Caminhos da Educação Intercultural na Europa e no Brasil: especificidades e diálogos possíveis

Caminos de la Educación Intercultural en Europa y en Brasil: especificidades y diálogos posibles

Autores

Palavras-chave:

Educação Intercultural; Migrações; (De)Colonialidade.

Resumo

A partir de uma abordagem bibliográfica, o artigo delineia os caminhos específicos percorridos pela Educação Intercultural na Europa e no Brasil com o objetivo de promover diálogos. Em particular, depois da introdução, são apresentados as origens e os desafios atuais da Educação Intercultural na Europa. Em seguida são discutidas as três principais referências político-teóricas da Educação Intercultural no Brasil. Finalmente, são evidenciadas as principais contribuições que a literatura científica e o debate político interculturais amadurecidos na Europa e no Brasil podem oferecer reciprocamente, tendo em vista a consolidação do horizonte intercultural. Nas considerações finais são retomados brevemente os pontos centrais da argumentação.

Palavras-chave: Educação Intercultural; Migrações; (De)Colonialidade. 

 

Resumen

A partir de un enfoque bibliográfico, el artículo delinea los caminos específicos recorridos por la Educación Intercultural en Europa y en Brasil, con el objetivo de promover diálogos. En particular, tras la introducción, se presentan los orígenes y desafíos actuales de la Educación Intercultural en Europa. A continuación, se discuten los tres principales referentes político-teóricos de la Educación Intercultural en Brasil. Finalmente, se destacan los principales aportes que la literatura científica y el debate político interculturales desarrollados en Europa y en Brasil pueden ofrecer recíprocamente, con vistas a consolidar el horizonte intercultural. En las consideraciones finales, se revisan brevemente los puntos centrales del argumento.

Palabras clave: Educación Intercultural; Migraciones; (De)Colonialidad.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariateresa Muraca, Universidade Federal do Pará

Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Ciências da Profissionalidade Educativa pela Università di Perugia, Itália (2007); mestrado em Educação Permanente pela Università di Bologna, Itália (2010); doutorado em Ciências da Educação e da Formação Continua pela Università di Verona, Itália, em co-tutela com a Universidade Federal de Santa Catarina, doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas (2015). Realizou um pós-doutorado na Università di Verona (2016-2017) e um pós-doutorado na Universidade do Estado do Pará, financiando por uma bolsa Jovem Talento do PROCAD-Amazônia da CAPES (2021-2023). É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação, Gêneros, Feminismos e Interseccionalidade (GEPEGEFI) da UFPA e é integrante de numerosos outros grupos de pesquisa. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1031878280995937. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3250-0988.   Email: mariateresa85muraca@gmail.com

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Número de nuevos inmigrantes crece un 24,4% en Brasil en diez años. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/es/geral/noticia/2021-12/numero-de-nuevos-inmigrantes-crece-un-244-en-brasil-en-diez-anos#:~:text=Actualmente%201%2C3%20millones%20de%20inmigrantes%20residen%20en%20Brasil.,2011%2C%20a%2026.500%20en%202020>. Acesso em: 12 maio 2024.

AMBROSINI, Maurizio. Sociologia delle migrazioni. 3a ed. Bologna: Il Mulino, 2020.

BARRIENDOS, Joaquín. La colonialidad del ver. Hacia un nuevo diálogo visual interepistémico. Nómadas, n. 35, out, 2011, p. 13-29.

BAUMANN, Gerd. The Multicultural Riddle. Rethinking National, Ethnic, and Religious Identities. 1a ed. New York and London: Routledge, 1999.

BAUMAN, Zygmunt. Globalization: The Human Consequences. 1a ed. New York: Columbia University Press, 1998.

BERTIN, Giovanni Maria; CONTINI, Maria Grazia. Costruire l’esistenza. Il riscatto della ragione educativa. 1a ed. Roma: Armando, 1983.

BIANCO, Luisa. Movimenti migratori nel Mediterraneo. Le principali rotte e la procedura di protezione internazionale in Italia. In: MURACA, Mariateresa (Org). Conversazioni dal Sud. Pratiche politiche, educative e di cura. Roma: NeP, 2021, p. 173-185.

CANDAU, Vera Maria. Educación Intercultural Crítica: Construyendo caminos. In: WALSH, Catherine (Org). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. 1a ed. Quito: Abya Yala, 2013, p. 145-161.

CANDAU, Vera Maria. Educação Intercultural: entre afirmações e desafios. In: MOREIRA, Antônio Flávio; CANDAU, Vera Maria (Orgs). Currículos, Disciplinas Escolares e Culturas. 1a ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 23-41.

CHRYSSOCHOOU, Xenia. Cultural Diversity: Its Social Psychology. 1a ed. Haboken: Wiley-Blackwell, 2003.

CIMA, Rosanna. Attraverso lo sguardo. Per una pedagogia dell'incontro. 1a ed. Roma: Carocci, 2019.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. 1a ed. Bauru: EDUSC, 1999.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. 1a ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação intercultural e movimentos sociais. Trajetória de pesquisa da Rede Mover. 1a ed. João Pessoa: CCTA, 2017.

FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios educacionais nas fronteiras da democracia: aprender com a reexistência dos povos ancestrais de Abya Yala. Encontros teológicos, n. 3, 2021, p. 639-660.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educar para viver em plenitude. Afluente: Revista de letras e linguística, n. 22, 2023, p. 7-34.

