Caminhos da Educação Intercultural na Europa e no Brasil: especificidades e diálogos possíveis

Caminos de la Educación Intercultural en Europa y en Brasil: especificidades y diálogos posibles

Autores

Palavras-chave:

Educação Intercultural; Migrações; (De)Colonialidade.

Resumo

A partir de uma abordagem bibliográfica, o artigo delineia os caminhos específicos percorridos pela Educação Intercultural na Europa e no Brasil com o objetivo de promover diálogos. Em particular, depois da introdução, são apresentados as origens e os desafios atuais da Educação Intercultural na Europa. Em seguida são discutidas as três principais referências político-teóricas da Educação Intercultural no Brasil. Finalmente, são evidenciadas as principais contribuições que a literatura científica e o debate político interculturais amadurecidos na Europa e no Brasil podem oferecer reciprocamente, tendo em vista a consolidação do horizonte intercultural. Nas considerações finais são retomados brevemente os pontos centrais da argumentação.

Palavras-chave: Educação Intercultural; Migrações; (De)Colonialidade. 

 

Resumen

A partir de un enfoque bibliográfico, el artículo delinea los caminos específicos recorridos por la Educación Intercultural en Europa y en Brasil, con el objetivo de promover diálogos. En particular, tras la introducción, se presentan los orígenes y desafíos actuales de la Educación Intercultural en Europa. A continuación, se discuten los tres principales referentes político-teóricos de la Educación Intercultural en Brasil. Finalmente, se destacan los principales aportes que la literatura científica y el debate político interculturales desarrollados en Europa y en Brasil pueden ofrecer recíprocamente, con vistas a consolidar el horizonte intercultural. En las consideraciones finales, se revisan brevemente los puntos centrales del argumento.

Palabras clave: Educación Intercultural; Migraciones; (De)Colonialidad.

 

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Biografia do Autor

Mariateresa Muraca, Universidade Federal do Pará

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Ciências da Profissionalidade Educativa pela Università di Perugia, Itália (2007); mestrado em Educação Permanente pela Università di Bologna, Itália (2010); doutorado em Ciências da Educação e da Formação Continua pela Università di Verona, Itália, em co-tutela com a Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2015). Realizou um pós-doutorado na Università di Verona (2016-2017) e um pós-doutorado na Universidade do Estado do Pará, financiando por uma bolsa Jovem Talento do PROCAD-Amazônia da CAPES (2021-2023). É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Gêneros, Feminismos e Interseccionalidade (GEPEGEFI) da UFPA e é integrante de numerosos outros grupos de pesquisa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1031878280995937. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3250-0988.   Email: mariateresa85muraca@gmail.com

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

MURACA, M. Caminhos da Educação Intercultural na Europa e no Brasil: especificidades e diálogos possíveis: Caminos de la Educación Intercultural en Europa y en Brasil: especificidades y diálogos posibles . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8793. Acesso em: 8 dez. 2024.