Ciências da natureza e ciências indígenas: uma revisão de literatura

Natural science and indigenous science: a review of literature

Autores

Palavras-chave:

Interculturalidade, Ensino de ciências, Educação Escolar Indígena

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão de literatura realizada no Portal de Periódicos CAPES em artigos sobre ciências naturais que, de alguma forma, se relacionam à cultura indígena. Num recorte temporal aberto e sem restrição de idioma, foram selecionados 124 artigos para análise. A maioria dos trabalhos estão publicados em revistas Qualis A das regiões Sudeste e Sul do Brasil e as temáticas mais abordadas relacionam-se com plantas que curam, animais e tintas. Em outra abordagem, estão discussões sobre a natureza da ciência – representações indígenas de professores e estudantes e em materiais didáticos. Foram identificados somente dois trabalhos que tratam de ciências naturais com autoria indígena; essas pesquisas, em sua maioria, são compostas por narrativas não indígenas, evidenciando o pouco espaço acadêmico do povo indígena para produzir suas próprias pesquisas.

Palavras-chave: Educação escolar indígena; Interculturalidade; Ensino de ciências.

 

Abstract

This study presents a literature review carried out on the CAPES Journal Portal on articles about natural sciences that, in some way, are related to indigenous culture. In an open time frame and without language restrictions, 124 articles were selected for analysis. Most of the works are published in Qualis A magazines from the southeast and South of Brazil, and the most discussed topics are related to healing plants, animals and paints. In another approach, there are discussions about the nature of science – indigenous representations of teachers and students and in teaching materials. Only two works dealing with natural sciences with indigenous authorship were identified; Most of these studies are composed of non-indigenous narratives, emphasizing the lack of academic space for indigenous people to produce their own research. 

Keywords: Indigenous school education; Interculturality; Science teaching.

             

 

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Biografia do Autor

Aldenice Fonseca Alencar, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM, graduação em licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Amazonas-UEA e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estacio de Sá-ESTÁCIO (2023). Possui curso de Pós -Graduação Latu Senso em Metodologias de Ensino na Educação Básica, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI. Está cursando mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM, no Instituto de Educação Agricultura e Ambiente -IEAA. Email: aldenicealencar@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0009-0001-1596-9434

Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

É professora associada da Universidade Federal do Amazonas no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades - PPGECH. Cursou mestrado em Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e doutorado em Ensino de Ciências (ênfase em Física) pela Universidade de São Paulo - USP. Realiza pesquisas na área de Ensino de Ciências, com ênfase em Ensino de Física e Astronomia, abordando principalmente temas relacionados com processos de ensino-aprendizagem de conceitos, interdisciplinaridade, diversidade, alfabetização científica e suas implicações na qualidade dos materiais didáticos e em práticas da sala de aula. Email: elrismaroliveira@ufam.edu.br. Orcid:  https://orcid.org/0000-0002-5922-0273  

Ana Paula Tavares Magalhães, Universidade de São Paulo

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em História Social pela mesma universidade. Atualmente é professora associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Idade média, relações de poder, educação, literatura e história. Participa como membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e Modalidades Lúdicas - LUDENS-USP, atuando junto ao núcleo de Estudos Medievais. Email: apmagalh@usp.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7692-2699

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Publicado

01/06/2024
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Como Citar

ALENCAR, A. F.; OLIVEIRA, E. A. G.; MAGALHÃES, A. P. T. Ciências da natureza e ciências indígenas: uma revisão de literatura: Natural science and indigenous science: a review of literature. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8179. Acesso em: 3 jul. 2024.