Movimento negro e educação escolar intercultural: luta e resistência na América Latina e no Brasil

Movimiento Negro y Educación Escolar Intercultural: Lucha y Resistencia en América Latina y Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Intercultural, Movimento Negro, América Latina

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a trajetória histórica de luta e de resistência do povo negro em prol da construção de uma educação intercultural na América Latina, especificamente no Brasil. O presente estudo ainda está em andamento e envolveu uma abordagem teórico-metodológica de análise de textos sobre os temas da educação popular, da educação intercultural e do movimento negro. Dividiu-se basicamente em quatro partes: 1) apresenta as raízes indígenas da educação escolar intercultural na América Latina; 2) reflete sobre as razões da invisibilidade do povo negro para a construção dessa educação; 3) analisa sobre o processo de escolarização do povo negro e seus entraves no contexto brasileiro; e, por fim, 4) apresenta a periodização do movimento negro no Brasil e suas contribuições para a construção da educação para as relações étnico-raciais.

Palavras-chave: Educação Escolar Intercultural; Movimento Negro; América Latina.

 

Resumen

El objetivo de este artículo es discutir la trayectoria histórica de la lucha y resistencia de los negros a favor de la construcción de la educación intercultural en América Latina, específicamente en Brasil. Se trata de un estudio aún en curso, con un abordaje teórico-metodológico de análisis de textos sobre los temas de educación popular, educación intercultural y movimiento negro. Se divide básicamente en cuatro partes: 1) presenta las raíces indígenas de la educación escolar intercultural en América Latina; 2) reflexiona sobre las razones de la invisibilidad de los negros en la construcción de esta educación; 3) analiza el proceso de escolarización de los negros y sus obstáculos en el contexto brasileño; y, por último, 4) presenta la periodización del movimiento negro en Brasil y sus contribuciones a la construcción de la educación para las relaciones étnico-raciales.

Palabras clave: Educación Escolar Intercultural; Movimiento Negro; América Latina.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloísa Marinho Cunha, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pelo NIPAM/UFPB. Mestre em Políticas Públicas de Educação em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PGDH/UFPB). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.  E-mail: helo_marinhocunha@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9039-0169

 

Eduardo Jorge Lopes da Silva , Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Sociologia pelo Centro Internacional (UNINTER). Mestre em Educação pela UFPB e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB e professor permanente do PPGE/UFPB, linha de pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA). E-mail: eduardojorgels@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5402-8880

 

Waldeci Ferreira Chagas, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Guarabira. Integra a equipe do NEABI/UEPB/Guarabira. E-mail: waldecifc@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3074-4890 

Referências

AURNHEIMER FILHO, Sérgio P. O crepúsculo da política educacional imperial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Vitória. Anais... Vitória, 2008.

BARROS, SP de. Escravos, libertos, filhos de africanos livres, não livres, pretos, ingênuos: negros nas legislações educacionais do XIX. Educ Pesqui [Internet]. 2016 Jul;42(3):591–605. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9ZhqHKsrZg987cSGqd7SbNg/?lang=pt#. Acesso em: 5 de jul 2023.

BATISTA, Hudson. Educação e diversidade em diferentes contextos/ org. Amilcar Araujo Pereira, Warley da Costa. – 1 ed. – Rio de Janeiro: Pallas, 2015.

BEISIEGEL, C. R. (1974). Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo: Pioneira.

BERNARDINO, Joaze. Ação afirmativa e a rediscussão do mito da democracia racial no Brasil. Estud. afro-asiát., Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, 2002.

BOLETIM M.N.U. SP: 1984 (Agosto).

BRASIL. Decreto n. 1.331 A. Brasília, 1854. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html. Acesso em: 5 jul 2023.

BRASIL. Decreto n. 7.031 A. Brasília, 1878. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-7031-a-6-setembro-1878-548011-publicacaooriginal-62957-pe.html. Acesso em: 6 jul 2023.

CANDAU, V. M. F., & RUSSO, K. (2010). Interculturalidade e educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educacional,10(29), 151-169.

CHAMPLIN, Russel Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Volume 1 A-C. 7. ed. São Paulo, Hagnos, 2004.

COSTA, Ana Luiza de J. O educar-se das classes populares oitocentistas no Rio de Janeiro: entre a escolarização e a experiência. São Paulo, 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, 2012.

CUTI & CORREIA LEITE, (1992). E disse o velho militante. Depoimentos e artigos. São Paulo: Secretaria Municipal de Cultura.

DOMINGUES, P. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007.

FERNANDES, Florestan., (1986). A integração do negro na sociedade de classe. São Paulo: Ática, v. 2.

FLEURI, Reinaldo Matias. Desafios à Educação Intercultural no Brasil. PerCursos, Florianópolis, v. 2, 2007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1490. Acesso em: 10 jan. 2024.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. SP: UNESP, 2000.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, jan./mar. 2006.

GOHN, Maria da Glória. Educação popular na América Latina no novo milênio: impactos do novo paradigma. ETD- Educação Temática Digital, Campinas, v. 4, n. 1, p. 53-77, 2002.

GOMES, Flávio dos Santos. Negros e política. RJ: Jorge Zahar.2005.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. São Paulo: Editora Vozes, 2017.

GONÇALVES, L.A.O.; SILVA, P.B.G. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 15, p. 134-158, set.-dez. 2000.

GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Zahar, 2022 [1982].

HOOKER, J. (2006). Inclusão indígena e exclusão dos afrodescendentes na América Latina. Tempo Social, 18 (2), 89-111.

JARA, O. A educação popular latino-americana: História e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa/CEAAL/ENFOC, 2020.

MEJÍA, Marco Raúl. Posfácio - La Educación Popular: una construcción colectiva desde el sur y desde abajo. In: STRECK, Danilo; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação Popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013.

NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

PAIVA, V., (1987). Educação popular e educação de adultos. 5 ed. São Paulo: Loyola.

PERES, E. T., (1995). “Tempo da Luz”: os cursos noturnos masculinos de instrução primária da biblioteca pelotense (1875-1915). Dissertação de Mestrado. Porto Alegre: UFRGS.

PINEDA, Fabiola Luna Pineda. É hora de sacudir os velhos preconceitos e de construir a terra: sobre a educação intercultural. In: CANDAU, Vera Maria. Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 94- 123. ISBN 978-85-7577-616-2.

PRESTES, A. L. O historiador perante a história oficial. Germinal: marxismo e educação em debate, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 91–96, 2010. DOI: 10.9771/gmed.v2i1.9607. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9607. Acesso em: 14 jul. 2023.

RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SANSONE, L. (1998). Racismo sem etnicidade. Políticas públicas e discriminação racial em perspectiva comparada. Revista Dados, 41(4),751-783.

ZIBECHI, Raul. La escuela-comunidad de Warisata. Opinion, 9 ago 2013. Disponível em: https://www.jornada.com.mx/2013/08/09/opinion/018a1pol. Acesso em: 11 jan 2024.

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 9
  • pdf downloads: 20

Como Citar

CUNHA, H. M.; LOPES DA SILVA , E. J.; CHAGAS, W. F. Movimento negro e educação escolar intercultural: luta e resistência na América Latina e no Brasil: Movimiento Negro y Educación Escolar Intercultural: Lucha y Resistencia en América Latina y Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8770. Acesso em: 1 set. 2024.