A dança do ventre como prática de educação física na educação popular com mulheres vítimas de violência na Amazônia amapaense

Belly dancing as a physical education practice in popular education with women victims of violence in the Amapá Amaz

Autores

Resumo

Neste artigo, objetivamos socializar as vivências dançantes desenvolvidas por uma professora de dança do ventre com mulheres vítimas de violência no contexto da Amazônia amapaense. A investigação do tipo pesquisa-ação foi desenvolvida em dez encontros, com um grupo de doze mulheres. Para produção dos dados, utilizamos a observação participante; a entrevista dialógica freiriana; o Círculo de Cultura freiriano e o diário de campo. Os dados produzidos foram submetidos a análise compreensiva da fala. Assim como, validados pelas participantes. Concluímos que, o profissional de Educação Física quando inserido nas Instituições de Atendimento à Mulher em situação de Violência, contribui no acolhimento e encorajamento das vítimas. Que a dança do ventre, alicerçada no contexto da Educação Popular em Saúde, se constitui em um importante instrumento de empoderamento das mulheres.

Palavras-chave: Dança do ventre; Educação física; Educação popular em saúde; Mulher vítima de violência.

 

Abstract

In this article, we aim to socialize the dancing experiences developed by a belly dance teacher with women victims of violence in the context of the Amapá Amazon. The action research type investigation was developed in ten meetings, with a group of twelve women. To produce the data, we used participant observation; the Freirean dialogical interview; the Freirian Culture Circle and the field diary. The data produced was subjected to comprehensive speech analysis. As well as, validated by the participants. We conclude that, when the Physical Education professional is inserted in Institutions that Care for Women in situations of Violence, they contribute to welcoming and encouraging victims. That belly dancing, based in the context of Popular Health Education, constitutes an important instrument for empowering women.

Keywords: Belly dance; Physical education; Popular health education; Woman victim of violence.

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Biografia do Autor

Samanda Nobre do Carmo Sabóia, Universidade São Judas Tadeu

Licenciada em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP; Educação Física na área de Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte pelo Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP; Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT; Doutoranda e mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu – USJT.

Bruna Gabriela Marques, Universidade São Judas Tadeu

Graduada, Mestra e Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu.

 

Mesaque Silva Correia, Universidade Federal do Piauí

Licenciado Pleno e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP; Pedagogo pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá - IESAP; Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP; Especialista em Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará - UEPA; Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu - USJT; Doutorando em Educação pela Universidade do Pará - UFPA; Professor da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Docente Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/UNESP).

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Publicado

12/08/2025

Como Citar

SABÓIA, S. N. do . C.; MARQUES, B. G.; CORREIA, M. S. A dança do ventre como prática de educação física na educação popular com mulheres vítimas de violência na Amazônia amapaense: Belly dancing as a physical education practice in popular education with women victims of violence in the Amapá Amaz. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8276. Acesso em: 16 dez. 2025.