Desafios enfrentados por estagiários de mediação escolar na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

Challenges faced by School Inclusion Mediation interns in Rio de Janeiro’s Municipal Basic Schools

Autores

Palavras-chave:

Estagiario, Profissional de Apoio a Inclusão Escolar, Mediaçao Escolar

Resumo

Este artigo investiga os desafios enfrentados por Estagiários Mediadores (EMs) da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, que atuam na inclusão de estudantes com deficiência. Desenvolve-se um estudo exploratório quanti-qualitativo com o objetivo de traçar o perfil desses EMs e refletir sobre as suas motivações, experiências e obstáculos enfrentados no cotidiano escolar. Os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a 37 EMs em 2022. Com a análise categorial dos resultados, o estudo revela que a maioria dos EMs se sente despreparada para exercer a função, embora, com frequência, estes sejam os únicos ou os principais responsáveis pela inclusão de estudantes com deficiência nas escolas do município. Por fim, ressalta-se a necessidade de implementação de programas de formação e supervisão de EMs, bem como do enquadramento profissional do mediador escolar.

Palavras-chave: Estagiário; Profissional de Apoio à Inclusão Escolar; Mediação Escolar.

 

Abstract

This paper investigates the challenges faced by interns, referred to as ‘Estagiários Mediadores’ (EMs), who serve as inclusion mediators in Rio de Janeiro’s municipal basic schools. This research combines qualitative and quantitative methods to explore the motivations, experiences, and obstacles faced by these interns within the school environment. Data were collected through a questionnaire administered to 37 EMs in 2022. The findings reveal that most EMs feel unprepared for their roles, despite their essential function in supporting the inclusion of students with disabilities. Therefore, this paper underscores the critical need for enhanced training and supervision programs for EMs, as well as the formal professionalization of the school mediator role.

Keywords: Intern; Professional Support for School Inclusion; School Mediation.

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Biografia do Autor

Sarah Elizabeth Monteiro de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Mestranda em Educação (ProPEd-UERJ). Orcid: 0000-0002-7715-9859. E-mail: sarah.uerj@gmail.com.

 

Kássia Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Mestranda em Educação Inclusiva e Processos Educacionais (ProPEd-UERJ); Agente de Apoio à Educação Especial no município do Rio de Janeiro. Orcid: 0009-0000-8672-8630. E-mail: kassiaoliveiraa2@gmail.com.

Carolina Rizzotto Schirmer, Universidade Estado do Rio de Janeiro- UERJ

Doutora em Educação (UERJ); Professora Asoociada da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ; Procientista da UERJ; Orcid: 0000-0002-3668-0269. E-mail: ead.carolina@gmail.com.

 

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Publicado

03/12/2024
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Como Citar

ELIZABETH MONTEIRO DE SOUZA, S.; OLIVEIRA DOS SANTOS, K.; RIZZOTTO SCHIRMER, C. Desafios enfrentados por estagiários de mediação escolar na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro: Challenges faced by School Inclusion Mediation interns in Rio de Janeiro’s Municipal Basic Schools. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8560. Acesso em: 26 dez. 2024.