“É muito desafiador trabalhar aqui”: o exercício da docência em um ambiente socioeducativo
“It is very challenging to work here”: the exercise of teaching in a socio-educational environment
Palavras-chave:
Docência; Ambiente Socioeducativo; Pesquisa (Auto)biográfica.Resumo
O estudo objetiva analisar sentidos das experiências atribuídos por duas professoras que atuam na educação básica em um ambiente socioeducativo de internação provisória com adolescentes/ jovens que se encontram privados de liberdade. Ancora-se na pesquisa (auto)biográfica, através das relações de temporalidade biográfica e de reflexões construídas acerca das trajetórias de vida-formação-docência, assim como das relações consigo próprio, com os outros e com o meio quando narram suas experiências. Utilizamos como dispositivo a Entrevista Narrativa e para a análise das narrativas, adotamos a perspectiva compreensiva-interpretativa. Os resultados evidenciam que a profissão docente, voltada a adolescentes/ jovens acautelados exige do professor uma prática que predomine o exercício da reflexão acerca da importância social da escola para esses jovens que se encontram acautelados.
Palavras-chave: Docência; Ambiente Socioeducativo; Pesquisa (Auto)biográfica.
Resumen
El estudio tiene como objetivo analizar los sentidos de las experiencias atribuidas por dos profesoras que trabajan en la educación básica en un ambiente socioeducativo de internamiento provisional con adolescentes/jóvenes privados de libertad. Se ancla en la investigación (auto)biográfica, a través de las relaciones de temporalidad biográfica y de las reflexiones construidas a partir de las trayectorias de vida-formación-docencia, así como de las relaciones consigo mismo, con los demás y con su entorno cuando narran sus experiencias. Utilizamos como dispositivo la Entrevista Narrativa y para el análisis de las narrativas, adoptamos la perspectiva comprensivo-interpretativa. Los resultados evidencian que la profesión docente, dirigida a adolescentes/jóvenes cautelosos requiere del profesor una práctica que predomine el ejercicio de reflexión sobre la importancia social de la escuela para dichos jóvenes.
Palabras claves: Docencia; Entorno Socioeducativo; Investigación (Auto)biográfica.
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