Educação do Campo: contribuições das metodologias ativas no âmbito do Programa Residência Pedagógica

Rural Education: Contributions of Active Methodologies within the Pedagogical Residency Program

Autores

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem. Formação de Professores. Métodos educativos.

Resumo

A Educação do Campo emerge, a partir da década de 1990, com traços constitutivos da Educação Popular, desenvolvendo-se a partir da educação pensada na perspectiva emancipatória e na luta pelo direito à educação pública e de qualidade. Assim, programas como o Residência Pedagógica, aplicados no contexto da Educação do Campo, tornam-se potencial contribuição formativa para utilização de metodologias adequadas ao contexto do campesinato. Nesse sentido, este estudo objetiva analisar as contribuições das metodologias ativas utilizadas no Programa Residência Pedagógica em um Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza. Aplicou-se um questionário aos residentes, seguido de entrevistas semiestruturadas com os preceptores. O estudo revelou as metodologias ativas no PRP, suas contribuições e algumas limitações no ensino-aprendizagem. Enfatizando a inserção da Educação do Campo como Educação Popular, destaca-se a importância de políticas educacionais que valorizem a diversidade das comunidades campesinas.

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Formação de Professores. Métodos educativos.

 

Abstract

Rural Education emerges from the 1990s with constitutive traits of Popular Education, developing from an educational perspective aimed at emancipation and the struggle for the right to public and quality education. Thus, programs like the Pedagogical Residency, applied within the Rural Education context, become potential formative contributions for using methodologies suitable to the peasantry context. In this sense, this study aims to analyze the contributions of active methodologies used in the Pedagogical Residency Program in a Rural Education/Natural Sciences Teaching Degree. A questionnaire was administered to residents, followed by semi-structured interviews with supervisors. The study revealed the active methodologies in the PRP, their contributions, and some limitations in teaching and learning. Emphasizing the integration of Rural Education as Popular Education, the importance of educational policies that value the diversity of rural communities is highlighted.

Keywords: Teaching-Learning. Teacher Training. Educational methods.

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Biografia do Autor

Gardênia Moura de Lavor , Universidade Federal do Piauí

Graduada em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi Residente do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Educação do Campo (PRP-LEDOC).

E-mail: gardeniamoura1@hotmail.com.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6424-0423.

Marcos Vinícius Andrade, Universidade Federal do Piauí

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi Residente do Programa Residência Pedagógica, Núcleo Educação do Campo (PRP-LEDOC).

E-mail: marcosandrade0260@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5855-248x.

Fábio Soares da Paz, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Educação: Ensino de Ciências e Matemática (UFU). Mestre em Educação pela UFPI (2014). Especialista em Metodologia do Ensino de Física e Licenciado em Física (UFPI).

E-mail: fabio.soares@ufpi.edu.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9309-4031.

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Publicado

26/08/2024
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Como Citar

MOURA DE LAVOR , G.; ANDRADE, M. V.; SOARES DA PAZ, F. Educação do Campo: contribuições das metodologias ativas no âmbito do Programa Residência Pedagógica: Rural Education: Contributions of Active Methodologies within the Pedagogical Residency Program. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8534. Acesso em: 1 set. 2024.