Percepções dos estudantes com deficiência visual sobre as suas experiências de aprendizado na disciplina de química

Perceptions of visually impaired students on their learning experiences in the learning of the chemistry subject

Autores

Palavras-chave:

Ensino inclusivo, Deficiência visual, Química

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes com deficiência visual sobre as suas experiências de aprendizado na disciplina de química. Os participantes foram três alunos com deficiência visual do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande (PB). A construção dos dados ocorreu a partir de uma roda de conversa com os participantes. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir dos relatos dos alunos com deficiência visual observamos que esses tiveram experiências significativas em sala de aula por meio de materiais adaptados e produzidos pela professora, com o auxílio das ledoras. Concluímos que a utilização desses recursos didáticos oportunizou a participação ativa desses alunos durante as aulas de Química, garantindo uma maior interação com a turma, promovendo assim a inclusão desses na sala de aula.

Palavras-chave: Ensino inclusivo; Deficiência visual; Química.

 

Abstract

The objective of this research was to analyze the perceptions of visually impaired students on their learning experiences in the chemistry subject. The participants were three visually impaired students from the Federal Institute of Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande (PB). Data was collected through a circle conversation with the participants and analyzed using Bardin's Content Analysis principles. The findings revealed that the use of adapted materials and the assistance of readers enabled the active participation of visually impaired students during chemistry classes, promoting their inclusion in the classroom. This study highlights the importance of inclusive education and the use of appropriate resources to ensure the engagement of visually impaired students in the learning process.

Keywords: Inclusive education; Visual impairment; Chemistry

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Biografia do Autor

Maria Betania Hermenegildo dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Química Analítica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Docente Associada do CCA/UFPB, integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares; do Grupo de Estudos em Estratégias no Ensino de Química e do Coletivo Universitário de Pesquisa em Representação Social, Narrativas [auto(bio)gráficas] e Cartografias Inventivas na Educação em Ciências. Nos últimos anos tem se dedicado às pesquisas voltadas aos processos de ensino e aprendizagem de Química. E-mail: mbetaniahs@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8311-9709.

Maria Fidelis de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus II, Areia -PB. E-mail: gallega.oliveira@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6029-8070.

Quézia Raquel Ribeiro da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciada em Química pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPGECEM/UEPB) - área de concentração Ensino de Química. Docente substituta do Departamento de Química, da Universidade Estadual da Paraíba. Tem se aproximado dos estudos etnoquímicos de modo a pensar, criativa e colaborativamente, em rotas que favoreçam diálogos entre os saberes populares e científicos, valorizando a diversidade de sujeitos, cenários e conhecimentos por vezes negados sob a justificativa de irrelevância. E-mail: queziarrs@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2179-7293.

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

HERMENEGILDO DOS SANTOS, M. B.; DE OLIVEIRA, M. F.; RIBEIRO DA SILVA, Q. R. Percepções dos estudantes com deficiência visual sobre as suas experiências de aprendizado na disciplina de química: Perceptions of visually impaired students on their learning experiences in the learning of the chemistry subject. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8344. Acesso em: 1 set. 2024.