História da disciplina escolar Estudos Amazônicos: relato de experiência do estágio docente no curso de licenciatura em Educação do Campo

History of the school subject Amazonian Studies: experience report from a teaching internship in the field education degree program

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Estágio Docente, Estudos Amazônicos

Resumo

Este trabalho relata a experiência do Estágio Docente em nível superior, na disciplina Estudos Amazônicos, no curso de Educação do Campo da FADECAM/UFPA-Abaetetuba. Trata-se de um texto, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, que apresenta o contexto histórico de implantação da disciplina no currículo paraense, sintetiza a formação histórica da Amazônia para discutir o imaginário social sobre a região e detalha as propostas didático-pedagógicas para a Educação Básica. Finalmente, destaca-se a importância da disciplina na formação de educadores do campo e no entendimento interdisciplinar da Amazônia, como meio de questionar as visões idílicas, pejorativas e eurocêntricas sobre a região e seus habitantes.

Palavras-chave: Educação do Campo; Estágio Docente; Estudos Amazônicos.

 

Abstract

This work reports the experience of the Teaching Internship at a higher level in the subject Amazonian Studies, in the field Education course FADECAM/UFPA-Abaetetuba. This text employs a descriptive, qualitative approach and presents the historical context of the discipline's implementation in the Pará curriculum. It summarizes the historical formation of the Amazon to discuss the social imaginary about the region and details the didactic-pedagogical proposals for Basic Education. Finally, it highlights the importance of the discipline in the education of field educators and in the interdisciplinary understanding of the Amazon, as a means of questioning the idyllic, pejorative, and Eurocentric views about the region and its inhabitants.

Keywords: Field Education; Teaching Internship; Amazon Studies.

 

 

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Biografia do Autor

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFPA) e cursa Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (PROFIMA/NUMA/UFPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM). E-mail: francisaurocosta55@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8717-0330.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Educação. Docente do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM). E-mail: helo-borges@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7629-7056 

 

 

Sebastião Magalhães Costa, Universidade Federal do Pará

Graduado em História (FAM). Especialista em História da Amazônia e Cultura Afro Indígena (FAM). Discente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências Humanas e Sociais (FADECAM/UFPA-Abaetetuba). Docente da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Muaná, Marajó-PA. E-mail:smagalhaes1996@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0002-0003-465X

 

Jones da Silva Gomes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Ciências Sociais (PPGSA/UFPA). Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM/UFPA) – Campus Universitário de Abaetetuba. Coordenador do grupo de pesquisa sobre Imaginário, Arte e Sociedade (GAPUIAS). E-mail: jones@ufpa.br Orcid: https://orcid.org/0009-0001-1081-9787

 

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Publicado

09/07/2024
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Como Citar

COSTA, F. F. da; BORGES, H. da S.; MAGALHÃES COSTA, S.; GOMES, J. da S. História da disciplina escolar Estudos Amazônicos: relato de experiência do estágio docente no curso de licenciatura em Educação do Campo: History of the school subject Amazonian Studies: experience report from a teaching internship in the field education degree program. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8513. Acesso em: 27 jul. 2024.