A Ginástica de Trampolim e as possibilidades de experiências lúdicas

Trampoline Gymnastics and the possibility of ludic experiences

Autores

Palavras-chave:

Ginástica de Trampolim, Lúdico, Pedagogia do Esporte

Resumo

Ensinar a Ginástica de Trampolim (GT), por meio de estratégias lúdicas, pode transmitir os fundamentos desse esporte e formar os indivíduo de uma forma prazerosa e divertida. Por isso, os objetivos deste artigo consistem em apresentar um banco de ideias com vídeos de jogos utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem da GT e discutir a pertinência da utilização do site YouTube como fonte de conhecimento para práticas pedagógicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa videográfica. Ao todo, foram selecionados 99 vídeos, divididos nas categorias jogos preparatórios e jogos com objetivos técnicos. O lúdico é uma potente experiência no esporte, podendo proporcionar aprendizados que podem ser utilizados dentro e fora da prática. O YouTube pode ser uma fonte acessível para o compartilhamento de conhecimento, entretanto, também é necessário filtrar o que se encontra na plataforma com discernimento.

Palavras-chave: Ginástica de Trampolim; Lúdico; Pedagogia do Esporte.

 

Abstract

Teaching Trampoline Gymnastics (TG) through ludic strategies can transmit gymnastics fundamentals and help identity formation in a pleasurable and fun way. Therefore, the aims of this article are (i) to present an idea bank with videos containing usable games on the TG teaching-learning process and (ii) to discuss the relevance of using Youtube as a source of knowledge for pedagogical practices. For this purpose, a videographic research was made. In total 99 videos were selected and divided into two categories: preparatory games and games with technical objectives. Ludic experiences are powerful in sport, they are able to provide lessons that can be used in and outside of its practice. Youtube can be an accessible source for sharing knowledge, however, it’s also necessary to discern what you find.

Keywords: Trampoline Gymnastics; Ludic; Sports Pedagogy.

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Godoy, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda na área de Educação Física e Sociedade na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). E-mail: carol.ninagodoy@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0009-4328-1766.

Daniela Bento-Soares, Universidade Estadual Paulista

Docente dos cursos de Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) do Departamento de Educação Física, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Educação Física e graduada em Educação Física (Bacharelado e Licenciatura) pela mesma instituição. E-mail: daniela.bento-soares@unesp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2557-5583.

Laurita Marconi Schiavon, Universidade Estadual de Campinas

Livre docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Educação Física/Pedagogia do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Educação Física/Estudos da Ginástica e licenciada pela mesma instituição. Líder do Grupo de Pesquisa em Ginástica da FEF-Unicamp, certificado pelo CNPq. E-mail: lauritas@unicamp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3568-8311.

Referências

ALVES, Cathia; MARCELLINO, Nelson Carvalho. Adulto e lúdico: atuação do profissional de Educação Física no lazer. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p.103- 112, jan./mar. 2010.

BAHU, Lígia Zagorac; CARBINATTO, Michele Viviene. Extensão universitária e Ginástica Para Todos: contribuições à formação profissional. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p.46-70, jul./set. 2016.

BENTO, Jorge Olímpio. Esclarecimentos e pressupostos. In: TANI, Go; BENTO, Jorge Olímpio; PETERSEN, Ricardo Demérito de Souza (ed.). Pedagogia do Desporto. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. p. 3-11.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; COELHO, Tiago Furtado. Men's artistic gymnastics: Is the use of elastic surfaces systematic in the training process?. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 1, n. 30, p.51-59, jan./mar. 2016.

BROCHADO, Fernando Augusto; BROCHADO, Monica Maria Viviani. Fundamentos de Ginástica Artística e de Trampolins. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. 152 p.

CALLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. 304 p.

FÉDÉRATION INTERNACIONALE DE GYMNASTIQUE (FIG). Gymnastics For All Manual. 2023 edition. Disponível em: <https://www.gymnastics.sport/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual,%20Edition%202023.pdf> Acesso em 28 fev. 2024.

FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2010. 192 p.

FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. 125 p.

GODOY, Carolina. O jogo como uma possibilidade de ensino da Ginástica de Trampolim. 2018. 111 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. 243 p.

JARVIS, Peter. Adult education and lifelong learning: theory and practice. 3. ed. New York: RoutledgeFalmer, 2004. 338 p.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999. 340 p.

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do Esporte e o referencial Histórico-Cultural: interlocução entre teoria e prática. Pensar A Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p.414-430, jan./mar. 2014.

MARY Poppins. Direção: Robert Stevenson. Produção: Bill Walsh; Walt Disney. Estados Unidos: Walt Disney Pictures, 1964.

MENEGALDO, Fenanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O ensino da Ginástica Rítmica: em busca de novas estratégias pedagógicas. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 305-318, set. 2017.

MERIDA, Fernanda Vieira; TOLEDO, Eliana de. Ensinando a Ginástica de Trampolim. In: NISTA-PICCOLO, Vilma; TOLEDO, Eliana de (org.). Abordagens pedagógicas do esporte: modalidades convencionais e não convencionais. Campinas: Papirus Editora, 2014. p. 117-148.

NISTA-PICCOLO, Vilma; SCHIAVON, Laurita Marconi. A Ginástica Artística como proposta educacional. In: NISTA-PICCOLO, Vilma; TOLEDO, Eliana de (org.). Abordagens pedagógicas do esporte: modalidades convencionais e não convencionais. Campinas: Papirus Editora, 2014. p. 97-115.

NUNOMURA, Myrian. Segurança na Ginástica Artística. In: NUNOMURA, Myrian; PICCOLO, Vilma Lení Nista (org.). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo: Phorte Editora, 2008. p. 59-75.

PASSINI, Gabriel Katayama. As novas Tecnologias de Informação e Comunicação como um recurso para a produção de material didático voltado ao ensino do atletismo. 2014. 79 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2014.

ROVERI, Murilo Guarnieri. Ginástica de Trampolim no Brasil: História, desenvolvimento e desafios. 2016. 87 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

RUSSELL, Keith. Fundamentos da Ginástica e da Literacia Motora. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal, 2010. 135 p.

SCHIAVON, Laurita Marconi. O projeto crescendo com a Ginástica: Uma possibilidade na escola. 2003. 179 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

SEGAR, Michelle et al. Rethinking physical activity communication: using focus groups to understand women’s goals, values, and beliefs to improve public health. BMC Public Health 17, 462 (2017).

VELARDI, Marília. Metodologia de ensino em Educação Física: contribuições de Vygotsky para as reflexões sobre um modelo pedagógico. 186 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

WIKELEY, Felicity; BULLOCK, Kate. Coaching as an educational relationship. In: Jones, Robyn Loyd (Org). The Sports Coach as Educator: Reconceptualising sports coaching. Nova Iorque: Routledge, 2006. p. 14-24.

Downloads

Publicado

16/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 161
  • pdf downloads: 103

Como Citar

GODOY, C.; BENTO-SOARES, D.; MARCONI SCHIAVON, L. A Ginástica de Trampolim e as possibilidades de experiências lúdicas: Trampoline Gymnastics and the possibility of ludic experiences. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8631. Acesso em: 23 nov. 2024.