Saúde emocional de professores, vida pessoal e profissional durante a pandemia
Emotional health of teachers, personal and professional life during the pandemic
Palavras-chave:
Ensino Básico, Saúde Emocional, Condições do Trabalho DocenteResumo
Objetivou-se descrever e comparar a saúde emocional e a percepção da influência negativa e positiva da pandemia nos contextos escolar, da sala de aula e individual, de professores de ensino infantil e fundamental, durante a pandemia de Covid-19. Participaram 34 professores do ensino infantil e 40 do fundamental. Utilizou-se um formulário eletrônico composto por: a) Questionário de dados sociodemográficos e laborais; b) Inventário “Minha profissão na pandemia”; e c) Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (Dass-21). Realizou-se estatística descritiva e Teste t de Student. Verificou-se maior prevalência de transtornos em professores da Educação Infantil, com predomínio da depressão. A ansiedade predominou no ensino fundamental nos contextos sala de aula e escola.
Palavras-chave: Ensino Básico; Saúde Emocional; Condições do Trabalho Docente.
Abstract:
The aim was to describe and compare emotional health and the perception of the negative and positive influence of the pandemic in school, classroom and personal contexts, of early childhood and elementary school teachers, during the Covid-19 pandemic. Thirty-four elementary school teachers and 40 elementary school teachers participated. An electronic form was used, consisting of: a) Questionnaire with sociodemographic and labor data; b) Inventory “My profession in the pandemic”; and c) Depression, Anxiety and Stress Scale (Dass-21). Descriptive statistics and Student's t-test were performed. There was a higher prevalence of disorders in Early Childhood teachers, with a predominance of depression and predominant anxiety in elementary school in the classroom and school contexts.
Keywords: Elementary Education; Emotional Health; Teaching Working Conditions.
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