Equidade educacional em territórios vulneráveis no município de São Paulo

Educational equity in vulnerable territories in the city of São Paulo

Autores

  • Andreza Maria de Souza Rocha andreza.rocha@fatec.sp.gov.br
    FATEC - Centro Paula Souza https://orcid.org/0000-0001-6261-2246
  • Vanda Mendes Ribeiro vandaribeiro2@gmail.com
    Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). https://orcid.org/0000-0002-2275-7122
  • Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz carminhameirelles@gmail.com
    Professora de Pós-graduação em Educação e do Mestrado profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). https://orcid.org/0000-0003-4375-5270

Palavras-chave:

Equidade Educacional, Vulnerabilidade Social nos Territórios, Desigualdade Escolar

Resumo

Neste artigo, é discutido se o município de São Paulo ampliou a equidade educacional de 2011 a 2017 no EF1 e como essa situação se verifica nas escolas em contexto de vulnerabilidade social. A literatura evidencia que o nível de vulnerabilidade social dos/as alunos/as matriculados/as interfere em seu desempenho. Resultados oficiais das últimas avaliações em larga escala demonstram que o nível de aprendizagem das séries finais, no município de São Paulo, tem melhorado. No estudo, fez-se uso do Índice de Vulnerabilidade Social do Ipea para classificar as UDHs e elaborar um índice de equidade análogo aos índices de pobreza calculados pelo método FGT. Os resultados mostram que houve ampliação da equidade educacional no município, quando se observa o número geral de alunos/as que alcançam níveis adequados de proficiência, inclusive para os que vêm de território vulnerável.

Palavras-chave:  Equidade Educacional; Vulnerabilidade Social nos Territórios; Desigualdade Escolar.

 

Abstract

The aim of the current study is to address whether São Paulo City has improved educational equity in the early years of Elementary School from 2011 to 2017, and how this process took place in schools inserted in a social vulnerability context. According to the literature, enrolled students’ social vulnerability level affects their performance. Official results of the latest large-scale surveys have shown that the learning level in senior grades has improved in São Paulo City. The current study used Ipea’s Social Vulnerability Index to both classify Human Development Units and develop an equity index analogous to the poverty indices calculated through the FGT method. Results have evidenced increased educational equity in the investigated municipality based on the overall number of students who reach adequate proficiency levels, including those who come from vulnerable territories.

Keywords: Educational Equity; Social Vulnerability in Territories; School Inequality.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreza Maria de Souza Rocha, FATEC - Centro Paula Souza

Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (Fatec/Etec). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6261-2246. E-mail: profandrezarocha@gmail.com  

Vanda Mendes Ribeiro, Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS).

D

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) com sanduíche na Universidade de Genebra. Especialização em Sociologia pela Universidade Paris III/França. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2275-7122. E-mail: vandaribeiro2@gmail.com

 

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Professora de Pós-graduação em Educação e do Mestrado profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS).

Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professora de Pós-graduação em Educação e do Mestrado profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4375-5270. E-mail: carminhameirelles@gmail.com

Referências

ALVES, Maria Tereza Gonzaga; SOARES, José Francisco. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, v. 39, n. 1, p. 177-194, 2013.

ALVES, Maria Tereza Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flávia Pereira. Índice socioeconômico das escolas de educação básica brasileiras. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas de Educação, v. 22, n. 84, p. 671-704, 2014.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; SOARES, José Francisco; XAVIER, Flavia Pereira. Desigualdades educacionais no ensino fundamental de 2005 a 2013: hiato entre grupos sociais. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, n. 7, p. 49-82, 2016.

ARTES, Amélia Cristina. Indicador nacional de alfabetismo funcional-2001: explorando as diferenças entre mulheres e homens. Educação e Pesquisa, v. 33, n. 3, p. 561-580, 2007.

CARVALHO, Marília Pinto de. Estatísticas de desempenho escolar: o lado avesso. Educação & Sociedade, v. 22, n. 77, p. 231-252, 2001.

CARVALHO, Marília Pinto de. O fracasso escolar de meninos e meninas: articulações entre gênero e cor/raça. Cadernos Pagu, n. 22, p. 247-290, 2004.

CARVALHO, Marília Pinto de. Teses e dissertações sobre gênero e desempenho escolar no Brasil (1993 - 2007): um estado da arte. Pro-Posições, Campinas, v. 23, n. 1, p. 147-162, abr. 2012.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social. Petrópolis: Vozes, 1998.

COSTA, Marco Aurélio; MARGUTI, Bárbara. O atlas da vulnerabilidade social nas regiões metropolitanas brasileiras. Brasília, 2015.

CRAHAY, Marcel. L’école peut-elle-être juste e efficace? De l’égalité des ances à l’égalité des acquis. Belgique: De Boeck, 2000.

DAL'IGNA, Maria Cláudia. Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença? Educ. Rev., Belo Horizonte, n. 46, p. 241-267, dez. 2007.

DUBET, François. Les dilemmes de la justice. In: DEROUET, Jean-Louis; DEROUET-BESSON, Marie-Claude. Repenser la justice dans le domaine de l’éducation et de la formation. Lyon: Peter Lang, 2009, p. 29-46.

