Saúde emocional de professores, vida pessoal e profissional durante a pandemia

Emotional health of teachers, personal and professional life during the pandemic

Autores

Palavras-chave:

Ensino Básico, Saúde Emocional, Condições do Trabalho Docente

Resumo

Objetivou-se descrever e comparar a saúde emocional e a percepção da influência negativa e positiva da pandemia nos contextos escolar, da sala de aula e individual, de professores de ensino infantil e fundamental, durante a pandemia de Covid-19. Participaram 34 professores do ensino infantil e 40 do fundamental. Utilizou-se um formulário eletrônico composto por: a) Questionário de dados sociodemográficos e laborais; b) Inventário “Minha profissão na pandemia”; e c) Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (Dass-21). Realizou-se estatística descritiva e Teste t de Student. Verificou-se maior prevalência de transtornos em professores da Educação Infantil, com predomínio da depressão. A ansiedade predominou no ensino fundamental nos contextos sala de aula e escola.

Palavras-chave: Ensino Básico; Saúde Emocional; Condições do Trabalho Docente.

 

 

Abstract:

The aim was to describe and compare emotional health and the perception of the negative and positive influence of the pandemic in school, classroom and personal contexts, of early childhood and elementary school teachers, during the Covid-19 pandemic. Thirty-four elementary school teachers and 40 elementary school teachers participated. An electronic form was used, consisting of: a) Questionnaire with sociodemographic and labor data; b) Inventory “My profession in the pandemic”; and c) Depression, Anxiety and Stress Scale (Dass-21). Descriptive statistics and Student's t-test were performed. There was a higher prevalence of disorders in Early Childhood teachers, with a predominance of depression and predominant anxiety in elementary school in the classroom and school contexts.

Keywords: Elementary Education; Emotional Health; Teaching Working Conditions.

 

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Biografia do Autor

Camila Elidia Messias dos Santos, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (UNIP/Araçatuba). Especialista em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, com ênfase em Transtorno Global do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista (UNESP/Bauru). Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Bauru (2019). Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru), com bolsa CAPES - DS. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq): A inclusão da pessoa com deficiência, TGD/TEA ou superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento da UNESP/Bauru. Membro titular represente discente da pós-graduação da Comissão de Inclusão e Acessibilidade UNESP (quadriênio 2020-2023). Desenvolve estudos na interface Psicologia e Educação, em temáticas relacionadas a Educação Especial e Inclusiva, Psicologia do desenvolvimento, Inclusão escolar, Aprendizagem e ensino e Terapia Cognitivo-Comportamental.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues , Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Psicologia pela Fundação Educacional de Bauru, mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (IP/SP) e livre-docência em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).  É bolsista Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2).   Email: olga.rolim@unesp.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5332-256X

Vera Lucia Messias Fialho Capellini, Universidade Estadual Paulista

Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Titular do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente.

Nilson Rogério da Silva, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Pos-Doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ? USP. Professor Associado junto ao Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual Paulista - Unesp Campus de Marília, Livre-Docência em Terapia Ocupacional em Saúde do Trabalhador, atua nas áreas de Saúde do Trabalhador e Reabilitação Profissional nas seguintes temáticas: terapia ocupacional, educação especial, ergonomia, saúde ocupacional, saúde do trabalhador e prevenção. Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp Campus de Marília ? SP , Linha: Educação Especial. Coordena o Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde e Deficiência Unesp Campus de Marília, credenciado junto ao CNPq e participa do Grupo de estudos e pesquisas na Análise do Comportamento Aplicada e Habilidades Sociais - GEPEACAHS da Universidade Estadual Paulista - Unesp, Campus de Bauru.

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

MESSIAS DOS SANTOS, C. E.; PIAZENTIN ROLIM RODRIGUES , O. M.; MESSIAS FIALHO CAPELLINI, V. L.; ROGÉRIO DA SILVA, N. Saúde emocional de professores, vida pessoal e profissional durante a pandemia: Emotional health of teachers, personal and professional life during the pandemic. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8763. Acesso em: 1 set. 2024.