A Ginástica de Trampolim e as possibilidades de experiências lúdicas
Trampoline Gymnastics and the possibility of ludic experiences
Palavras-chave:
Ginástica de Trampolim, Lúdico, Pedagogia do EsporteResumo
Ensinar a Ginástica de Trampolim (GT), por meio de estratégias lúdicas, pode transmitir os fundamentos desse esporte e formar os indivíduo de uma forma prazerosa e divertida. Por isso, os objetivos deste artigo consistem em apresentar um banco de ideias com vídeos de jogos utilizáveis no processo de ensino-aprendizagem da GT e discutir a pertinência da utilização do site YouTube como fonte de conhecimento para práticas pedagógicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa videográfica. Ao todo, foram selecionados 99 vídeos, divididos nas categorias jogos preparatórios e jogos com objetivos técnicos. O lúdico é uma potente experiência no esporte, podendo proporcionar aprendizados que podem ser utilizados dentro e fora da prática. O YouTube pode ser uma fonte acessível para o compartilhamento de conhecimento, entretanto, também é necessário filtrar o que se encontra na plataforma com discernimento.
Palavras-chave: Ginástica de Trampolim; Lúdico; Pedagogia do Esporte.
Abstract
Teaching Trampoline Gymnastics (TG) through ludic strategies can transmit gymnastics fundamentals and help identity formation in a pleasurable and fun way. Therefore, the aims of this article are (i) to present an idea bank with videos containing usable games on the TG teaching-learning process and (ii) to discuss the relevance of using Youtube as a source of knowledge for pedagogical practices. For this purpose, a videographic research was made. In total 99 videos were selected and divided into two categories: preparatory games and games with technical objectives. Ludic experiences are powerful in sport, they are able to provide lessons that can be used in and outside of its practice. Youtube can be an accessible source for sharing knowledge, however, it’s also necessary to discern what you find.
Keywords: Trampoline Gymnastics; Ludic; Sports Pedagogy.
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