Ensinando Biossegurança para Estudantes de Biomedicina a partir de um Jogo Educativo Estilo RPG

Teaching Biosafety to Biomedicine Students through an Educational RPG-Style Game

Autores

Palavras-chave:

Biossegurança, Riscos ocupacionais, Multimídias educacionais.

Resumo

Estudantes e profissionais de saúde correm riscos ocupacionais em seu dia a dia. Considerando o atual perfil dos alunos “nativos digitais”, apresenta-se como ferramenta este protótipo de jogo Role-Playing Game (RPG). O estudo é de desenvolvimento metodológico para validação de um protótipo de jogo sobre a biossegurança aplicada a saúde do trabalhador, o qual teve a participação de 18 estudantes do curso de Biomedicina (UFPA), sendo oriundo de trabalho de conclusão de curso. O jogo foi elaborado a partir de um Game Design Document Educativo, tendo como método de abordagem um questionário semiestruturado, aplicado aos discentes. As respostas objetivas foram analisadas por método não-probabilístico. Já as subjetivas foram avaliadas pelo programa IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2. Esse estudo teve a aprovação do CEP (CAE:25994519.7.0000.0018) e um índice de concordância geral de 84%. Todavia, o jogo precisa permanecer como protótipo, sugerindo-se um novo playtest com professores e um público maior de estudantes.

Palavras-chave: Biossegurança; Riscos ocupacionais; Multimídias educacionais.

 

Abstract

Students and health professionals run occupational risks in their daily lives. Considering the current profile of "digital native" students, this Role-Playing Game (RPG) prototype is presented as a tool. The study is a methodological development for validating a prototype game on biosafety applied to workers' health, which involved the participation of 18 students from the Biomedicine course (UFPA) and was the result of course completion work. The game was developed from an Educational Game Design Document and the students were approached with a semi-structured questionnaire, applied to the students. The objective answers were analyzed using a non-probabilistic method, and the subjective ones were analyzed using the IRAMUTEK v. 0.7 Alpha 2 program. This study was approved by the CEP (CAE:25994519.7.0000.0018) and had an overall agreement rate of 84%. However, it needs to remain a prototype, and a new playtest with teachers and a larger audience of students is suggested.

Keywords: Biosafety; Occupational risks; Educational multimedia.

 

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Biografia do Autor

Luana Joana Barreto Cabral, UFPA

Graduada em Biomedicina (ICB/UFPA), com habilitações em Patologia Clínica (Análises Clínicas) e em Banco de Sangue (HEMOPA). Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Pará (UEPA-HEMOPA). Especialista lato sensu em Imunologia (EaD/ FAMEESP). E-mail: luanajbcabral@gmail.com. ORCID: 0000-0002-1060-9317

Carlos dos Santos Portela, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciência da Computação pelo Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2017), obteve o título de Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2012) e o título de Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2009). Atualmente é professor no Campus Universitário do Tocantins/Cametá da UFPA, ministrando aulas no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (BSI). E-mail: csp@ufpa.br.  ORCID: 0000-0001-6273-1069

 

Karla Tereza da Silva Ribeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduação em Biomedicina (UFPA/1983), mestrado em Ciências de Alimentos (INPA/UFAM, 1989), e doutorado em Ciências Socioambientais, no Programa de Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PDTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA/NAEA), em 2002. É docente Titular do Instituto de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Pará. E-mail: karlarib@ufpa.br ORCID: 0000-0001-6553-5215

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Publicado

10/07/2024
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Como Citar

BARRETO CABRAL, L. J.; DOS SANTOS PORTELA, C.; TEREZA DA SILVA RIBEIRO, K. Ensinando Biossegurança para Estudantes de Biomedicina a partir de um Jogo Educativo Estilo RPG: Teaching Biosafety to Biomedicine Students through an Educational RPG-Style Game. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8127. Acesso em: 13 jul. 2024.