Educação popular e pedagogia freiriana na formação política dos sujeitos do campo, da floresta e das águas

Popular education and Freirean pedagogy in the political formation of rural, forest and water subjects

Autores

Palavras-chave:

Educação popular, Pedagogia freiriana, Formação política.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma escola de formação política fundamentada na teoria e prática da educação popular, nos princípios da educação do campo e da pedagogia de Paulo Freire. A ENFOC é organicamente ligada à Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a qual constitui uma organização sindical nacional do campo que tem em sua base organizativa trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. Trata-se de uma pesquisa participante, de caráter qualitativo que envolve levantamento bibliográfico e documental. Iniciativas de educação popular podem se desenvolver com outras dinâmicas, em diferentes espaços e tempos e são necessárias para fortalecer processos emancipatórios e de transformação social.

Palavras-chave: Educação popular; Pedagogia freiriana; Educação do campo.

 

Abstract This article presents the experience of the CONTAG National Training School (ENFOC), a political training school based on the theory and practice of popular education, the principles of rural education and Paulo Freire's pedagogy, which is organically linked to the National Confederation of Rural Family Farmers (CONTAG), a national rural trade union organization whose organizational base includes rural family farmers. This is a participatory, qualitative study that includes a bibliographic and documentary survey. Popular education initiatives can be developed with different dynamics, in different spaces and times, and are necessary to strengthen emancipatory processes and social transformation.

Keywords: Popular education; Freirean pedagogy; Countryside education.

 

 

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Biografia do Autor

Marleide Barbosa de Sousa Rios, Universidade de Brasília

Educadora Popular. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Associada Individual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação-ANPEd. Mestre em Educação pela UnB. Coordenadora Pedagógica da Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC). E-mail:  mbs.rios@gmail.com    Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2857-1836

Erlando da Silva Rêses, Universidade de Brasília - UnB

Educador Popular. Professor da Faculdade de Educação (FE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Materialismo Histórico-Dialético e Educação (CONSCIÊNCIA) da FE/UnB. Doutor em Sociologia pela UnB. Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Londres (SOAS). E-mail: erlando@unb.br   Ordic: https://orcid.org/0000-0002-0308-1374

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

BARBOSA DE SOUSA RIOS, M.; DA SILVA RÊSES, E. Educação popular e pedagogia freiriana na formação política dos sujeitos do campo, da floresta e das águas: Popular education and Freirean pedagogy in the political formation of rural, forest and water subjects. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8692. Acesso em: 18 dez. 2024.