Educação não escolar: contribuições das experiências não urbanas, cotidianas e dos ofícios tradicionais para a construção do conceito

Educación no escolar: aportes de las experiencias cotidianas no urbanas y de los oficios tradicionales a la construcción del concepto

Autores

Palavras-chave:

Educação não escolar, Saberes, Trabalho

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir acerca dos elementos constitutivos do conceito de educação não escolar e, em específico, perceber como ele é sistematizado pelos pesquisadores/as que estudam ofícios e/ou saberes tradicionais. Metodologicamente, foi realizada pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica no Portal de Periódico CAPES, utilizando o descritor: Educação Não Escolar com ênfase nos estudos sobre situações cotidianas ou momentos de trabalho. Os trabalhos levantados foram realizados em universidades do norte (UEPA), nordeste (UESB, UNEB) e centro-oeste (UFMT) do país e enfatizam a importância da comunidade/família; da escuta atenta, observação e atenção; dos quintais/matas e dos ambientes de trabalho para que a educação não escolar aconteça. Conclui-se que o conceito de educação não escolar se encontra em construção, fator que dialoga com o tímido quantitativo de trabalhos encontrados.

Palavras-Chave: Educação não escolar. Saberes. Trabalho.

 

Resumen

El objetivo de este trabajo es reflexionar sobre los elementos constitutivos del concepto de educación no escolar y, en específico, percibir cómo es sistematizada por los investigadores/as que estudian oficios y/o saberes tradicionales. Metodológicamente, fue realizada investigación cualitativa del tipo bibliográfica en el Portal de Periódico CAPES, utilizando el descriptor: Educación No Escolar con énfasis en los estudios sobre situaciones cotidianas o momentos de trabajo. Los trabajos levantados fueron realizados en universidades del norte (UEPA), noreste (UESB, UNEB) y medio oeste (UFMT) del país y enfatizan la importancia de la comunidad/familia; de la escucha atenta, observación y atención; de los patios/bosques y de los ambientes de trabajo para que la educación no escolar ocurra. Se concluye que el concepto de educación no escolar se encuentra en construcción, factor que dialoga con el tímido cuantitativo de trabajos encontrados.

Palabras clave: Educación no escolar. Conocimiento. Trabajo.

 

 

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Biografia do Autor

Karla Rodrigues Mota , Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFMT). E-mail: k.rodriguesmota@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6029434311454479. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3058-0037.

Edson Caetano, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFMT). E-mail: caetanoedson@hotmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0586786960992214. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9906-0692.

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Publicado

27/10/2024
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Como Citar

RODRIGUES MOTA , K.; CAETANO, E. Educação não escolar: contribuições das experiências não urbanas, cotidianas e dos ofícios tradicionais para a construção do conceito: Educación no escolar: aportes de las experiencias cotidianas no urbanas y de los oficios tradicionales a la construcción del concepto. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8517. Acesso em: 1 nov. 2024.