Educação não escolar: contribuições das experiências não urbanas, cotidianas e dos ofícios tradicionais para a construção do conceito
Educación no escolar: aportes de las experiencias cotidianas no urbanas y de los oficios tradicionales a la construcción del concepto
Palavras-chave:
Educação não escolar, Saberes, TrabalhoResumo
O objetivo deste trabalho é refletir acerca dos elementos constitutivos do conceito de educação não escolar e, em específico, perceber como ele é sistematizado pelos pesquisadores/as que estudam ofícios e/ou saberes tradicionais. Metodologicamente, foi realizada pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica no Portal de Periódico CAPES, utilizando o descritor: Educação Não Escolar com ênfase nos estudos sobre situações cotidianas ou momentos de trabalho. Os trabalhos levantados foram realizados em universidades do norte (UEPA), nordeste (UESB, UNEB) e centro-oeste (UFMT) do país e enfatizam a importância da comunidade/família; da escuta atenta, observação e atenção; dos quintais/matas e dos ambientes de trabalho para que a educação não escolar aconteça. Conclui-se que o conceito de educação não escolar se encontra em construção, fator que dialoga com o tímido quantitativo de trabalhos encontrados.
Palavras-Chave: Educação não escolar. Saberes. Trabalho.
Resumen
El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre los elementos constitutivos del concepto de educación no escolar y, en específico, percibir cómo es sistematizada por los investigadores/as que estudian oficios y/o saberes tradicionales. Metodológicamente, fue realizada investigación cualitativa del tipo bibliográfica en el Portal de Periódico CAPES, utilizando el descriptor: Educación No Escolar con énfasis en los estudios sobre situaciones cotidianas o momentos de trabajo. Los trabajos levantados fueron realizados en universidades del norte (UEPA), noreste (UESB, UNEB) y medio oeste (UFMT) del país y enfatizan la importancia de la comunidad/familia; de la escucha atenta, observación y atención; de los patios/bosques y de los ambientes de trabajo para que la educación no escolar ocurra. Se concluye que el concepto de educación no escolar se encuentra en construcción, factor que dialoga con el tímido cuantitativo de trabajos encontrados.
Palabras clave: Educación no escolar. Conocimiento. Trabajo.
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