Cor/raça e deficiências: um estudo dos registros de matrículas em Mato Grosso do Sul
Color/race and disabilities: a records study of enrollment in Mato Grosso do Sul
Palavras-chave:
Educação básica, Pessoa com deficiência, Característica étnico-racialResumo
Fundamentando-se na teoria histórico-cultural, este estudo tem por objetivo analisar como se constituem as matrículas da educação básica em Mato Grosso do Sul, a partir das informações sobre cor/raça e tipo de deficiência descritos no Censo Escolar (2019-2022). Com base nas Sinopses Estatísticas da Educação Básica e microdados, os resultados apontaram que o número de estudantes brancos com deficiência foi o mais expressivo no intervalo pesquisado (2019-2022), seguido das matrículas de estudantes pardos, indígenas, pretos e amarelos. Além disso, enquanto as matrículas de estudantes brancos aumentaram durante a pandemia de Covid-19, as de estudantes pretos demonstraram uma curva descendente. A sala de aula tem se tornado mais heterogênea, porém, precisa avançar na organização das condições de acessibilidade que favoreçam os processos de escolarização no quotidiano da sala de aula.
Palavras-chave: Educação básica; Pessoa com deficiência; Característica étnico-racial.
Abstract
Based on historical-cultural theory, this study aims to analyze how basic education enrollments are constituted in Mato Grosso do Sul, issued from color/race’s information and type of disability described in the School Census (2019-2022). Based on the Statistical Synopses of Basic Education and microdata, the results showed that the number of white students with disabilities was the most significant in the period researched (2019-2022), followed by the enrollment of brown, indigenous, black and yellow students. Furthermore, while white students' enrollments increased during the pandemic Covid-19, black students' enrollments have developed a downward curve. The classroom has become more heterogeneous, despite, it needs to forge ahead in the organization of accessibility conditions that favor the schooling processes in the daily classroom.
Keywords: Basic Education; Person with disability; Ethnic-racial characteristic.
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