História da disciplina escolar Estudos Amazônicos: relato de experiência do estágio docente no curso de licenciatura em Educação do Campo

History of the school subject Amazonian Studies: experience report from a teaching internship in the field education degree program

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Estágio Docente, Estudos Amazônicos

Resumo

Este trabalho relata a experiência do Estágio Docente em nível superior, na disciplina Estudos Amazônicos, no curso de Educação do Campo da FADECAM/UFPA-Abaetetuba. Trata-se de um texto, de natureza descritiva e abordagem qualitativa, que apresenta o contexto histórico de implantação da disciplina no currículo paraense, sintetiza a formação histórica da Amazônia para discutir o imaginário social sobre a região e detalha as propostas didático-pedagógicas para a Educação Básica. Finalmente, destaca-se a importância da disciplina na formação de educadores do campo e no entendimento interdisciplinar da Amazônia, como meio de questionar as visões idílicas, pejorativas e eurocêntricas sobre a região e seus habitantes.

Palavras-chave: Educação do Campo; Estágio Docente; Estudos Amazônicos.

 

Abstract

This work reports the experience of the Teaching Internship at a higher level in the subject Amazonian Studies, in the field Education course FADECAM/UFPA-Abaetetuba. This text employs a descriptive, qualitative approach and presents the historical context of the discipline's implementation in the Pará curriculum. It summarizes the historical formation of the Amazon to discuss the social imaginary about the region and details the didactic-pedagogical proposals for Basic Education. Finally, it highlights the importance of the discipline in the education of field educators and in the interdisciplinary understanding of the Amazon, as a means of questioning the idyllic, pejorative, and Eurocentric views about the region and its inhabitants.

Keywords: Field Education; Teaching Internship; Amazon Studies.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisauro Fernandes da Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Possui Licenciatura em Pedagogia (UFPA) e cursa Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade (PROFIMA/NUMA/UFPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM). E-mail: francisaurocosta55@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8717-0330.

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutorado em Educação. Docente do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFAM). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores(as) na Amazônia (GPECAM). E-mail: helo-borges@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7629-7056 

 

 

Sebastião Magalhães Costa, Universidade Federal do Pará

Graduado em História (FAM). Especialista em História da Amazônia e Cultura Afro Indígena (FAM). Discente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - habilitação em Ciências Humanas e Sociais (FADECAM/UFPA-Abaetetuba). Docente da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Muaná, Marajó-PA. E-mail:smagalhaes1996@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0002-0003-465X

 

Jones da Silva Gomes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorado em Ciências Sociais (PPGSA/UFPA). Docente do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo (FADECAM/UFPA) – Campus Universitário de Abaetetuba. Coordenador do grupo de pesquisa sobre Imaginário, Arte e Sociedade (GAPUIAS). E-mail: jones@ufpa.br Orcid: https://orcid.org/0009-0001-1081-9787

 

Referências

ALVES, Davison Hugo Rocha. Contando a História do Pará: a disciplina ‘Estudos Amazônicos’ e os livros didáticos (1990 – 2000). Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 2016.

BANIWA, Gersem. Amazônia: espaço plural e abundante de vida. Revista Resistências. Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas – Seção Sindical do ANDES-SN. Ano I, nº 1, pp. 20-23, dez, 2019.

COSTA, Francisauro Fernandes da Costa. Educação do campo no território abaetetubense: análise da formação de professores(as) com base no plano municipal de educação. 230f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Amazonas. 2022.

FERNANDES, Bernando Mançano. Por uma Educação do Campo. (Org.) ARROYO, Miguel Gonzalez. FERNANDES, Bernando Mançano. A Educação Básica e o Movimento Social do Campo. Brasília, DF. Articulação Nacional por Uma Educação Básica do Campo, 1999. Coleção por uma Educação Básica do Campo, nº 2.

FRAXE, Therezinha de Jesus Pinto; WITKOSKI, Antônio Carlos and MIGUEZ, Sâmia Feitosa. O ser da Amazônia: identidade e invisibilidade. Cienc. Cult. [online]. Vol.61, n.3, pp.30-32, 2009.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. rev. 2. Reimpr. - Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

GOMES, Jones da Silva. Cidade da Arte: insurgências poéticas nas margens de Abaetetuba-PA. Revista Paisagens Híbridas. Vol. I, nº 2. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ph/article/view/22963. Acesso em: 09 abr. 2024.

GUILHERME, A. A. (2021). Guia prático de pesquisa em Educação. (1ª ed). Caxias do Sul, RS: Educs, 2021.

LIRA, Talita de Melo; CHAVES, Maria do Perpétuo Socorro Rodrigues. Comunidades ribeirinhas na Amazônia: a organização sociocultural e política. Interações, Campo Grande, MS, v. 17, n. 1, p. 66-76, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/inter/a/MXbhGK5VDQbX4bMQzRYDRLN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 de mar. 2024.

LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Introdução aos estudos amazônicos. In: Estudos Integrativos da Amazônia – EIA. (Orgs.). PELEJA, José Reinaldo Pacheco; MOURA, José Mauro Souza. São Paulo: Acquerello, 2012.

MINAYO, Maria C. de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria C. de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 34. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

MORAES, Dênis de. Imaginário social e hegemonia cultural. Temas Gramsci e o Brasil. 2002. Disponível em: https://www.gramsci.org/?page=visualizar&id=297. Acesso em: 22 de mar. 2024.

NETO, Francisco Rente; FURTADO, Lourdes Gonçalves. A Ribeirinidade Amazônica: algumas reflexões. Cadernos de campo, São Paulo, n. 24, p. 158-182, 2015. Disponível em: DOI 10.11606/issn.2316-9133.v24i24p158-182.

NOGUEIRA, Nilbo Ribeiro. Pedagogia dos projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao desenvolvimento das múltiplas inteligências. 7. ed. São Paulo: Érica, 2007.

RAMOS, Julyan Machado. Incorporação e integração da Amazônia: perpetuação da colonialidade. Rev. Amazônia Latitude. ISSN 2692-7446 (Print) | ISSN 2692-7462 (Online), p. 1-12, 2019. Disponível em: https://www.amazonialatitude.com/2019/12/17/incorporacao-eintegracao-da-amazonia-perpetuacao-da-colonialidade/. Acesso em: 10 mar. 2024.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Educação do Campo na Amazônia: bases socioculturais, epistemológicas e matrizes educacionais. XVI ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – UNICAMP – Campinas, 2012.

SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, Daniel Neves. "Xamanismo". Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/religiao/xamanismo.htm. Acesso em: 22 mar. 2024.

SOUZA, Márcio. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.

Downloads

Publicado

09/07/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 348
  • pdf downloads: 115

Como Citar

COSTA, F. F. da; BORGES, H. da S.; MAGALHÃES COSTA, S.; GOMES, J. da S. História da disciplina escolar Estudos Amazônicos: relato de experiência do estágio docente no curso de licenciatura em Educação do Campo: History of the school subject Amazonian Studies: experience report from a teaching internship in the field education degree program. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8513. Acesso em: 26 dez. 2024.