como Citar

MENDES DA SILVA FILHO, D.; AYACH ANACHE, A.; SEBASTIÁN HEREDERO, E. Cor/raça e deficiências: um estudo dos registros de matrículas em Mato Grosso do Sul : Color/race and disabilities: a records study of enrollment in Mato Grosso do Sul. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8800. Acesso em: 26 dez. 2024.