Educação popular como princípio para formação de professores de Educação de Jovens e Adultos
Popular education as a principle for training Youth and Adult Education teachers
Palavras-chave:
Educação popular, Educação de Jovens e Adultos, Formação docenteResumo
O presente texto apresenta uma proposta de formação inicial de professores em Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como princípios orientadores as experiências de educação popular desenvolvidas por Paulo Freire. O trabalho demonstra as orientações que guiaram a construção de atividades de alfabetização para salas de EJA e analisa uma experiência desenvolvida por uma estudante de pedagogia. Considerando o racismo estrutural da sociedade brasileira, que pode ser visto tanto pelo número de pessoas pretas e pardas que não tiveram garantido o direito à educação quanto pela maior presença desse grupo nas salas de EJA, o tema gerador central foi a questão racial. Tal temática foi desenvolvida, valorizando práticas dialógicas e métodos de participação ativa, de modo a contribuir, via educação popular, com a construção de uma leitura crítica do mundo no espaço escolar.
Palavras-chave: Educação popular; Educação de Jovens e Adultos; Formação docente.
Abstract
This text presents a proposal for initial teacher training in Youth and Adult Education (EJA), using the popular education experiences developed by Paulo Freire as its guiding principles. This work demonstrates both the guidelines that led the construction of literacy activities for EJA classrooms and analyses an experiment developed by a pedagogy student. Considering the structural racism in the Brazilian society, which can be seen in both the number of black and brown people who have not been guaranteed the right to education and the greater presence of said group in EJA classrooms, the core generating theme was the racial issue. This theme was developed by valuing dialogical practices and methods of active participation, in order to contribute through popular education to the construction of a critical reading of the world in the school space.
Keywords: Popular education; Youth and Adult Education; Teacher training.
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