Evasão e permanência na educação profissional

Evasión y permanencia en la educación profesional

Autores

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Evasão, Permanência.

Resumo

A Educação Profissional no Brasil iniciou com o Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909, criando 19 escolas de Aprendizes Artífices. Nesse percurso histórico, estas escolas se transformaram em Centros Federais de Educação Profissional, atualmente, em Instituições Federais de Educação Profissional, com ênfase na formação integral, transformações sociais de diversos jovens e adultos brasileiros. Para compreender o processo, objetiva-se analisar a relação entre a evasão e permanência na Educação Profissional e Tecnológica. A metodologia utilizada emprega a interpretação dos dados, mediante uma abordagem qualitativa, tendo como método a revisão bibliográfica. A análise revelou tanto fatores internos quanto externos e mostrou que estão sendo desenvolvidos programas e ações, assim como uma política de assistência estudantil, que contribuem para a emancipação e a libertação dos estudantes.

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica; Evasão; Permanência.

 

Resumem

La Educación Profesional en Brasil comenzó con el Decreto nº 7.566, del 23 de septiembre de 1909, por el que se crearon 19 escuelas para Aprendiz de Artesanos. En eso largo de la historia, estas escuelas se convirtieron en Centros Federales de Educación Profesional, actualmente, Instituciones Federales de Educación Profesional, con énfasis en la formación integral y transformaciones sociales de varios jóvenes y adultos brasileños. Para comprender oh proceso, el objetivo es analizar la relación entre deserción y retención en Educación Profesional y Tecnológica. La metodología utilizada emplea la interpretación de datos, utilizando un enfoque cualitativo, utilizando como método la revisión bibliográfica. El análisis reveló factores tanto internos como externos y mostró que se están desarrollando programas y acciones, así como una política de atención estudiantil, que contribuyen a la emancipación y liberación de los estudiantes.

Palabras clave: Educación Profesional y Tecnológica; Evasión; Permanencia.

 

 

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Biografia do Autor

Heloisia Carneiro de Souza, Instituto Federal Goiano -Campus Ceres

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) Campus Ceres (2023). Licenciada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins (2009). Possui Especialização em Educação Infantil (2012) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020). Professora efetiva da rede municipal de Guarinos-GO. Atua na pesquisa científica principalmente sobre os temas: Educação; Educação Profissional e Tecnológica; História da Educação Profissional. E-mail: heloisia2011@hotmail.com ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8173-875X.

 

Luiz Mário Lopes Cardoso, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Ciências Humanas de Anicuns (1998) e em Matemática pela Universidade Estadual do Tocantins (2011), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade de Goiás (2000), Matemática e Estatística pela Universidade de Lavras (2001), Gestão Empresarial e de Negócios pela Universidade Católica de Goiás (2007), Tecnologia em Educação pela Puc-Rio (2010) e Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Campus Ceres (2023). Atualmente está fazendo graduação em Direito pela Faculdade de Jussara (2024). É parecerista de dois periódicos científicos nacionais. É Professor PIV pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, desde 1999. Neste período ocupou o cargo de diretor da Escola Agrícola Comendador João Marchesi de 2001 a 2007. Foi Subsecretário Regional de Educação de Jussara de 2007 a 2018. No presente momento está lotado no Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Maria Tereza Garcia Neta Bento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão escolar, práticas pedagógicas e docência. Participa do Grupo de Pesquisa sobre Saúde da Criança e do Adolescente (GPSaCA - https://www.gpsaca.com.br). Para contato: luiz.cardoso@seduc.go.gov.br / luiz.mario@estudante.ifgoiano.edu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3345-1188.

 

Flávio Manoel Coelho Borges Cardoso, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres

Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (1992), Licenciatura Plena com Habilitação em Administração pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Bacharelado em Direito pela UniEvangélica (2022). Especialista em Controladoria e Finanças pela PUC-GO, Mestre em Administração pela PUC - Minas (2005) e Doutor em Administração pela Universidade de Brasília - UNB / Universidad Jaume I - UJI - Espanha (2016). Professor Visitante na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2023). Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. Docente permanente credenciado junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica ProfEPT do IF Goiano Campus Ceres e Programa de Mestrado em Administração do IF Goiano Campus Rio Verde. Tem experiência na área de Administração e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Empreendedorismo, Arranjos Produtivos Locais ou Clusters, Spin-Offs, Direito e Justiça, Educação Profissional e Tecnológica. E-mail: flavio.cardoso@ifgoiano.edu.br ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1587-0597.

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29/12/2024
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Como Citar

CARNEIRO DE SOUZA, H.; LOPES CARDOSO, L. M.; COELHO BORGES CARDOSO, F. M. Evasão e permanência na educação profissional: Evasión y permanencia en la educación profesional. Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8271. Acesso em: 21 jan. 2025.