ÉRNICA, Maurício; BATISTA, Antônio Gomes. A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável. Cadernos de Pesquisa, v. 42, n. 146, p. 640-666, 2012.

ÉRNICA, Maurício. Desigualdades educacionais no espaço urbano: o caso de Teresina. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, p. 523-788, 2013.

ÉRNICA, Maurício; RODRIGUES, Erica Castilho. Desigualdades educacionais em metrópoles: território, nível socioeconômico, raça e gênero. Educ. Soc., Campinas, v. 41, e228514, 2020.

FOSTER, James; GREER, Joel; THORBECKE, Erik. A class of decomposable poverty measures. Econometrica, v. 52, n. 3, p. 761-768, may 1984.

HUGHES, Pedro Javier Aguerre. Segregação socioespacial e violência na cidade de São Paulo: referências para a formulação de políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 93-102, dec. 2004.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e estados. Disponível em https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/sao-paulo.html . Acesso em: 12 dez. 2023.

KAZTMAN, Ruben. Notas sobre la medición de la vulnerabilidad social. México: BID-Birf-Cepal, 2000. Borrador para discusión. 5 Taller regional, la medición de la pobreza, métodos e aplicaciones.

KATZMAN, Ruben. Seducidos y abandonados: el aislamiento social de los pobres urbanos. Revista de la Cepal, Uruguay, n. 75, p. 171-189, dez. 2001.

MATOS, Daniel Abud Seabra et al. Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental. Pro-Posições, Campinas, v. 28, n. 1, p. 33-54, abr. 2017.

NEGRI, Barjas; TORRES Haroldo da Gama; CASTRO, Maria Helena Guimarães de (orgs.). A educação básica no estado de São Paulo: avanços e desafios. São Paulo: Seade/FDE, 2014.

OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro , v. 24, n. 93, p. 824-844, dec. 2016.

PENA, Anderson Córdova; SOARES, Tufi Machado. Fatores de liderança escolar e sua relação com o desempenho. Um estudo com diretores de escolas da rede pública de Minas Gerais/Brasil. Reice. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 12, n. 5, jan. 2016.

PENNINCK, Brasil Renan. Equidade educacional nos anos iniciais do ensino fundamental e vulnerabilidade social nos territórios do município de São Paulo. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

PEREIRA-SILVA, Célia. Vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades, educação e o princípio de justiça como equidade na escola. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

PEROSA, Graziela Serroni; LEBARON, Frédéric; LEITE, Cristiane Kerches da Silva. O espaço das desigualdades educativas no município de São Paulo. Pro-Posições, v. 26, n. 2, p. 99-118, 2015.

RAWLS, John. Justiça como equidade: uma reformulação. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

REDE NOSSA SÃO PAULO. Mapa das desigualdades 2020. São Paulo, 2020.

RIBEIRO, V. M.; MELLO, H. D. A.; BATISTA, A. A. G. La vulnerabilité sociale du territoire dans les grands centres urbains brésiliens et l'inégalité scolaire. Diversité, n. 181, p. 93-100, 2015.

RIBEIRO, Vanda Mendes. Justiça na escola e regulação institucional em redes de ensino do estado de São Paulo. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

RIBEIRO, Vanda Mendes. Que princípio de justiça para a educação básica? Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 1094-1109, 2014.

RIBEIRO, Vanda Mendes; VÓVIO, Claúdia Lemos. Desigualdade escolar e vulnerabilidade social no território. Educar em Revista, n. spe2, p. 71-87, 2017.

RIBEIRO, V. M.; KASMIRSKI, P. R.; AYED, C. B. Equidade educacional e vulnerabilidade social nos territórios: os casos das redes municipais do Ceará e de Fortaleza. Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 49, n. contínuo, p. e260580, 2023. DOI: 10.1590/S1678-4634202349260580por. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/220656. Acesso em: 29 dez. 2023.

SOUSA, Igor Leite. Os (des)entendimentos de professoras e professores da educação básica sobre a temática “gênero”. 2020. 81 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Cidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

TORRES, Haroldo Gama; BICHIR, Renata Mirandola; GOMES, Sandra. et al. Educação na periferia de São Paulo: ou como pensar as desigualdades educacionais. In: RIBEIRO, Luiz César Queiroz.; KAZTMAN, Ruben. (orgs.). A cidade contra a escola? Segregação urbana e desigualdades educacionais em grandes cidades da América Latina. Rio de Janeiro: Letra Capital; Montevidéu: Ippes, 2008. p. 59-90.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel; Fapesp; Lincoln Institute, 2009.

VILLAÇA, Flávio. São Paulo: segregação urbana e desigualdade. Estud. Av., São Paulo, v. 25, n. 71, p. 37-58, abr. 2011.

Downloads

Publicado

25/08/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 14
  • pdf downloads: 7

Como Citar

DE SOUZA ROCHA, A. M.; MENDES RIBEIRO, V.; MEIRELLES TOLEDO CRUZ, M. do C. Equidade educacional em territórios vulneráveis no município de São Paulo: Educational equity in vulnerable territories in the city of São Paulo . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8152. Acesso em: 1 set. 2024.