Percepções dos estudantes com deficiência visual sobre as suas experiências de aprendizado na disciplina de química
Perceptions of visually impaired students on their learning experiences in the learning of the chemistry subject
Palavras-chave:
Ensino inclusivo, Deficiência visual, QuímicaResumo
O objetivo dessa pesquisa foi analisar as percepções dos estudantes com deficiência visual sobre as suas experiências de aprendizado na disciplina de química. Os participantes foram três alunos com deficiência visual do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande (PB). A construção dos dados ocorreu a partir de uma roda de conversa com os participantes. Os resultados obtidos foram analisados de acordo com os princípios da Análise de Conteúdo de Bardin. A partir dos relatos dos alunos com deficiência visual observamos que esses tiveram experiências significativas em sala de aula por meio de materiais adaptados e produzidos pela professora, com o auxílio das ledoras. Concluímos que a utilização desses recursos didáticos oportunizou a participação ativa desses alunos durante as aulas de Química, garantindo uma maior interação com a turma, promovendo assim a inclusão desses na sala de aula.
Palavras-chave: Ensino inclusivo; Deficiência visual; Química.
Abstract
The objective of this research was to analyze the perceptions of visually impaired students on their learning experiences in the chemistry subject. The participants were three visually impaired students from the Federal Institute of Paraíba (IFPB), Campus Campina Grande (PB). Data was collected through a circle conversation with the participants and analyzed using Bardin's Content Analysis principles. The findings revealed that the use of adapted materials and the assistance of readers enabled the active participation of visually impaired students during chemistry classes, promoting their inclusion in the classroom. This study highlights the importance of inclusive education and the use of appropriate resources to ensure the engagement of visually impaired students in the learning process.
Keywords: Inclusive education; Visual impairment; Chemistry
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