“Com doze anos eu assumi uma responsabilidade de saber me virar sozinha”: processos educativos na andarilhagem de mulheres no futsal

“At the age of twelve I took on the responsibility of knowing how to get by on my own”: educational processes in the wanderings of women in futsal

Autores

Palavras-chave:

Futsal de mulheres, andarilhagem, processos educativos

Resumo

Com objetivo de identificar, compreender, analisar e descrever os processos educativos que emergem da prática social da andarilhagem de mulheres atletas de futsal, este estudo qualitativo, pautado na dialogicidade, centrado em sujeitos, contou com a participação de cinco mulheres atletas de futsal. A produção de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, seguida de análise episódica. Os resultados encontrados apontam para a denúncia de processos de desumanização e situações de opressão experienciados por essas mulheres na andarilhagem para se firmarem profissionalmente como atletas e desvelam processos educativos de enfrentamento, cuidado mútuo, apoio e identidade, os quais decorrem da mobilização intersubjetiva dos saberes de experiência feito que expressa a emergência da consciência crítica que leva à práxis libertadora.

Palavras-chave: Futsal de mulheres; Processos Educativos; Andarilhagem.

 

Abstract

This qualitative study aims to identify, understand, analyze and describe the educational processes that emerge from the social practice of wandering among women’s futsal athletes. It is based on dialogicity, centered on subjects, and had the participation of five women’s futsal athletes. The data production was carried out through semi-structured interviews, followed by episodic analysis. The results found point to the denunciation of processes of dehumanization and situations of oppression experienced by these women while wandering as they establish themselves professionally as athletes, and reveal educational processes of confrontation, mutual care, support, identity, which result from the intersubjective mobilization of learning from experience that expresses the emergence of critical consciousness that leads to liberating praxis.

Key-words: Women's futsal; Educational Processes; Wandering.

 

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Bianconi, Universidade Federal de São Carlos/Integrante do grupo de pesquisa ProFut

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE UFSCar), na linha de pesquisa de Práticas Sociais e Processos Educativos (2023). Especialista em Treinamento Corretivo Postural pela UFSCar (2011). Especialista em Fisiologia do Exercício pela UFSCar (2008). Graduada em Educação Física pela UFSCar (2004). Atualmente integra o Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar) e atua como técnica de esportes (futsal) da Prefeitura Municipal de São Carlos, trabalhando com as atletas das categorias sub20 e profissional.

E-mail: anabbianconi@gmail.com   ORCID: https://orcid.org/0009-0009-3230-5427

Iraí Maria de Campos Teixeira, Universidade Federal de São Carlos/Docente

Doutora em Educação - PPGE UFSCar (2016). Mestre em Educação - PPGE UFSCar (2012). Licenciatura e bacharelado em Enfermagem - UFSCar (2008). Professora adjunta do Departamento de Metodologia de Ensino - DME UFSCar. Docente da Linha Práticas Sociais e Processos Educativos do PPGE UFSCar. Coordenadora do Programa de Extensão Movimentos e Articulações em Práticas e Educação Popular e Saúde (MAPEPS).

Email: irai@ufscar.br     ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0307-3443

 

Silvana Vilodre Goellner, Universidade Federal de Pelotas/Docente

Doutora em Educação - Unicamp (1999). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS (1993). Graduado em Educação Física pela UFSM (1986). Pós-doutorado em Desporto pela Universidade do Porto, Portugal (2012). Professora titular aposentada da Escola de educação Física, Fisioterapia e dança da UFRGS. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPel.  Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Esporte, Cultura e História (ESEFID-UFRGS).  E-mail: vilodre@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1990-665X

Osmar Moreira de Souza Junior, Universidade Federal de São Carlos/Docente

Doutor em Educação Física pela FEF-Unicamp (2013). Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp (2003). Graduado em Educação Física pela Unesp-Rio Claro (1992). Professor do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da UFSCar. Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar. Orientador da área de Educação Física do Programa de Residência Pedagógica na UFSCar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar). E-mail: osmar@ufscar.br  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2915-5634

 

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Publicado

07/12/2024
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Como Citar

BIANCONI, A. C.; MARIA DE CAMPOS TEIXEIRA, I.; VILODRE GOELLNER, S.; MOREIRA DE SOUZA JUNIOR, O. “Com doze anos eu assumi uma responsabilidade de saber me virar sozinha”: processos educativos na andarilhagem de mulheres no futsal: “At the age of twelve I took on the responsibility of knowing how to get by on my own”: educational processes in the wanderings of women in futsal. Revista Cocar, [S. l.], n. 30, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8607. Acesso em: 18 dez. 2024.