“Com doze anos eu assumi uma responsabilidade de saber me virar sozinha”: processos educativos na andarilhagem de mulheres no futsal
“At the age of twelve I took on the responsibility of knowing how to get by on my own”: educational processes in the wanderings of women in futsal
Palavras-chave:
Futsal de mulheres, andarilhagem, processos educativosResumo
Com objetivo de identificar, compreender, analisar e descrever os processos educativos que emergem da prática social da andarilhagem de mulheres atletas de futsal, este estudo qualitativo, pautado na dialogicidade, centrado em sujeitos, contou com a participação de cinco mulheres atletas de futsal. A produção de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, seguida de análise episódica. Os resultados encontrados apontam para a denúncia de processos de desumanização e situações de opressão experienciados por essas mulheres na andarilhagem para se firmarem profissionalmente como atletas e desvelam processos educativos de enfrentamento, cuidado mútuo, apoio e identidade, os quais decorrem da mobilização intersubjetiva dos saberes de experiência feito que expressa a emergência da consciência crítica que leva à práxis libertadora.
Palavras-chave: Futsal de mulheres; Processos Educativos; Andarilhagem.
Abstract
This qualitative study aims to identify, understand, analyze and describe the educational processes that emerge from the social practice of wandering among women’s futsal athletes. It is based on dialogicity, centered on subjects, and had the participation of five women’s futsal athletes. The data production was carried out through semi-structured interviews, followed by episodic analysis. The results found point to the denunciation of processes of dehumanization and situations of oppression experienced by these women while wandering as they establish themselves professionally as athletes, and reveal educational processes of confrontation, mutual care, support, identity, which result from the intersubjective mobilization of learning from experience that expresses the emergence of critical consciousness that leads to liberating praxis.
Key-words: Women's futsal; Educational Processes; Wandering.
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