Educação popular e pedagogia freiriana na formação política dos sujeitos do campo, da floresta e das águas
Popular education and Freirean pedagogy in the political formation of rural, forest and water subjects
Palavras-chave:
Educação popular, Pedagogia freiriana, Formação política.Resumo
Este artigo apresenta a experiência da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma escola de formação política fundamentada na teoria e prática da educação popular, nos princípios da educação do campo e da pedagogia de Paulo Freire. A ENFOC é organicamente ligada à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a qual constitui uma organização sindical nacional do campo que tem em sua base organizativa trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Trata-se de uma pesquisa participante, de caráter qualitativo que envolve levantamento bibliográfico e documental. Iniciativas de educação popular podem se desenvolver com outras dinâmicas, em diferentes espaços e tempos e são necessárias para fortalecer processos emancipatórios e de transformação social.
Palavras-chave: Educação popular; Pedagogia freiriana; Educação do campo.
Abstract This article presents the experience of the CONTAG National Training School (ENFOC), a political training school based on the theory and practice of popular education, the principles of rural education and Paulo Freire's pedagogy, which is organically linked to the National Confederation of Rural Family Farmers (CONTAG), a national rural trade union organization whose organizational base includes rural family farmers. This is a participatory, qualitative study that includes a bibliographic and documentary survey. Popular education initiatives can be developed with different dynamics, in different spaces and times, and are necessary to strengthen emancipatory processes and social transformation.
Keywords: Popular education; Freirean pedagogy; Countryside education.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Tempos humanos de formação. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO Paulo; FRIGOTTO Gaudêncio (Orgs.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2013. p. 733-740.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES, CONTAG. Política Nacional de Formação. Brasília: Contag, 2008.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES, ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DA CONTAG, CONTAG/ENFOC. Rede de educadores e educadoras populares da Enfoc. Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura-Contag/ Escola Nacional de Formação Político Sindical da Contag. Brasília: 2016.
FALKEMBACH, Elza M. F. Sistematização, uma arte de ampliar cabeças. In: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MMA/PDA. Arte de ampliar cabeças: uma leitura transversal. Brasília: MMA/PDA, 2006. p. 34-54. (Série Sistematização 11).
FRANTZ, Walter; GERHARDT, Milton César; AMARAL, Antônio Gonçalves do. (Orgs.). Ações e experiências educativas no campo da educação popular. Ijuí: Ed. Unijuí, 2017. (Coleção educação popular e movimentos sociais).
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2016.
FREIRE, Paulo. Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
JARA, Oscar. A educação popular latino-americana: histórias e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo, Ação Educativa, CEAAL. ENFOC, 2020.
PALUDO, Conceição. Educação popular. In: CALDART, Roseli Salete; PEREIRA, Isabel Brasil; ALENTEJANO, Paulo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Orgs.). Dicionário de Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2013. p. 280-285.
TORRES, Alfonso. A educação popular como prática política e pedagógica emancipadora. In: STRECK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. p. 15-32.
TORRES, Alfonso. La educación popular: trayectoria y actualidad. 3. ed. Bogotá: Editorial El Búho, 2021. 168 p.
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 4
- pdf downloads: 5