ChatGPT, ChatGPT, me diga como educar meus alunos "com", "para/sobre" e "através de" você

ChatGPT, ChatGPT, tell me how to educate my students 'with,' 'for/about,' and 'through' you

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Educação

Resumo

Este artigo aborda os impactos da integração da inteligência artificial (IA) nos processos educacionais, destacando aspectos instrumentais, criativos e de autoria no ensino/aprendizagem. A pesquisa, centrada no ChatGPT 3.5, investiga como a IA aborda tais perspectivas, adotando uma abordagem exploratória e considerando o ChatGPT como sujeito de pesquisa. A interação com o chatbot foi analisada a partir de uma codificação focada de Conteúdo no software ATLAS.ti. Os resultados revelam que a IA na Educação pode facilitar a tutoria, a elaboração de atividades avaliativas, o suporte ao ensino, sua integração ao currículo e sua mediação em projetos de pesquisa ou mídia. No entanto, os desafios incluem a necessidade de formação docente, limitações de informações sobre IA e mídia-educação, financiamento de sistemas inteligentes para educação e preocupações com privacidade e ética no uso da IA.

Palavras-chave: Inteligência artificial; ChatGPT; Educação.

 

Abstract

This paper problematizes the impacts of integrating artificial intelligence (AI) into educational processes, emphasizing instrumental, creative, and authorial aspects in teaching and learning. The research, centered on ChatGPT 3.5, explores how AI proceeds toward these perspectives, adopting an exploratory approach and considering ChatGPT as the subject of study. The interaction with the chatbot was analyzed using the ATLAS.ti software, employing focused content coding. The results reveal that AI in education can facilitate tutoring, the design of evaluative activities, teaching support, the integration of AI into the curriculum, and its mediation in research or media projects. However, challenges include the need for teacher training, limited information on AI and media education, funding for intelligent systems in education, and concerns about privacy and ethics in AI use.

Keywords: Artificial intelligence; ChatGPT; Education.

             

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui pós-doutorado na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Educação pela UFMG, mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especializado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Engenharia Elétrica pela UFSJ. É professor Associado da UFSJ em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e atua na formação de professores para a educação básica. Email: marcinholima@ufsj.edu.br   Orcid:https://orcid.org/0000-0003-3790-1104

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física (UFES), mestre em Educação (UFJF) licenciado em Educação Física (UFSJ) e em Pedagogia (Cruzeiro do Sul). Professor do Departamento de Ginástica da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Email: galdinolabomidia@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1097-738X

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela mesma Universidade (2004). É Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação.

Email: mborgeseliane@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0703-3991

Referências

AKGUN, Selin; GREENHOW, Christine. Artificial Intelligence (AI) in Education: Addressing Societal and Ethical Challenges in K-12 Settings. In: PROCEEDINGS OF THE 16TH INTERNATIONAL CONFERENCE OF THE LEARNING SCIENCES-ICLS 2022, 2022, Hiroshima. Anais. Hiroshima: ICLS, 2022. p. 1373–1376.

BARBOSA, Carlos Roberto de Almeida Correa. Transformações no ensino-aprendizagem com o uso da inteligência artificial: revisão sistemática da literatura. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar, [s. l.], v. 4, n. 5, 2023. Disponível em: https://abre.ai/hu6B. Acesso em: 10 out. 2023.

BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001.

BÉVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educação & Sociedade, [s. l.], v. 30, p. 1081–1102, 2009. Disponível em: https://bit.ly/42FLiSI. Acesso em: 25 abr. 2023.

BITENCOURT, Elias. Smartbodies: Plataformas digitais, tecnologias vestíveis e corpos remodelados. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2021. Disponível em: https://cutt.ly/rwsFk7E5. Acesso em: 2 fev. 2023.

CANO, Yvette Mucharraz y; VENUTI, Francesco; MARTINEZ, Ricardo Herrera. ChatGPT and AI Text Generators: Should Academia Adapt or Resist?. [S. l.], 2023. Disponível em: https://abre.ai/hu6E. Acesso em: 23 nov. 2023.

CARDOSO, Fábio Santos et al. O uso da Inteligência Artificial na Educação e seus benefícios: uma revisão exploratória e bibliográfica. Revista Ciência em Evidência, [s. l.], v. 4, n. FC, p. e023002–e023002, 2023. Disponível em: https://abre.ai/hu6F. Acesso em: 10 out. 2023.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

CHATGPT. [S. l.], 2023a. Disponível em: https://abre.ai/hu6H. Acesso em: 1 nov. 2023.

CHATGPT. [S. l.], 2023b. Disponível em: https://abre.ai/hu6J. Acesso em: 1 nov. 2023.

CHATGPT. [S. l.], 2023c. Disponível em: https://abre.ai/hu6V. Acesso em: 10 nov. 2023.

FANTIN, Monica. Dos consumos culturais aos usos das mídias e tecnologias na prática docente. Motrivivência, [s. l.], p. 12–24, 2010. Disponível em: https://abre.ai/hu62. Acesso em: 1 nov. 2023.

