Movimento negro e educação escolar intercultural: luta e resistência na América Latina e no Brasil

Movimiento Negro y Educación Escolar Intercultural: Lucha y Resistencia en América Latina y Brasil

Autores

Palavras-chave:

Educação Escolar Intercultural, Movimento Negro, América Latina

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a trajetória histórica de luta e de resistência do povo negro em prol da construção de uma educação intercultural na América Latina, especificamente no Brasil. O presente estudo ainda está em andamento e envolveu uma abordagem teórico-metodológica de análise de textos sobre os temas da educação popular, da educação intercultural e do movimento negro. Dividiu-se basicamente em quatro partes: 1) apresenta as raízes indígenas da educação escolar intercultural na América Latina; 2) reflete sobre as razões da invisibilidade do povo negro para a construção dessa educação; 3) analisa sobre o processo de escolarização do povo negro e seus entraves no contexto brasileiro; e, por fim, 4) apresenta a periodização do movimento negro no Brasil e suas contribuições para a construção da educação para as relações étnico-raciais.

Palavras-chave: Educação Escolar Intercultural; Movimento Negro; América Latina.

 

Resumen

El objetivo de este artículo es discutir la trayectoria histórica de la lucha y resistencia de los negros a favor de la construcción de la educación intercultural en América Latina, específicamente en Brasil. Se trata de un estudio aún en curso, con un abordaje teórico-metodológico de análisis de textos sobre los temas de educación popular, educación intercultural y movimiento negro. Se divide básicamente en cuatro partes: 1) presenta las raíces indígenas de la educación escolar intercultural en América Latina; 2) reflexiona sobre las razones de la invisibilidad de los negros en la construcción de esta educación; 3) analiza el proceso de escolarización de los negros y sus obstáculos en el contexto brasileño; y, por último, 4) presenta la periodización del movimiento negro en Brasil y sus contribuciones a la construcción de la educación para las relaciones étnico-raciales.

Palabras clave: Educación Escolar Intercultural; Movimiento Negro; América Latina.

 

 

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Biografia do Autor

Heloísa Marinho Cunha, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pelo NIPAM/UFPB. Mestre em Políticas Públicas de Educação em Direitos Humanos pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PGDH/UFPB). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB.  E-mail: helo_marinhocunha@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0009-0000-9039-0169

 

Eduardo Jorge Lopes da Silva , Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em Sociologia pelo Centro Internacional (UNINTER). Mestre em Educação pela UFPB e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Associado do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB e professor permanente do PPGE/UFPB, linha de pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos (GEPPEEJA). E-mail: eduardojorgels@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5402-8880

 

Waldeci Ferreira Chagas, Universidade Estadual da Paraíba

Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre e Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Adjunto no Departamento de História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus Guarabira. Integra a equipe do NEABI/UEPB/Guarabira. E-mail: waldecifc@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3074-4890 

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

CUNHA, H. M.; LOPES DA SILVA , E. J.; CHAGAS, W. F. Movimento negro e educação escolar intercultural: luta e resistência na América Latina e no Brasil: Movimiento Negro y Educación Escolar Intercultural: Lucha y Resistencia en América Latina y Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8770. Acesso em: 23 nov. 2024.