Caminhos da Educação Intercultural na Europa e no Brasil: especificidades e diálogos possíveis
Caminos de la Educación Intercultural en Europa y en Brasil: especificidades y diálogos posibles
Palavras-chave:
Educação Intercultural; Migrações; (De)Colonialidade.Resumo
A partir de uma abordagem bibliográfica, o artigo delineia os caminhos específicos percorridos pela Educação Intercultural na Europa e no Brasil com o objetivo de promover diálogos. Em particular, depois da introdução, são apresentados as origens e os desafios atuais da Educação Intercultural na Europa. Em seguida são discutidas as três principais referências político-teóricas da Educação Intercultural no Brasil. Finalmente, são evidenciadas as principais contribuições que a literatura científica e o debate político interculturais amadurecidos na Europa e no Brasil podem oferecer reciprocamente, tendo em vista a consolidação do horizonte intercultural. Nas considerações finais são retomados brevemente os pontos centrais da argumentação.
Palavras-chave: Educação Intercultural; Migrações; (De)Colonialidade.
Resumen
A partir de un enfoque bibliográfico, el artículo delinea los caminos específicos recorridos por la Educación Intercultural en Europa y en Brasil, con el objetivo de promover diálogos. En particular, tras la introducción, se presentan los orígenes y desafíos actuales de la Educación Intercultural en Europa. A continuación, se discuten los tres principales referentes político-teóricos de la Educación Intercultural en Brasil. Finalmente, se destacan los principales aportes que la literatura científica y el debate político interculturales desarrollados en Europa y en Brasil pueden ofrecer recíprocamente, con vistas a consolidar el horizonte intercultural. En las consideraciones finales, se revisan brevemente los puntos centrales del argumento.
Palabras clave: Educación Intercultural; Migraciones; (De)Colonialidad.
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