Formação continuada para professores de ciências no Ensino Fundamental I: uma revisão da literatura
Continuing training to science teachers in Elementary School I: a literature review
Resumo
O artigo traz uma reflexão sobre a formação de professores do Ensino de Ciências, apontando indicativos do professor como agente transformador da educação contemporânea. O objetivo foi analisar publicações que abordam a formação continuada para professores de Ciências, atuantes no Ensino Fundamental I. Além disso, verificar como os professores da disciplina de ciências da natureza se preparam academicamente para o processo de ensino e aprendizagem e perceber, nas pesquisas, os indicativos que levam o docente a desenvolver um ensino transformador e sua auto avaliação na disciplina de Ciências. Resultados apontam que a formação continuada do professor de ciências do Ensino Fundamental I pode favorecer aos educandos e ao educador, desde que esta se atualize em metodologias em consonância com o processo de atualização tecnológica no ambiente escolar e com o momento de transformação social.
Palavras-chave: Ensino; Aprendizagem; Educação.
Abstract
This article reflects on science teacher training, highlighting indicators of teachers as agents of change in contemporary education. The objective was to analyze publications addressing continuing education for science teachers working in elementary school. Furthermore, it aimed to examine how science teachers prepare academically for the teaching and learning process and, through research, identify the indicators that lead teachers to develop transformative teaching and self-assessment in science. The results indicate that continuing education for elementary school science teachers can benefit both students and educators, provided it is updated with methodologies aligned with the technological advancements in the school environment and the current social transformation.
Keywords: Teaching; Learning; Education.
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