FANTIN, Monica. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FANTIN, Monica. Mídia-Educação no ensino e o currículo como prática cultural. Currículo sem Fronteiras, [s. l.], v. 12, n. 2, p. 437–452, 2012. Disponível em: https://encurtador.com.br/hnAP3. Acesso em: 30 out. 2023.

FREIRE, Paulo. Por uma pedagogia da pergunta. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2017.

JUNIOR, Gilson Cruz. Deveriam os robôs substituir os professores de Educação Física?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 22, 2021, Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: CBCE, 2021. p. 1–6. Disponível em: https://abre.ai/hu64. Acesso em: 21 nov. 2023.

KINO, Shiho et al. A scoping review on the use of machine learning in research on social determinants of health: Trends and research prospects. SSM - Population Health, [s. l.], v. 15, p. 100836, 2021. Disponível em: https://abre.ai/hu66. Acesso em: 10 out. 2023.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, Marcio Roberto De. A pandemia de Covid-19 e as atividades pedagógicas não presenciais centralizadas no uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. In: PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; FRANCISCO, Deise Juliana; FERREIRA, Adilson Rocha (org.). Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões e propostas no contexto da Covid-19. Alagoas: Edufal, 2021. p. 145–152.

LIMA, Marcio Roberto de. Projeto UCA e Plano CEIBAL como possibilidades de reconfiguração da prática pedagógica com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. 2015. 268 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015. Disponível em: https://bitlybr.com/aTAsI. Acesso em: 4 ago. 2020.

LIMA, Marcio Roberto de; LEAL, Murilo Cruz. Ciberpedagogia: indicativos para o rompimento com a lógica da transmissão. Vertentes, [s. l.], v. 1, n. 35, p. 24–35, 2010.

MCCARTHY, John. What is artificial intelligence?. [S. l.], 2007. Disponível em: http://www-formal.stanford.edu/jmc/whatisai/. Acesso em: 10 out. 2023.

MIAO, Fengchun et al. AI and education: guidance for policy-makers. Paris: UNESCO Publishing, 2021. Disponível em: https://abre.ai/hu7b. Acesso em: 21 nov. 2023.

MONARD, Maria Carolina; BARANAUSKAS, José Augusto. Aplicações de inteligência artificial: uma visão geral. [S. l.]: São Carlos, 2000. Disponível em: https://abre.ai/hu7d. Acesso em: 10 out. 2023.

OLIVEIRA, Braulio Nogueira de; FRAGA, Alex Branco. Cultura fitness digital no léxico da cultura corporal de movimento: temas emergentes para a educação física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s. l.], v. 44, p. e001922, 2022. Disponível em: https://abre.ai/hu7f. Acesso em: 21 nov. 2023.

O’NEIL, Cathy. Algoritmos de destruição em massa: como o Big Data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.

PAPERT, Seymour. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1985.

POZZEBON, Eliane; FRIGO, Luciana; BITTENCOURT, Guilherme. Inteligência artificial na educação universitária: quais as contribuições. Revista CCEI, [s. l.], v. 8, n. 13, p. 34–41, 2004. Disponível em: https://encurtador.com.br/dgC24. Acesso em: 21 nov. 2023.

REY, Fernando Luis González. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu da. Democracia e os códigos invisíveis: como os algoritmos estão modulando comportamentos e escolhas políticas. São Paulo: Edições Sesc, 2019.

SOUSA, Galdino Rodrigues de; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na Educação Básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais - Revista Multidisciplinar, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 146–169, 2020. Disponível em: https://abre.ai/hu7k. Acesso em: 10 out. 2023.

SOUZA, Joyce; AVELINO, Rodolfo; SILVEIRA, Sérgio Amadeu da (org.). A sociedade de controle: manipulação e modulação nas redes digitais. São Paulo: Hedra, 2018.

THOMAS, David. A General Inductive Approach for Analyzing Qualitative Evaluation Data. American Journal of Evaluation, [s. l.], v. 27, n. 2, p. 237–246, 2006. Disponível em: https://abre.ai/hu7m. Acesso em: 13 out. 2022.

VÉLIZ, Carissa. Privacidade é poder: por que e como você deveira retormar o controle de seus dados. São Paulo: Editora Contracorrente, 2021.

VICARI, Rosa Maria. VICARI, Rosa Maria. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: sumário executivo. Brasília: SENAI, 2018.

ZUBOFF, Shoshana. Big Other: Capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação. In: BRUNO, Fernanda et al. (org.). Tecnopolíticas da vigilância: perspectivas da margem. São Paulo: Boitempo, 2018.

Downloads

Publicado

04/06/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 260
  • pdf downloads: 134

Como Citar

LIMA, M. R. de; SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M. ChatGPT, ChatGPT, me diga como educar meus alunos "com", "para/sobre" e "através de" você: ChatGPT, ChatGPT, tell me how to educate my students ’with,’ ’for/about,’ and ’through’ you. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8133. Acesso em: 22 nov. 2024.