Memórias formativas a partir de cadernos escolares de matemática da educação infantil

Formative memories from school mathematics notebooks in early childhood education

Autores

Palavras-chave:

Ensino de matemática; Cadernos escolares; Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho de cunho narrativo na modalidade autobiográfica, estuda o Ensino de Matemática na Educação Infantil. O autor assumiu o papel de sujeito deste trabalho, narrando suas experiências e memórias em uma escrita da narrativa de si a partir de questionários dos seus professores com seus cadernos escolares. A pergunta de pesquisa: O que aprendi experiencialmente nas circunstâncias de discência, no âmbito do ensino de Matemática, capaz de contribuir para o ensino de Matemática na Educação Infantil?  As narrativas, são analisadas a partir de uma análise interpretativa em uma leitura temática com a unidade de análise “ensino de Matemática”. O objetivo é compreender aprendizagens desenvolvidas por meio das experiências de discência, no âmbito do ensino de Matemática. Como resultados foi evidenciado que o autor, teve uma formação matemática totalmente tradicional.   

Palavras-chave: Ensino de matemática; Cadernos escolares; Educação Infantil.

 

Abstract

This narrative work in the autobiographical modality, studies the Teaching of Mathematics in Early Childhood Education. The author assumed the role of subject of this work, narrating his experiences and memories in a self-narrative writing based on questionnaires from his teachers and their school notebooks. The research question: What did I learn experientially in the circumstances of learning, within the scope of Mathematics teaching, capable of contributing to the teaching of Mathematics in Early Childhood Education? The narratives are analyzed based on an interpretative analysis in a thematic reading with the unit of analysis “teaching Mathematics”. The objective is to understand learning developed through learning experiences, within the scope of Mathematics teaching. The results showed that the author had a completely traditional mathematical background.

Keywords: Mathematics teaching; School notebooks; Child education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto do Prado Moraes, UFPI

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional de Penápolis (2004); Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012); Letras - Português/Inglês(2019), História(2021)  e Ciências Biológicas(2021) pelo Centro Universitário de Jales e Geografia pelo Centro Universitário FAVENI(2022); especializações em Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Matemática pela Faculdade São Luís (2007), Educação e Neurociências pelas Faculdades Integradas Campos Salles (2019), Educação Inclusiva com Ênfase em Autismo pela Faculdade Casa Branca (2021) e Educação Matemática pela Faculdade Unida de São Paulo (2022), mestrado (2010) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-doutorado em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é professor universitário adjunto na Universidade Federal do Piauí, campus Bom Jesus-PI.  Tem experiência na área de Matemática e Pedagogia.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3745-0884. E-mail: cesarmatbori@hotmail.com  e cesar.moraes@ufpi.edu.br.

Referências

ABRAHÃO, M. H. M. B. Prefácio: (Auto)Biográfico, um método possível de pesquisa? In: PASSEGI, M. C.; VICENTINI, P. P. SOUZA, E. C. (Orgs.). Pesquisa (auto)biográfica: narrativa de si e formação. 1. ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.

CARVALHO, D. L.; FIORENTINI, D. Refletir e investigar a própria prática de ensinar e aprender matemática na escola. In: CARVALHO, D. L.; FIORENTINI, D. Análise narrativa de aulas de Matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. p. 11-23.

CHARNAY, R. Aprendendo (com) a resolução de problemas. In: PARRA, C.; SAIZ, I. (Orgs.). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. p. 36-47.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da Teoria à Prática. 15. Ed. Campinas: Papirus, 2007.

JOSSO, M. A Experiência Formadora: um conceito em construção. In: JOSSO, M. A. Experiência de vida e formação. Natal: EDUFRN, 2010ª.

JOSSO, M. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

MAGRI, A. Os trabalhos da memória lavrar a própria vida. In: PASSEGI, M. C.; SÁ JÚNIOR, L. A.; BARBOSA, T. M. N. (Orgs). Educação e experiência: narrativas em múltiplos contextos [recurso eletrônico]. 1. ed. Natal: EDUFRN, 2021.

PASSEGGI, M. C. A experiência em formação. Revista Educação. Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, mai./ago. 2011.

ROCHA, M. M. S.. A prática avaliativa de professores de Matemática no Ensino Fundamental. Ensaio: avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 5, n. 14, p. 49-58, jan./mar. 1997.

SÃO PAULO. Currículo Paulista da Educação Infantil e Ensino Fundamental. São Paulo: Secretaria da Educação. 1. ed. São Paulo: SE, 2019.

SOUZA, E. C. O conhecimento de si: narrativas do itinerário escolar e formação de professores. 2004. 344f.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia, Salvador.

Publicado

25/08/2024

Como Citar

DO PRADO MORAES, C. A. Memórias formativas a partir de cadernos escolares de matemática da educação infantil : Formative memories from school mathematics notebooks in early childhood education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8345. Acesso em: 1 set. 2024.