Memórias formativas a partir de cadernos escolares de matemática da educação infantil

Formative memories from school mathematics notebooks in early childhood education

Autores

Palavras-chave:

Ensino de matemática; Cadernos escolares; Educação Infantil.

Resumo

Este trabalho de cunho narrativo na modalidade autobiográfica, estuda o Ensino de Matemática na Educação Infantil. O autor assumiu o papel de sujeito deste trabalho, narrando suas experiências e memórias em uma escrita da narrativa de si a partir de questionários dos seus professores com seus cadernos escolares. A pergunta de pesquisa: O que aprendi experiencialmente nas circunstâncias de discência, no âmbito do ensino de Matemática, capaz de contribuir para o ensino de Matemática na Educação Infantil?  As narrativas, são analisadas a partir de uma análise interpretativa em uma leitura temática com a unidade de análise “ensino de Matemática”. O objetivo é compreender aprendizagens desenvolvidas por meio das experiências de discência, no âmbito do ensino de Matemática. Como resultados foi evidenciado que o autor, teve uma formação matemática totalmente tradicional.   

Palavras-chave: Ensino de matemática; Cadernos escolares; Educação Infantil.

 

Abstract

This narrative work in the autobiographical modality, studies the Teaching of Mathematics in Early Childhood Education. The author assumed the role of subject of this work, narrating his experiences and memories in a self-narrative writing based on questionnaires from his teachers and their school notebooks. The research question: What did I learn experientially in the circumstances of learning, within the scope of Mathematics teaching, capable of contributing to the teaching of Mathematics in Early Childhood Education? The narratives are analyzed based on an interpretative analysis in a thematic reading with the unit of analysis “teaching Mathematics”. The objective is to understand learning developed through learning experiences, within the scope of Mathematics teaching. The results showed that the author had a completely traditional mathematical background.

Keywords: Mathematics teaching; School notebooks; Child education.

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Biografia do Autor

Cesar Augusto do Prado Moraes, UFPI

Possui graduação em Matemática pela Fundação Educacional de Penápolis (2004); Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2012); Letras - Português/Inglês(2019), História(2021)  e Ciências Biológicas(2021) pelo Centro Universitário de Jales e Geografia pelo Centro Universitário FAVENI(2022); especializações em Metodologia do Ensino e Aprendizagem da Matemática pela Faculdade São Luís (2007), Educação e Neurociências pelas Faculdades Integradas Campos Salles (2019), Educação Inclusiva com Ênfase em Autismo pela Faculdade Casa Branca (2021) e Educação Matemática pela Faculdade Unida de São Paulo (2022), mestrado (2010) e doutorado (2018) em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo e Pós-doutorado em Docência em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (2021). Atualmente é professor universitário adjunto na Universidade Federal do Piauí, campus Bom Jesus-PI.  Tem experiência na área de Matemática e Pedagogia.  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3745-0884. E-mail: cesarmatbori@hotmail.com  e cesar.moraes@ufpi.edu.br.

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

DO PRADO MORAES, C. A. Memórias formativas a partir de cadernos escolares de matemática da educação infantil : Formative memories from school mathematics notebooks in early childhood education. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8345. Acesso em: 22 dez. 2024.