FLEURI, Reinaldo Matias; FLEURI, Lilian Jurkevicz. Learning from Brazilian indigenous peoples: toward a decolonial education. The Australian Journal of Indigenous Education, n. 1, 2018, p. 8-18.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. Tese de Concurso para a Cadeira de História e Educação – Escola de Belas Artes de Pernambuco, Recife, PE, 1959.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 1a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau. Registros de uma experiência em processo. 1a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

FREIRE, Paulo. A pedagogia do oprimido. 17a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 1a ed. São Paulo: Paz e terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 1a ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 1a ed. São Paulo: Paz e terra, 2008.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a Própria História. 1ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2003.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. A África ensinando a gente. Angola, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe. 1ª ed. São Paulo: Paz e terra, 2013.

GIMÉNEZ, Carlos Romero. Interculturalismo. In: MANTOVANI, Giuseppe (Org). Intercultura e mediazione. 1a ed. Roma: Carocci, 2008, p. 156-168.

HANNERZ, Ulf. Cultural Diversity in the Global Ecumene. In: DASGUPTA, Partha; MÄLER, Karl-Göran; VERCELLI, Alessandro (Orgs). The Economics of Transnational Commons. 1a ed. Oxford: Oxford University Press, 1997.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir. A educação como prática da liberdade. 1a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

JÜNEMANN, Annette; SCHERER, Nikolas; FROMM, Nicolas (Orgs). Fortess Europe? Challenges and Failures of Migration and Asylum Policies. 1a ed. New York: Springer, 2017.

JUNGER DA SILVA, Gustavo et al. Refúgio em números. Brasília: Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/Departamento das Migrações, 2023.

LANDER, Edgardo (Org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales perspectivas latino-americanas. 1a ed. Buenos Aires: Clacso.

LANDULFO, Cristiane Maria Lopes. Educazione linguistica in lingua italiana da una prospettiva

decoloniale: uno sguardo alle voci del Sud. In: MURACA, Mariateresa (Org). Conversazioni dal Sud. Pratiche politiche, educative e di cura. Pratiche Roma: NeP, 2021, p. 231-241.

LUGONES, María. (2011), Hacia um feminismo descolonial. La manzana de la discordia, n. 2, 2011, p. 105-119.

LUTZ, Helma (Org). Migration and Domestic Work: A European Perspective on a Global Theme. 1a ed. London: Routledge, 2008.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GOMES, Santiago; GROSFOGUEL, Ramon (Orgs). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. 1a ed. Bogotá: Siglo del Hombre Editores; Universidad Central/Instituto de Estudios Sociales Contemporaneos; Pontificia Universidad Javeriana/Instituto Pensar, 2007, p. 127-168.

MEMMI, Albert. Retrato do colonizado precedido do retrato do colonizador. 1a ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2007.

MIGNOLO, Walter. The geopolitics of knowledge and the colonial difference. South Atlantic Quarterly, n. 101.1, p. 57-96.

MISSING MIGRANTS PROJECT. Migration within the Mediterranean. Disponível em: <https://missingmigrants.iom.int/region/mediterranean>. Acesso em: 12 maio 2024.

MURACA, Mariateresa. Towards a Critical Pedagogy for the Mediterranean Context. The Contribution of Decolonial Thinking and the Epistemologies of the South. Postcolonial Directions in Education, vol. 10, n. 1, 2021a, p. 80-102.

MURACA, Mariateresa. Colonialismo e decolonizzazione negli scritti di Paulo Freire. Encyclopaideia – Journal of Phenomenology and Education. Vol. 25, n. 61, 2021b, p. 81-96.

MURACA, Mariateresa; FLEURI, Reinaldo Matias. La pedagogia interculturale in Brasile. Quaderni di intercultura, no prelo.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. 1a ed. Curitiba: CRV, 2015.

PAGLIARO, Heloísa; AZEVEDO, Marta Maria; SANTOS Ricardo Ventura (Orgs). Demografia dos povos indígenas no Brasil. 1a ed. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005.

PIUSSI, Anna Maria. La sabiduría de quien sabe esquivar la dialéctica entre opresión y libertad. Rizoma freireano-Rhizome freirean, v. 1-2, 2008.

PORTERA, Agostino. Intercultural education in Europe: epistemological and semantic aspects. Intercultural education, vol. 18, n. 6, 2008, p. 481-491.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, eurocentrismo y America Latina. In: LANDER, Edgardo (Org). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciências sociales perspectivas latino-americanas. 1a ed. Buenos Aires: Clacso, 2000, p. 201-245.

SACHS, Wolfgang; SANTARIUS, Tilman. Fair Future. Resource Conflicts, Security and Global Justice. 1a ed. London: Zed Books, 2007.

VILLANO, Paola. Pregiudizi e stereotipi. 1a ed. Roma: Carocci, 2012.

WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad. Perspectivas críticas y políticas. 2009. Trabalho apresetado no XII Congreso da Associacion Internacional pour la Recherche Interculturelle – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2009.

WALSH, Catherine. Introducción. Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine (Org). Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. 1a ed. Quito: Abya Yala, 2013, p. 23-68.

WALSH, Catherine. O pensamento decolonial como instrumento de resistência: diferentes olhares. Conferência de abertura no V Colóquio Internacional Diálogos Sul-Sul e II Congreso Internacional de Pesquisa E Práticas em Educação, Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, 2021.

ZOLETTO, Davide. Dall’intercultura ai contesti eterogenei. 1a ed. Milano: FrancoAngeli, 2012.

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 135
  • pdf downloads: 77

Como Citar

MURACA, M. Caminhos da Educação Intercultural na Europa e no Brasil: especificidades e diálogos possíveis: Caminos de la Educación Intercultural en Europa y en Brasil: especificidades y diálogos posibles . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8793. Acesso em: 26 dez. 2024.