Equidade educacional em territórios vulneráveis no município de São Paulo

Educational equity in vulnerable territories in the city of São Paulo

Autores

  • Andreza Maria de Souza Rocha andreza.rocha@fatec.sp.gov.br
    FATEC - Centro Paula Souza https://orcid.org/0000-0001-6261-2246
  • Vanda Mendes Ribeiro vandaribeiro2@gmail.com
    Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). https://orcid.org/0000-0002-2275-7122
  • Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz carminhameirelles@gmail.com
    Professora de Pós-graduação em Educação e do Mestrado profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). https://orcid.org/0000-0003-4375-5270

Palavras-chave:

Equidade Educacional, Vulnerabilidade Social nos Territórios, Desigualdade Escolar

Resumo

Neste artigo, é discutido se o município de São Paulo ampliou a equidade educacional de 2011 a 2017 no EF1 e como essa situação se verifica nas escolas em contexto de vulnerabilidade social. A literatura evidencia que o nível de vulnerabilidade social dos/as alunos/as matriculados/as interfere em seu desempenho. Resultados oficiais das últimas avaliações em larga escala demonstram que o nível de aprendizagem das séries finais, no município de São Paulo, tem melhorado. No estudo, fez-se uso do Índice de Vulnerabilidade Social do Ipea para classificar as UDHs e elaborar um índice de equidade análogo aos índices de pobreza calculados pelo método FGT. Os resultados mostram que houve ampliação da equidade educacional no município, quando se observa o número geral de alunos/as que alcançam níveis adequados de proficiência, inclusive para os que vêm de território vulnerável.

Palavras-chave:  Equidade Educacional; Vulnerabilidade Social nos Territórios; Desigualdade Escolar.

 

Abstract

The aim of the current study is to address whether São Paulo City has improved educational equity in the early years of Elementary School from 2011 to 2017, and how this process took place in schools inserted in a social vulnerability context. According to the literature, enrolled students’ social vulnerability level affects their performance. Official results of the latest large-scale surveys have shown that the learning level in senior grades has improved in São Paulo City. The current study used Ipea’s Social Vulnerability Index to both classify Human Development Units and develop an equity index analogous to the poverty indices calculated through the FGT method. Results have evidenced increased educational equity in the investigated municipality based on the overall number of students who reach adequate proficiency levels, including those who come from vulnerable territories.

Keywords: Educational Equity; Social Vulnerability in Territories; School Inequality.

 

 

 

 

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Biografia do Autor

Andreza Maria de Souza Rocha, FATEC - Centro Paula Souza

Mestra em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Especialista em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Titular do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza (Fatec/Etec). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6261-2246. E-mail: profandrezarocha@gmail.com  

Vanda Mendes Ribeiro, Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS).

D

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) com sanduíche na Universidade de Genebra. Especialização em Sociologia pela Universidade Paris III/França. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2275-7122. E-mail: vandaribeiro2@gmail.com

 

Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz, Professora de Pós-graduação em Educação e do Mestrado profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS).

Doutora em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Professora de Pós-graduação em Educação e do Mestrado profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Professora da Pós-graduação em Gestão Pública da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (Reippe) e do Instituto para o Desenvolvimento de Inovações Tecnológicas, Sociais, Gestão de Políticas Públicas e Justiça Social (Instituto JUS). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4375-5270. E-mail: carminhameirelles@gmail.com

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Publicado

25/08/2024
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Como Citar

DE SOUZA ROCHA, A. M.; MENDES RIBEIRO, V.; MEIRELLES TOLEDO CRUZ, M. do C. Equidade educacional em territórios vulneráveis no município de São Paulo: Educational equity in vulnerable territories in the city of São Paulo . Revista Cocar, [S. l.], v. 21, n. 39, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8152. Acesso em: 6 dez. 2024.