Ludicidade Desperta: Trajetória da Prática Educativa da Educação para as Relações Étnico-Raciais

Awakened Playfulness: trajectory of the educational practice of education for Ethnic-Racial Relations

Autores

Palavras-chave:

Ludicidade, Educação antirracista, Práxis

Resumo

 

Neste artigo, fruto de uma pesquisa do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB, refletimos e pontuamos as considerações acerca do entrelaçamento entre a Ludicidade na prática educativa tomando como referência a Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER, a fim de ampliar a reflexão da temática a partir das contribuições e dos posicionamentos dos teóricos para uma abordagem da ludicidade, como estado de inteireza. Os dados levantados seguiram a abordagem qualitativa, embasou-se na metodologia da pesquisa exploratória, reforçando a importância da Educação Antirracista que almejamos propagar. Concluímos que, o lugar da ludicidade no estudo demarcou o desvelar humano oportunizando no tempo de cada participante da pesquisa, a percepção da necessidade de práticas educativas que rompam com estereótipos acerca dos povos africanos e indígenas.

Palavras-chave: Ludicidade; Educação Antirracista; Práxis.

 

Abstract

In this article, the result of a research from the Professional Master’s Degree at the Federal University of Recôncavo da Bahia – UFRB, we reflecte and point out the considerations about the interlacing between Playfulness in educacional practice, taking as a reference Education for Ethnic-Racial Relation – ERER, in order to expand the reflection on the theme based on the contributions and positions of theorists towards and approach to playfulness, as a state of wholeness. The data collected followed a qualitative approach, based on exploratory research methodology, reinforcing the importance of Anti-Racist Education that we aim to propagate. We conclude that the place of playfulness in the study demarcated human unveiling, providing each research participant that with stereotypes about African and indigenous people.

Keywords: Playfulness; Anti-Racist Education; Praxis.

 

 

 

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Biografia do Autor

Geisa Martins Nogueira Costa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestra em Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Pesquisadora voluntária atuante no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade- GEPED na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Grupo de pesquisa em Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos - ELUFOTEC na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atua na cidade de Feira de Santana- Bahia – Brasil. Professora Orientadora Voluntária da Universidade Federal do Vale do São Franscisco (UNIVASF). E-mail.: geisamncosta@gmail.com ORCID id:0000-0003-3768-3186

Maricleide Pereira de Lima Mendes, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestra e Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências oferecido pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2011/20180). Atua em Feira de Santana – Bahia. Pesquisadora, Química e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Campus de Feira de Santana-Bahia. Grupo de Pesquisa: Atualmente é Vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade – GEPED. E-mail:  maricleide.mendes@ufrb.edu.br ORCID id: 0000-0001-6055-7415

Dídima Maria de Mello Andrade, Universidade do Estado da Bahia

Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB (2007/2013) Universidade do Estado da Bahia – UNEB Atua em Salvador/Ba. Professora permanente do Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação-GESTEC. Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Grupo de Pesquisa: Atualmente é Líder no CNPQ do Grupo de Pesquisa Educação, Ludicidade, Formação e Processos Tecnológicos - ELUFOTEC - membro do grupo de pesquisa interinstitucional profanação. E-mail:  didima.andrade@gmail.com ORCID id: 0000-0003-4467-2442

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Publicado

05/12/2024
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Como Citar

MARTINS NOGUEIRA COSTA, G.; PEREIRA DE LIMA MENDES, M.; DE MELLO ANDRADE, D. M. Ludicidade Desperta: Trajetória da Prática Educativa da Educação para as Relações Étnico-Raciais : Awakened Playfulness: trajectory of the educational practice of education for Ethnic-Racial Relations. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8648. Acesso em: 26 dez. 2024.