Compreendendo a interseção entre negritude e gestão na história de uma instituição técnico profissional
Comprender la intersección entre negritud y gestión en la historia de una institución técnica profesional
Palavras-chave:
Apagamento de pessoas negras, Instituição escolar, Racismo institucionalResumo
O presente estudo analisa a trajetória do primeiro diretor negro do IFSul, campus Pelotas, Paulo Giorgis Brochado. Este estudo encontra abrigo teórico metodológico no campo da pesquisa qualitativa, considerando a abordagem histórica e recorrendo instrumentalmente às possibilidades da pesquisa biográfica e da análise documental, onde são considerados os documentos alocados na instituição. Compreende-se a trajetória do primeiro diretor da instituição na interface do apagamento de pessoas negras da história brasileira, tendo como parâmetro a bibliografia que aborda tal conceito. Conclui-se que a ausência da história de determinada pessoa, mesmo que possuindo importância para a memória de um grupo, instituição ou nação, pode estar relacionado ao racismo estrutural da sociedade brasileira que promove o apagamento das pessoas negras nas instituições escolares e se consolida na interface do branqueamento e sua articulação ao longo da história.
Palavras-Chave: Apagamento de pessoas negras; Instituição escolar; Racismo institucional.
Resumen
El presente estudio aborda un análisis de la trayectoria del primer director negro del IFSul, campus Pelotas, Paulo Giorgis Brochado. Este estudio encuentra refugio teórico y metodológico en el campo de la investigación cualitativa, considerando el enfoque histórico y utilizando instrumentalmente las posibilidades de la investigación biográfica y el análisis documental, donde se consideran documentos adscritos a la institución. Se comprende la trayectoria del primer director de la institución en la interfaz de la eliminación de los negros de la historia brasileña, tomando como parámetro la bibliografía que aborda ese concepto. Se concluye que la ausencia de la historia de una persona específica, aunque sea importante para la memoria de un grupo, institución o nación, puede estar relacionada con el racismo estructural de la sociedad brasileña, que promueve la eliminación de los negros en las instituciones educativas y se consolida en la interfaz del blanqueamiento y su articulación a lo largo de la historia.
Palabras clave: Eliminación de personas negras; Institución escolar; Racismo institucional.
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