ChatGPT, ChatGPT, me diga como educar meus alunos "com", "para/sobre" e "através de" você

ChatGPT, ChatGPT, tell me how to educate my students 'with,' 'for/about,' and 'through' you

Autores

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, ChatGPT, Educação

Resumo

Este artigo aborda os impactos da integração da inteligência artificial (IA) nos processos educacionais, destacando aspectos instrumentais, criativos e de autoria no ensino/aprendizagem. A pesquisa, centrada no ChatGPT 3.5, investiga como a IA aborda tais perspectivas, adotando uma abordagem exploratória e considerando o ChatGPT como sujeito de pesquisa. A interação com o chatbot foi analisada a partir de uma codificação focada de Conteúdo no software ATLAS.ti. Os resultados revelam que a IA na Educação pode facilitar a tutoria, a elaboração de atividades avaliativas, o suporte ao ensino, sua integração ao currículo e sua mediação em projetos de pesquisa ou mídia. No entanto, os desafios incluem a necessidade de formação docente, limitações de informações sobre IA e mídia-educação, financiamento de sistemas inteligentes para educação e preocupações com privacidade e ética no uso da IA.

Palavras-chave: Inteligência artificial; ChatGPT; Educação.

 

Abstract

This paper problematizes the impacts of integrating artificial intelligence (AI) into educational processes, emphasizing instrumental, creative, and authorial aspects in teaching and learning. The research, centered on ChatGPT 3.5, explores how AI proceeds toward these perspectives, adopting an exploratory approach and considering ChatGPT as the subject of study. The interaction with the chatbot was analyzed using the ATLAS.ti software, employing focused content coding. The results reveal that AI in education can facilitate tutoring, the design of evaluative activities, teaching support, the integration of AI into the curriculum, and its mediation in research or media projects. However, challenges include the need for teacher training, limited information on AI and media education, funding for intelligent systems in education, and concerns about privacy and ethics in AI use.

Keywords: Artificial intelligence; ChatGPT; Education.

             

 

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Biografia do Autor

Marcio Roberto de Lima, Universidade Federal de São João del-Rei

Possui pós-doutorado na área de Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutor em Educação pela UFMG, mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), especializado em Administração de Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduado em Engenharia Elétrica pela UFSJ. É professor Associado da UFSJ em seu Departamento de Ciências da Educação (Deced) e atua na formação de professores para a educação básica. Email: marcinholima@ufsj.edu.br   Orcid:https://orcid.org/0000-0003-3790-1104

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Educação Física (UFES), mestre em Educação (UFJF) licenciado em Educação Física (UFSJ) e em Pedagogia (Cruzeiro do Sul). Professor do Departamento de Ginástica da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Email: galdinolabomidia@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1097-738X

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação pela mesma Universidade (2004). É Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação.

Email: mborgeseliane@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0703-3991

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Publicado

04/06/2024
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Como Citar

LIMA, M. R. de; SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M. ChatGPT, ChatGPT, me diga como educar meus alunos "com", "para/sobre" e "através de" você: ChatGPT, ChatGPT, tell me how to educate my students ’with,’ ’for/about,’ and ’through’ you. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8133. Acesso em: 3 jul. 2024.