Ludicidade Desperta: Trajetória da Prática Educativa da Educação para as Relações Étnico-Raciais
Awakened Playfulness: trajectory of the educational practice of education for Ethnic-Racial Relations
Palavras-chave:
Ludicidade, Educação antirracista, PráxisResumo
Neste artigo, fruto de uma pesquisa do Mestrado Profissional da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia- UFRB, refletimos e pontuamos as considerações acerca do entrelaçamento entre a Ludicidade na prática educativa tomando como referência a Educação para as Relações Étnico-Raciais - ERER, a fim de ampliar a reflexão da temática a partir das contribuições e dos posicionamentos dos teóricos para uma abordagem da ludicidade, como estado de inteireza. Os dados levantados seguiram a abordagem qualitativa, embasou-se na metodologia da pesquisa exploratória, reforçando a importância da Educação Antirracista que almejamos propagar. Concluímos que, o lugar da ludicidade no estudo demarcou o desvelar humano oportunizando no tempo de cada participante da pesquisa, a percepção da necessidade de práticas educativas que rompam com estereótipos acerca dos povos africanos e indígenas.
Palavras-chave: Ludicidade; Educação Antirracista; Práxis.
Abstract
In this article, the result of a research from the Professional Master’s Degree at the Federal University of Recôncavo da Bahia – UFRB, we reflecte and point out the considerations about the interlacing between Playfulness in educacional practice, taking as a reference Education for Ethnic-Racial Relation – ERER, in order to expand the reflection on the theme based on the contributions and positions of theorists towards and approach to playfulness, as a state of wholeness. The data collected followed a qualitative approach, based on exploratory research methodology, reinforcing the importance of Anti-Racist Education that we aim to propagate. We conclude that the place of playfulness in the study demarcated human unveiling, providing each research participant that with stereotypes about African and indigenous people.
Keywords: Playfulness; Anti-Racist Education; Praxis.
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